A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Igreja? Jörg Garbers, Ms. de Teologia. Igreja uma palavra ambivalente O prédio A instituição As igrejas / denominações O corpo de Cristo A igreja.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Igreja? Jörg Garbers, Ms. de Teologia. Igreja uma palavra ambivalente O prédio A instituição As igrejas / denominações O corpo de Cristo A igreja."— Transcrição da apresentação:

1 O que é Igreja? Jörg Garbers, Ms. de Teologia

2 Igreja uma palavra ambivalente O prédio A instituição As igrejas / denominações O corpo de Cristo A igreja invisível

3 A igreja no NT Eclésia no grego profano: – Assembleia – Os chamados – Temporariamente Eclésia no judaísmo – Uso profano – A pergunta pelo verdadeiro Israel – O povo de Deus no final dos tempos No Novo Testamento – Somente duas vezes antes de At (Mt 16.18; 18.17) – Frequentemente em At nas cartas de Paulo e no Ap.

4 A igreja no NT Ao que tudo indica um „terminus tecnicus” Eclésia e Eclésias Uma realidade histórica (At) Uma realidade escatológica – Já agora e ainda não – A igreja proclama o Cristo vindo em breve – Igreja é o povo de Deus – Corpo de Cristo (Ef 3.10,21; 1 Tm 3.15) – O Espírito Santo é a primícia

5 A igreja no NT A unidade da Eclésia Os cristãos formam a igreja eles, não estão na igreja Um Messias sem povo não é pensável. A institucionalização – O corpo / a igreja como grandeza própria frente ao cristão – Os sacramentos – Os ministérios Se Jesus fundou a igreja ou não é secundário Os discípulos se alegraram da experiência Eclésia

6 A igreja na dogmática Igreja visível e invisível A igreja – encarnação de Deus? A igreja é objeto de fé A igreja „católica“ e „santa”

7 A igreja na dogmática A igreja tem a sua origem na palavra do Deus triuno – Igreja esperada – Igreja missionária – Igreja glorificada O conteúdo do evangelho: reconciliação – Batismo – Pregação – Santa Ceia A igreja como instituição da salvação!? A igreja apostólica é igreja com ministérios. Relação entre igreja e reino de Deus... Definição luterana: A igreja está presente onde a palavra e os sacramentos são distribuídos de forma certa. A igreja não é uma instituição e a instituição não é a igreja! A igreja acontece independente das suas formas culturais.

8 A igreja na pratica A história é campo de aprendizagem A igreja é objeto da pregação A igreja está presente onde dois ou três estão reunidos em nome de Jesus Cristo. A comunhão do pecadores A comunhão poimênica O sinal do amor

9 A igreja, as igrejas e minha pessoa A existência das muitas denominações O problema da posição e da verdade absoluta O ecumenismo A minha comunidade local O problema da Bíblia – Biblicismo – Teologia crítica – Tradução da Bíblia – A dependência história dos textos bíblicos O problema das finanças O problema do “IDE”

10 O que é Igreja?


Carregar ppt "O que é Igreja? Jörg Garbers, Ms. de Teologia. Igreja uma palavra ambivalente O prédio A instituição As igrejas / denominações O corpo de Cristo A igreja."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google