A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O movimento de translação de um planeta é o movimento que o planeta executa na sua órbita em torno do Sol.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O movimento de translação de um planeta é o movimento que o planeta executa na sua órbita em torno do Sol."— Transcrição da apresentação:

1

2 O movimento de translação de um planeta é o movimento que o planeta executa na sua órbita em torno do Sol.

3 O tempo que a Terra demora a dar uma volta completa em torno do Sol é cerca de 365 dias e 6 horas. Este tempo designa-se por período de translação da Terra.

4 O movimento de rotação de um planeta é o movimento que o planeta executa em torno do seu eixo imaginário. O tempo que a Terra demora a dar uma volta completa em torno do seu eixo é cerca de 24 horas. Este tempo designa-se por período de rotação da Terra.

5 iluminado pelo Sol não é sempre o mesmo. Como a Terra gira em torno do seu eixo de rotação, o lado A sucessão dos dias e das noites está associada ao movimento de rotação da Terra. Devido à presença do Sol, a Terra tem sempre um lado iluminado (pelo Sol), onde é dia, e um lado não iluminado, onde é noite.

6 O movimento de rotação da Terra dá-se no sentido direto, isto é, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio (para um observador colocado no Polo Norte). A zona da Terra que vai sendo progressivamente iluminada pelo Sol é a que se encontra a oeste. A zona da Terra que deixa de ser progressivamente iluminada é a que se encontra a este.

7 A hora local depende do local onde te encontras, de acordo com o fuso horário ou zona horária desse local.

8 Para estabelecer o fuso horário de um local, a Terra foi dividida em 24 zonas, um pouco como os gomos de uma tangerina.

9 Planisfério onde estão representados os fusos horários.

10 O movimento aparente do Sol e de outros objetos celestes é consequência do movimento de rotação da Terra. O Sol “nasce” a este, ao início da manhã, e “põe-se” a oeste, ao fim da tarde. Aparentemente, o Sol move-se de este para oeste ao longo do dia. Este movimento é aparente, pois, na verdade, é a Terra que se move, rodando, de oeste para este.

11 O movimento de translação de um planeta é o movimento que o planeta executa na sua órbita em torno do Sol. O movimento de rotação de um planeta é o movimento que o planeta executa em torno do seu eixo imaginário.

12 A sucessão dos dias e das noites está associada ao movimento de rotação da Terra. O movimento aparente do Sol e de outros objetos celestes de este para oeste é consequência do movimento de rotação da Terra.


Carregar ppt "O movimento de translação de um planeta é o movimento que o planeta executa na sua órbita em torno do Sol."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google