A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO CONSTRUINDO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO CONSTRUINDO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO CONSTRUINDO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO

2 OFICINA II TEMA: RECURSOS DIDÁTICOS NÃO CONVENCIONAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA Prof. Dr. Antonio Cardoso Façanha Estagiária: Luzia Ferreira Cavalcante Profª. Msc. Bartira Araújo da Silva Viana Estagiária: Kaíse Canuto da Silva Prof. Dr. Carlos Sait Pereira de Andrade Estagiário: Humberto Augusto Lima Rocha Profª Msc. Mugiany Oliveira Brito Portela Estagiária: Liriane Gonçalves Barbosa Estagiário: Maurício A. Ferreira Amorim

3 O CINEMA NO ENSINO DE GEOGRAFIA Prof. Ms. Bartira Araújo da Silva Viana Estagiária: Kaíse Canuto da Silva

4 1. A História do Cinema  Franceses Pioneiros no cinema industrial e artístico  ª exibição em Paris - cinematógrafo  EUA grande pólo de produção cinematográfica produtores de grandes estúdios de cinema  Outros Pólos de cinema Alemanha, União Soviética e Itália  Hegemonia do Cinema Americano Pós - Segunda Guerra Mundial

5 2. O Cinema no Brasil  Um ano após a 1ª exibição na França Os primeiros aparelhos de projeção e as primeiras filmagens chegam ao Brasil  1907 Advento da energia elétrica industrial nas cidades Desenvolvimento do comércio cinematográfico  Em 1920 e 1930 Cinema educativo no Brasil Cinema Novo =primeira escola cinematográfica do Terceiro Mundo

6 3. Cinema - Conceitos  “É uma forma particular de arte que emergiu do extraordinário desenvolvimento técnico- científico iniciado pela Revolução Industrial e, sobretudo, uma nova forma de sensibilidade humana aberta com a modernidade” (BARBOSA, 2000).  “É uma escola de costumes, um instrumento de educação, uma nova técnica a serviço da informação, da ciência e até da política” (SÁ, 1967 ).

7 4. Características gerais do cinema  Caracteriza-se pelo registro, projeção e ampliação de um conjunto de sons e imagens em movimento  Função mercadológica  A produção cinematográfica é influenciada pelo momento histórico e social  Importante veículo de comunicação em massa

8 5. O uso do cinema na escola  Transformações tecnológicas ocorridas no final do século XX e início do século XXI  Invasão das imagens no processo de aprendizagem  1920 No Brasil O movimento educacional elegeu o cinema educativo

9 6. Vantagens do cinema para a aprendizagem É um objeto de conhecimento É uma forma de ilustração e introdução de novos conhecimentos Pode ser usado em todas as disciplinas e áreas do conhecimento Possibilita análise e debates CINEMA

10 7. O uso didático-pedagógico do cinema O cinema na sala de aula – abordagens O uso pelo conteúdo O uso pela linguagem O uso pela técnica do cinema

11 7. O uso didático-pedagógico do cinema O filme como complemento de aula O filme como introdução à aula Formação de pequenos grupos de discussão sobre a relação entre os aspectos abordados no filme e o conteúdo trabalhado Para introduzir um conteúdo e despertar a curiosidade para novos temas. É possível repetir trechos que o professor julgue mais importante

12 8. Cuidados necessários de uso do cinema em sala Articulação com o conteúdo curricular, as habilidades e conceitos Adequação ao repertório e aos valores socioculturais dos alunos Adequação à faixa etária Planejamento e organização técnica

13 9. Usos inadequados dos filmes em sala de aula Vídeo-enrolação Vídeo-deslumbramentoVídeo-perfeição

14 10. O uso do cinema na sala de aula de Geografia “ O estudo e a utilização do cinema pela ciência geográfica, além de se estabelecer e ampliar um diálogo entre o discurso científico racionalizado e o artístico, promove também um valorizar mútuo e contínuo de conceitos, dos saberes e disciplinas envolvidas nesse diálogo” (FERRAZ; NEVES, 2010).

