A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hormônios Vegetais (Fitormônios). HORMÔNIOS VEGETAIS Os fitormônios, como também são chamados os hormônios vegetais, são substâncias orgânicas atuantes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hormônios Vegetais (Fitormônios). HORMÔNIOS VEGETAIS Os fitormônios, como também são chamados os hormônios vegetais, são substâncias orgânicas atuantes."— Transcrição da apresentação:

1 Hormônios Vegetais (Fitormônios)

2 HORMÔNIOS VEGETAIS Os fitormônios, como também são chamados os hormônios vegetais, são substâncias orgânicas atuantes nos diferentes órgãos das plantas: raiz, caule, folhas, flores e frutos, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do vegetal.

3 HORMÔNIOS VEGETAIS • Entre as categorias de hormônios vegetais relacionados à divisão celular, crescimento e diferenciação, destacam-se : • Auxinas • Giberelinas • Etileno • Ácido Abscísico • Citocininas

4  Primeiro hormônio vegetal estudado. OBS: Agem no crescimento da planta. Origem: A partir do aminoácido triptofano. Transporte: polar, unidirecional por difusão de célula a célula. AUXINAS ( ÁCIDO INDOLACÉTICO – AIA)

5 AUXINAS • Tipos de auxina

6 Auxinas ( ácido indolacético – AIA) • As auxinas são os hormônios vegetais mais importantes presentes na planta, sendo responsáveis pelo crescimento do vegetal. Produzidas no ápice da planta, as auxinas são distribuídas do ápice para o todo o resto do corpo do vegetal. As auxinas são produzidas nos embriões, nas gemas e nas folhas jovens a partir do triptofano, sendo que a auxina mais comum é o AIA ( ácido indolacético).

7 Ação do AIA nos vegetais • Esses hormônios atuam sobre a parede celular do vegetal, provocando sua distensão e, consequentemente, o seu crescimento. Contudo, os efeitos das auxinas são bastante variados, dependendo de fatores como local de atuação e concentração, podendo assim ter efeitos antagônicos. • As auxinas também promovem o crescimento de raízes e caules, através do alongamento das células recém- formadas nos meristemas, porém a sensibilidade das células à auxina varia de um órgão da planta para outro.

8  Depende da concentração aumento de AIA estimula cresc. queda de AIA inibe cresc.  Depende da concentração [ ] de AIA estimula crecs. [ ] de AIA inibe cresc. Raiz: Caule: Ação do AIA nos vegetais Divisão celular:  Estimula a multiplicação e facilita a distensão celular.

9

10 Alongamento da Parede Celular • O alongamento da parede celular é a resposta inicial dos tecidos vegetais às auxinas. • A resposta em alongamento da parede celular esta relacionada com a acidificação. A auxina estimula uma bomba de prótons que promove a secreção de íons hidrogênio em um compartimento da parede celular causando acidificação. A acidificação promove a ativação de enzimas preexistentes causadoras do afrouxamento da parede celular.

11 Alongamento da Parede Celular

12


Carregar ppt "Hormônios Vegetais (Fitormônios). HORMÔNIOS VEGETAIS Os fitormônios, como também são chamados os hormônios vegetais, são substâncias orgânicas atuantes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google