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Tratamento Espiritual

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Apresentação em tema: "Tratamento Espiritual"— Transcrição da apresentação:

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2 Tratamento Espiritual
Reuniões Especializadas de Tratamento Espiritual

3 Embora os bons espíritos promovam sua ação benfazeja em diversas épocas e lugares, procurando levar o lenitivo a seus irmãos encarnados, e para isso recolham os recursos naturais do grande laboratório vivo da natureza, é no ambiente espiritual de uma casa espírita, onde os trabalhadores se harmonizam pelos seus pensamentos e pelo estudo das leis da vida, que mais recursos podem empregar em benefício dos irmãos sofredores, nos dois planos da vida.

4 No início do movimento espírita, e mesmo na atualidade, em alguns casos, as reuniões de materialização eram realizadas com o objetivo de pesquisar, enquanto outras eram realizadas visando à cura e às cirurgias mediúnicas.

5 Esse tipo de tratamento, em que entidades abnegadas se submetem ao contato direto com fluidos ectoplásmicos oferecidos pelos médiuns, tende a diminuir, em vista de métodos mais sutis de tratamento espiritual.

6 A propósito, se tais intervenções mediúnicas têm produzido, ao longo do tempo, alguns benefícios a um número razoável de pessoas, é claro que esse tipo de cura não se constituí no objetivo real do espiritismo.

7 Quando falamos aos meus irmãos a respeito de tratamento espiritual ou de cura, entendemos com isso a recuperação moral do indivíduo, seu reequilíbrio espiritual. O grande objetivo dos espíritos superiores é a elevação moral do ser humano.

8 As intervenções por meio de uma atuação mais direta no mundo das formas poderão até ocorrer, mas visando abalar as convicções materialistas dos pretensos sábios, despertando-os para a vida espiritual e para as responsabilidades que advêm dessa realidade.

9 Os trabalhos de materialização que, em certo tempo, ocorriam com alguma freqüência foram lentamente diminuídos, devido também à ação irresponsável e mistificadora de muitos médiuns.

10 Utilizando-se de recursos criados por eles mesmos, e desejosos de serem reconhecidos como médiuns de materialização, conseguiram, com sua conduta, macular a imagem do fenômeno mediúnico, que erroneamente é confundido com a própria essência da Doutrina.

11 Igualmente observamos, de forma lamentável, o despreparo de muitos dirigentes espíritas da atualidade, que vivem criando pretensas reuniões de materialização e cura, sob a orientação de pseudomentores, sem, contudo, haver algo de realmente produtivo em suas realizações.

12 Criou-se um misticismo exagerado a respeito do assunto, por falta do método científico de pesquisa.

13 Basta alguém ou algum espírito falar da necessidade de utilizar ectoplasma para determinado trabalho e logo tem início um triste espetáculo teatral, representado por dirigentes e médiuns mal-informados, no constante abrir de boca e na salivação exagerada e forçada, como se tentando convencer alguém de que estão exsudando o ectoplasma do qual os espíritos se utilizarão para o suposto trabalho.

14 Felizmente, o ridículo a que se expõem alguns desses irmãos fica restrito aos limites físicos das casas espíritas onde, em muitos casos, o misticismo substituiu, há muito, as pesquisas científicas sérias e bem orientadas e onde a imaginação e o orgulho, a hipocrisia e a mistificação de pseudoguias substituíram a presença dos verdadeiros mentores e orientadores espirituais, bem como o estudo sério e aprofundado das obras do insigne codificador, Allan Kardec.

15 Quando companheiros necessitados aportam em algumas casas espíritas, muitas vezes precisando de um ombro amigo, de consolo ou de orientação psicológica ou espiritual, são imediatamente conduzidos a tratamentos de desobsessão ou reuniões de cura — quando não são tratados como portadores de mediunidade —, iniciando aí uma longa caminhada espiritual cheia de equívocos, devido ao despreparo, à falta de estudos e à irresponsabilidade de dirigentes e médiuns que se julgam donos da verdade.

16 É necessário kardequisar os arraiais espiritistas, adotando métodos científicos de estudo, observação e pesquisa, abdicando dos achismos e voltando ao uso seguro da razão e do bom senso.

17 As reuniões que muitas vezes visitamos se encontram cheias de elementos humanos que distorceram os princípios espirituais da Revelação espírita.

18 Quantas vezes presenciamos informações desencontradas, mostrando o completo e lamentável desconhecimento das leis dos fluidos, de causa e efeito e dos demais princípios fundamentais da nossa Doutrina, necessitando-se urgentemente retornar ao estudo dos livros básicos da Codificação.

19 Embora as dificuldades que nós, os desencarnados, encontramos, como resultado do despreparo de muitos irmãos, mesmo assim utilizamos os elementos de que dispomos, conforme a urgência do caso o exija, mas esperamos igualmente que os pretensos seguidores da Doutrina consoladora possam iluminar suas consciências com o estudo sério e o preparo moral que os habilitem a trabalhar como auxiliares conscientes e mais eficazes dos espíritos do Senhor.

20 Nas reuniões sérias, realizadas com objetivos elevados e sem mistificação, utilizamos de recursos ectoplásmicos, doados pelos médiuns para as intervenções cirúrgicas realizadas no duplo etérico ou no corpo físico, quando necessárias e quando o passado espiritual dos nossos irmãos assim o permitir, sempre obedecendo à lei cármica.

21 Tais intervenções têm por objetivo proporcionar oportunidade a nossos irmãos, que assim forem beneficiados, de se refazerem moralmente, iluminando-se pelo conhecimento espiritual.

22 Segundo o conceito espiritual, toda criatura que guarde em sua intimidade algum desequilíbrio é por isso mesmo um enfermo da alma.

23 Desse modo, pode-se considerar que todos somos necessitados da terapêutica evangélica para nos reequilibrarmos intimamente.

24 Os tratamentos em nível espiritual que não visem ao restabelecimento íntimo, moral ou espiritual do ser humano colocam-se em posição contrária aos objetivos dos espíritos superiores, dos imortais que orientam os destinos de todos nós.

25 Tentar a promoção de médiuns, dirigentes ou agrupamentos espíritas sob o patrocínio de curas, receituários e cirurgias espirituais foge completamente ao objetivo da doutrina espírita.

26 Embora soe estranho aos ouvidos de meus irmãos, a reunião de tratamento espiritual que mais aconselhamos para qualquer enfermo é a reunião de estudos do Evangelho, ou aquela em que o Evangelho é a temática principal e a Doutrina é estudada com seriedade; na qual o misticismo é abolido e impera o espírito sério, coerente e racional.

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28 Livro: Medicina da Alma
Médium Robson Pinheiro Espírito Joseph Gleber Livro: Medicina da Alma


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