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O que você deve saber sobre

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Apresentação em tema: "O que você deve saber sobre"— Transcrição da apresentação:

1 O que você deve saber sobre
Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova O que você deve saber sobre FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS A capacidade de responder a mudanças ambientais e a adaptação a diferentes situações são exemplos de processos fisiológicos vegetais.

2 I. Nutrição mineral vegetal
Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova I. Nutrição mineral vegetal TRAJETO DA ÁGUA E DOS SAIS PELO APOPLASTO E PELO SIMPLASTO Macronutrientes: necessários às plantas em grandes quantidades (ex.: H, C, O, N, S, P, Ca, K e Mg). Micronutrientes: requeridos em quantidades relativamente pequenas (ex.: Cl, Fe, Na, Cu e Ni). A água e os sais minerais são absorvidos do solo pelas raízes. A linha rosa indica o deslocamento pelo apoplasto; a azul, o deslocamento pelo simplasto. Representação sem escala FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS

3 III. Condução da seiva bruta
Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova III. Condução da seiva bruta Seiva bruta (inorgânica): é formada essencialmente por água e sais minerais, sendo absorvida pelas raízes e transportada até as folhas pelos vasos xilemáticos (lenhosos). Teoria da coesão-tensão (Teoria de Dixon): “sucção” exercida pelas folhas quando elas perdem água pela transpiração e a coesão das moléculas de água no interior do xilema, que possibilitam a ascensão da seiva bruta. FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS

4 II. Transpiração vegetal
Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova II. Transpiração vegetal A abertura dos estômatos é estimulada por: ● alta intensidade luminosa; ● baixa concentração de gás carbônico; ● grande suprimento de água. TRANSPIRAÇÃO VEGETAL FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS

5 EFEITO DA LUMINOSIDADE SOBRE A FOTOSSÍNTESE E A RESPIRAÇÃO VEGETAL
Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova IV. Nutrição orgânica vegetal EFEITO DA LUMINOSIDADE SOBRE A FOTOSSÍNTESE E A RESPIRAÇÃO VEGETAL FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS

6 V. Condução da seiva elaborada
Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova V. Condução da seiva elaborada Seiva elaborada (orgânica): é rica em matéria orgânica, como glicose e sacarose, e é transportada pelo floema. Teoria do fluxo de massa (hipótese de Münch): propõe que o deslocamento da seiva elaborada se dá por diferença de concentração osmótica: a alta concentração de matéria orgânica nas células foliares (região produtora) cria um fluxo de água para dentro dos vasos do floema, arrastando a solução para as regiões de consumo, nas quais a matéria orgânica é retirada ativamente dos vasos floemáticos. FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS

7 Fisiologia das Angiospermas
Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova Fisiologia das Angiospermas Clique na imagem para ver a animação. Professor: use a animação para mostrar aos alunos a fisiologia das angiospermas. FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS

8 VI. Hormônios vegetais Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova
FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS

9 VI. Hormônios vegetais Fototropismo:
Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova VI. Hormônios vegetais Fototropismo: crescimento das plantas em resposta à luz; caules: fototropismo positivo; raízes: fototropismo negativo; iluminação unilateral: maior concentração desse hormônio no lado não iluminado, gerando diferença no crescimento de raízes e caules. Dominância apical: efeito inibitório das auxinas produzidas nas gemas apicais sobre as gemas laterais; técnica de poda: reverte o efeito dessa dominância, permitindo o desenvolvimento das gemas laterais; a diminuição da produção de auxina nas folhas velhas permite a abscisão foliar; a aplicação artificial de auxina pode gerar frutos partenocárpicos. FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS

10 VII. Fitocromos, desenvolvimento e floração vegetal
Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova VII. Fitocromos, desenvolvimento e floração vegetal Fitocromos: proteínas que controlam as respostas das plantas ao estímulo luminoso. Fotoblastismos: positivo: as sementes germinam quando estimuladas pela luz; negativo: as sementes não necessitam do estímulo luminoso para germinar. Estiolamento: crescimento rápido de plântulas recém-germinadas na ausência de luz, quando ainda estão sob o solo. Fotoperiodismo: relação de horas de luminosidade e de escuridão necessárias à floração. FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS

