A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FISIOLOGIA VEGETAL Hormônios vegetais; Controle dos movimentos; Fitocromos e desenvolvimento.

Cópias: 1
FISIOLOGIA VEGETAL Hormônios vegetais; Controle dos movimentos; Fitocromos e desenvolvimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FISIOLOGIA VEGETAL Hormônios vegetais; Controle dos movimentos; Fitocromos e desenvolvimento."— Transcrição da apresentação:

1 FISIOLOGIA VEGETAL Hormônios vegetais; Controle dos movimentos; Fitocromos e desenvolvimento.

2 1. Hormônios Vegetais – responsáveis pelo controle da divisão celular, do crescimento celular e da diferenciação das células Auxina: Alongamento celular; fototropismo, geotropismo, na dominância apical no desenvolvimento de frutos. Produzido nos meristemas do caule, primórdios foliares, folhas jovens, frutos e sementes. Transportado pelo floema.

3 Experimentos / Evidências da produção de Auxinas

4 Efeitos da Auxina sobre o crescimento de raízes e caule

5 Auxinas x Dominância Apical

6 1.2. Giberelina: Germinação de sementes e desenvolvimento de brotos; estimula alongamento do caule e das folhas, a floração e o desenvolvimento de frutos. Produzido nos meristemas, frutos e sementes. Provavelmente transportado pelo xilema.

7 Efeitos das Giberelinas Crescimento de plantas anãs Frutos sem sementes

8 1.3. Citocinina Estimula as divisões celulares e o desenvolvimento das gemas; diferenciação dos tecidos e retarda o envelhecimento dos órgãos. Sugere-se que seja produzido na extremidade das raízes. Transporte desconhecido, acredita-se que seja através do xilema.

9 Efeitos das Citocininas Auxina0,2 mg/l 0,03 mg/l Citocinina0,2 mg/l-1 mg/l

10 1.4. Ácido Abscísico Inibe o crescimento; promove a dormência de gemas e de sementes; induz o envelhecimento de folhas, flores e frutos; induz o fechamento dos estômatos. Produzido nas folhas, coifa e caule. Transportado provavelmente pelo xilema e floema.

11 1.5. Etileno Promove o amadurecimento dos frutos; e abscisão das folhas. Sintetizado em diversas partes da planta. Transportado por difusão através dos espaços intercelulares.

12 Efeitos do Etileno

13 2. Controle dos movimentos nas plantas Tropismo – é crescimento de uma planta em resposta a um estímulo externo Fototropismo positivo

14 2.2. Gravitropismo

15 2.2. Tigmotropismo Gavinhas Caule volúvel

16 2.2. Nastismos

17 3. Fitocromos e desenvolvimento

18 Luz e estiolamento Na ausência de luz e sem o fitocromo Pfr, as plantas tem o caule alongado, folhas pequenas e cor amarelada.

19 24 horas Tratamentos de luz Resposta – florescimento ou não PDC PDL Florescimento Vegetativo Vegetativo Florescimento

20 4. Luz e floração

21 P r P fr Dia Noite Na condição de dias longos, a forma P 730 se acumula por longo tempo, o que induz plantas de dias longos ao florescimento e suprime o florescimento de plantas de dias curtos. Ao contrário, na condição de dias curtos, a forma P 660 se acumula por um longo tempo, induzindo plantas de dias curtos a florescer e inibindo o florescimento de plantas de dias longos.


Carregar ppt "FISIOLOGIA VEGETAL Hormônios vegetais; Controle dos movimentos; Fitocromos e desenvolvimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google