15  Preparação necessária  Planejamento da atividade Emprego do filme Seleção de filmes Informações básicas sobre elementos informativos do filme Cultura cinematográfica da sala 10. O uso do cinema na sala de aula de Geografia

16  Formas de Exibição  Exibição/assistência em sala de aula Apresentação na íntegra do filme Seleção de cenas e imagens do filme Apresentação de vários filmes com mesma temática  Exibição/assistência em casa Formação de grupos  Análise do filme Elaboração de um roteiro de análise 1- Informativa 2- Interpretativa 10. O uso do cinema na sala de aula de Geografia

17 1ª) Era do gelo 2 (2006)  Recomendações A animação pode ser utilizado no Ensino Fundamental (6º ano)  Temática Ambiental Derretimento das geleiras e as possíveis conseqüências para o planeta Aquecimento Global Tempo e Clima 11. Sugestões de filmes para as aulas de geografia Conteúdos Conceituais e Atitudinais

18 1º) Habilidades para preparar aquisição de dados Levantar percepções e conhecimentos prévios  Quem já assistiu o filme Era do Gelo 2?  De que trata o filme? Fazer uma breve introdução sobre o conteúdo a ser trabalhado mostrando a relação com o filme  6º ano:Unidade 2: Planeta Terra – tempo e clima Atividade com Filme - Era do gelo 2

19 1º) Habilidades para preparar aquisição de dados  O professor pode disponibilizar a ficha técnica do filme Lançamento: 2006 (EUA) Direção: Carlos Saldanha Atores:Ray Romano, Diogo Vilela, Denis Leary, Márcio Garcia. Duração: 91 min. Gênero: Animação

20 Atividade com Filme - Era do gelo 2 1º) Habilidades para preparar aquisição de dados Formular questionamentos de interesse do aluno para obter respostas  O que é tempo? E Clima?  Quais as condições climáticas atuais da Terra?  O que é aquecimento global?  Quem já ouviu falar de derretimento das geleiras dos pólos Norte e Sul da Terra?  Quais as consequências do derretimento das geleiras para os habitantes da Terra?  A sociedade atual tem contribuído para esse aquecimento? Como? Por que?

21 Atividade com Filme - Era do gelo 2 2º) Procedimentos Entrega e leitura do roteiro de análise O filme trata de qual problema presente na sociedade atual? Em que período (tempo) a história se passa? Em que lugar (espaço) a história se passa? Quais as consequências do problema retratado no filme para os habitantes da Terra? Qual a importância do trabalho em equipe (sociedade) para redução dos problemas ambientais atuais?

22 2º) Procedimentos Exposição do filme Leitura de um texto de apoio Formação de grupos de discussão Organização de uma síntese da discussão grupal com base no roteiro de análise 10. O uso do cinema na sala de aula de Geografia

23

24 Texto de apoio Disponível em:http://www.climatempo.com.br/satelite. (Discutindo a Geografia, Ano 3, n. 14, p. 37)

25 2ª) Tempos Modernos (1936)  Recomendações Pode ser utilizado no Ensino Fundamental (8º ano) e E.Médio (1ª e 3ª série)  Temáticas Condições de vida na sociedade industrial Desigualdades existentes entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas 11. Sugestões de filmes para as aulas de geografia Conteúdos Conceituais e Atitudinais

26 1º) Habilidades para preparar aquisição de dados Levantar percepções e conhecimentos prévios  Quem já assistiu o filme Tempos Modernos?  De que trata o filme? Fazer uma breve introdução sobre o conteúdo a ser trabalhado mostrando a relação com o filme  1ª série (E. Médio): A Revolução Industrial Atividade com Filme – Tempos Modernos

27 1º) Habilidades para preparar aquisição de dados  O professor pode disponibilizar a ficha técnica do filme Lançamento: EUA (1936) Direção: Charles Chaplin Elenco: Charles Chaplin e Paulette Goddard. Tempo: 87 min. Preto e branco

28 Atividade com Filme – Tempos Modernos 1º) Habilidades para preparar aquisição de dados Formular questionamentos de interesse do aluno para obter respostas  O que foi a Revolução Industrial?  Quais as características da 1ª, 2ª e 3ª Revolução Industrial?  Quais as causas e consequências da crise de 1929 para a economia norte-americana e mundial?  Quais são as características dos Sistemas Taylorista e Fordista de produção?

