A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Funções dos Macro e Micro Nutrientes Rodrigo Keffer

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Funções dos Macro e Micro Nutrientes Rodrigo Keffer"— Transcrição da apresentação:

1 Funções dos Macro e Micro Nutrientes Rodrigo Keffer

2 MACRONUTRIENTES

3 POTASSIO Ativa reações enzimáticas e funções fisiológicas das plantas. Aumenta a resistência às pragas, doenças, frio e ajuda na economia de água, melhorando a qualidade dos frutos. A mistura do Sulfato de Potássio tem efeito favorável para a nutrição e fortalecimento da planta contra ataque de patógenos causadores de doenças, principalmente na fase de pós- colheita dos frutos.

4 ENXOFRE Essencial para a atividade de proteínas Promove o aproveitamento do nitrogênio: cada 9 partes de nitrogênio exige 1 parte de enxofre. Estimula a formação de sementes e favorece o crescimento vigoroso das plantas.

5 MAGNÉSIO Componente da molécula de clorofila. Auxilia na absorção e translocação de fósforo na planta e ativa reações enzimáticas. Sua ausência provoca um decréscimo na absorção, principalmente em plantas com frutos no inicio da maturação. As deficiências geralmente se acentuam quando diminuem as chuvas.

6 CALCIO Elemento importante da parede celular, sendo fixado na planta dessa forma. Fortalece e dá resistência aos tecidos. Fundamental para a divisão foliar, ativação dos processos enzimáticos e atua como Ca 2+ nas membranas celulares. Sua falta pode provocar doenças fisiológicas como a podridão apical no tomate, bitter pit em maçãs, etc...

7 NITROGENIO Ajuda o vegetal a fazer melhor a fotossíntese. Sem nitrogênio a clorofila não se forma.. Responsável pelo viço da planta, tamanho das folhas, intensidade do florescimento e formação das sementes.

8 FOSFORO Indispensável para a fotossíntese Participa da fabricação de proteínas. Faz crescer as raízes. Sem ele o crescimento dos vegetais fica interrompido.

9 MICRONUTRIENTES

10 BORO Responsável pelo transporte de açucares, formação das paredes celulares, germinação do pólen e formação da semente. Fundamental no processo de florescimento, pegamento das flores e efetiva maturação. Durante estas fases iniciais, pode ser aplicado numa calda neutra ou levemente alcalina. A calda Viçosa ou mesmo a Bordalesa podem ser preparadas com pequenas doses do Acido Bórico, melhorando o efeito protetor da solução cuprica.

11 MANGANÊS Essencial nos processos de respiração, fotossíntese, formação de proteínas, síntese de hormônios, germinação e maturação. Melhora o aproveitamento de cálcio, magnésio e fósforo. Pode aumentar a resitencia da planta às doenças, devido ao aumento no nível de ligninas e compostos fenólicos.

12 COBRE Importante nos mecanismos de defesa da planta às doenças, principalmente com relação a sua participação na síntese de lignina que fortalece e promove a formação da parede celular. Ativador do metabolismo, retardando, por exemplo, a queda de folhas. Essencial nos processos de fotossíntese, respiração, metabolismo do nitrogênio e síntese de proteínas.

13 ZINCO Essencial para a síntese de hormônios reguladores do crescimento. Muitas das reações enzimáticas e metabólicas dependem da sua presença. Indispensável para boas produções (é um dos elementos que apresentam maior deficiência nas plantas.)


Carregar ppt "Funções dos Macro e Micro Nutrientes Rodrigo Keffer"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google