11 VII. Fitocromos, desenvolvimento e floração vegetal
Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova VII. Fitocromos, desenvolvimento e floração vegetal INFLUÊNCIA DA LUZ NA FLORAÇÃO DAS PLANTAS Plantas de dia curto (noite longa), como o crisântemo (em A), florescem se o período de escuridão for superior a determinado valor-limite. Basta um lampejo de luz durante o período de escuridão para inibir a floração. Plantas de dia longo (noite curta), como a íris (em B), florescem se a duração do período de escuridão for inferior ao valor-limite; um único lampejo de luz durante o período de escuro induz a floração da planta. (Representação sem escala) FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS

12 Estão corretas as afirmativas: a) I, II e III, apenas.
Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova 4 (UFMT) Uma dona de casa descobriu que, eliminando a gema apical de certas plantas, estas apresentavam uma ramificação lateral mais abundante. Sobre esse procedimento, analise as afirmativas. I. Elimina o meristema apical, onde ocorre a síntese da auxina. II. Promove a dominância apical causada pela auxina. III. Promove as atividades das gemas laterais. IV. Elimina a síntese do etileno. Estão corretas as afirmativas: a) I, II e III, apenas. b) II e IV, apenas. c) I e III, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: C FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS – NO VESTIBULAR

13 Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova 8 (Vunesp) Considerando o movimento de substâncias nas plantas, foi construída a tabela: Assinale a alternativa que apresenta os termos que poderiam substituir os números I, II e III da tabela. a) I: Por difusão pelos estômatos, principalmente. II: Por difusão ou por transporte ativo pelas raízes. III: Por difusão pelos espaços intercelulares e pelas células. b) I: Por transporte ativo pelos estômatos, principalmente. II: Por osmose pelas raízes. III: Dissolvidos na seiva bruta. c) I: Por fluxo de massa através das lenticelas. II: Por difusão pelas lenticelas. III: Dissolvidos na seiva elaborada. d) I: Por transporte ativo pelas lenticelas. II: Por difusão e transporte ativo pelas raízes. III: Por difusão entre as células do parênquima. e) I: Por difusão pelos estômatos, principalmente. II: Por osmose pelas raízes. III: Dissolvidos na seiva bruta. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: A FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS – NO VESTIBULAR

14 Pode-se dizer que as plantas de dia curto floresceram:
Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova 16 (UFSCar-SP) Fotoperiodismo é a influência exercida pelo período de luz incidente sobre certos fenômenos fisiológicos, como a floração. Plantas de dia longo e plantas de dia curto foram submetidas a três diferentes regimes de luz, como representado no esquema. Pode-se dizer que as plantas de dia curto floresceram: a) no regime A e as de dia longo, no regime C, apenas. b) no regime B e as de dia longo, nos regimes A e C, apenas. c) nos regimes B e C e as de dia longo, no regime A, apenas. d) nos regimes B e C e as de dia longo, no regime B, apenas. e) no regime C e as de dia longo, no regime C, apenas. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: B FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS – NO VESTIBULAR

15 RESPOSTA: A planta jovem, porque nela a taxa de fotossíntese
Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova 20 (Unifesp) Considere duas árvores da mesma espécie: uma jovem, que ainda não atingiu seu tamanho máximo, e uma árvore adulta, que já atingiu o tamanho máximo. Ambas ocupam o mesmo ambiente e possuem a mesma quantidade de estômatos por unidade de área foliar. a) Por unidade de massa, quem absorve CO2 mais rapidamente? Justifique. b) Considerando apenas o transporte de água no corpo da planta, qual das duas árvores deve manter os estômatos abertos por mais tempo? Justifique. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: A planta jovem, porque nela a taxa de fotossíntese deve ser intensificada para promover o acúmulo de nutrientes necessários ao crescimento. RESPOSTA: A planta adulta, pois apresenta mais folhas e maior taxa de transpiração. Além disso, a água deve ser conduzida a maiores alturas e o volume transportado deve ser maior, o que também depende de maiores taxas transpiratórias e, portanto, de maior tempo de abertura estomática. FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS – NO VESTIBULAR


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