29 Atividade com Filme – Tempos Modernos 2º) Procedimentos Entrega e leitura do roteiro de análise Qual modelo de industrialização foi apresentado no filme? Em que período (tempo) a história se passa? Em que lugar (espaço) a história se passa? Qual contexto econômico mundial é retratado no filme? Quais problemas sociais são representados? As relações de trabalho expressas no filme ainda estão presentes no modelo industrial atual?

30 2º) Procedimentos Exposição do filme Leitura de um texto de apoio Formação de grupos de discussão Organização de uma síntese da discussão grupal com base no roteiro de análise 10. O uso do cinema na sala de aula de Geografia

31

32 Texto de apoio (Discutindo a Geografia, Ano 3, n. 15, p. 53)

33 3ª) Filme Entre Dois Mundos (2007) Dirigido por Vic Sarin Se passa no contexto de independência da Índia e na construção de dois países: a Índia que agora não é mais colônia e o Paquistão, formada pela minoria muçulmana que vivia na Índia  Temáticas Migração Intolerância religiosa Fronteira, povos, cultura Formação de países Conteúdos Conceituais e Atitudinais 11. Sugestões de filmes para as aulas de geografia

34 4ª) Filme Era uma vez ( 2008)  Recomendações Pode ser trabalhado nas últimas séries do Ensino Fundamental e no E. Médio  Temáticas Violência urbana Contrastes existentes nas paisagens das cidades Preconceito  Cuidados Nudez Presença de palavrões. Conteúdos Conceituais e Atitudinais

35 5ª) Filme Uma verdade inconveniente (2006)  Recomendações Pode ser trabalhado no Ensino Fundamental (6º ano ) e no Ensino Médio (1ª e 3ª série)  Temática Mudanças climáticas - Aquecimento global 11. Sugestões de filmes para as aulas de geografia Conteúdos Conceituais e Atitudinais

36 11. Sugestões de filmes para as aulas de geografia O dia depois de amanhã (2004) - aquecimento global e outras modificações ambientais e suas conseqüências para a Terra Gandhi (1982) - a vida de Gandhi e a colonização inglesa na Índia, até a independência da mesma Entre dois amores (1985) - colonização inglesa na África Um grito de liberdade (1987) - política do apartheid na África do Sul Conteúdos Conceituais e Atitudinais

37 11.Sugestões de filmes para as aulas de geografia Pão e rosas - imigração/trabalho Vidas secas(1963) - uma família de retirantes nordestinos que foge da Seca Fahrenheit 11 de setembro (2004) - Documentário sobre como os EUA se tornaram alvo de ataques terroristas a partir dos atentados de 11 de setembro de 2001 Montanhas da lua - colonização e descobrimentos Conteúdos Conceituais e Atitudinais

38 12. DOCUMENTÁRIO É um gênero de cinema cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade. Apesar do documentário ser o gênero de cinema que mais se aproxima do jornalismo eletrônico, ele não deixa de ser subjetivo e poético, carregando a marca do autor.

39 Documentário ( Discutindo a Geografia, Ano 1, n. 3, p )

40 13. COMO PRODUZIR UM DOCUMENTÁRIO NA ESCOLA ETAPAS 1ªDefinir as funções de cada aluno: Diretor, redator, repórter/narrador, diretor de arte e diretor de imagem e operador de câmera. 2ªCriar uma sinopse do documentário. 3ªEscrever o roteiro do documentário. 4ªFazer o roteiro da seqüência de planos que formam o filme. 5ªProceder a gravação 6ªPreparar uma edição É o responsável pela equipe. Redige o texto para o apresentador e o repórter Faz entrevistas e narra o texto Responsável pela criação visual e musical Responsável pela gravação Sinopse é a história contada em poucas frases. Roteiro é o texto técnico detalhado e descritivo

41 14. Referências BARBOSA, Jorge L. A arte de representar como reconhecimento do mundo: o espaço geográfico, o cinema e o imaginário social. Geographia. Ano II, n. 3, BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense,2006.(Coleção primeiros passos;9). CORREA, Roberto L.; ROSENDAHL, Zeny. Cinema, música e espaço. Rio de janeiro: Ed. da UERJ, NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, SÁ, Irene Tavares. Cinema e Educação. Rio de Janeiro: Ed.Agir, 1967.

42 OBRIGADA! BOA TARDE


Carregar ppt "PROJETO CONSTRUINDO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google