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MERCADO – MT ARRANJO INSTITUCIONAL

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Apresentação em tema: "MERCADO – MT ARRANJO INSTITUCIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 MERCADO – MT ARRANJO INSTITUCIONAL
VIABILIDADE ECONÔMICA FRANGO CAIPIRA DE BARRA DO BUGRES ARRANJO PRODUTIVO LOCAL MERCADO – MT ARRANJO INSTITUCIONAL

2 SDT/MDA – CTA – Pontes e Lacerda
IAAF – Instituto Acácia em Agricultura familiar

3 BARR BUGRES

4

5 MERCADO LOCAL E ESTADUAL

6 MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES
MERCADO E COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

7

8 MERCADO LOCAL, REGIONAI E PRINCIPAL
MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES Nº HAB. 1 - Barra do Bugres, Nova Olímpia, Porto Estrela, Denise - Mercado Local 67.000 2 – Tangará da Serra, Alto Paraguai, Diamantino, Nortelândia., Arenápolis., Santo Afonso, Nova Marilândia – Mercado Regional - 1 3 - Grande Cáceres – Mercado Regional - 2 4 - Cuiabá – Mercado Principal - 1 5 - Várzea Grande – Mercado Principal - 2 6 - Municípios do Entorno de Cuiabá V. Grande – Mercado Principal- 3

9 MERCADOS – LOCAL, REGIONAL E PRINCIPAL
Mercado Local 67.000 Tangará e Municípios do Entorno – Municípios Do Entorno Cuiabá e VG Grande Cáceres V. Grande Cuiabá

10 MERCADOS – LOCAL, REGIONAL E PRINCIPAL
Cuiabá Várzea Grande Municípios Entorno Cuiabá E VG Regional 2 Grande Cáceres Regional 1 Tangará e Entorno Mercado Local

11

12 POPULAÇÃO DIST. CAPITAL
MUNICÍPIOS MATO GROSSO REGIÃO EM ESTUDO POPULAÇÃO POPULAÇÃO DIST. CAPITAL PRODUTOS Urbana Rural Total Dist/ Capital (Km) Agrícola Zootécnico Barra do Bugres 18.845 13.645 32.490 169 Banana, Borracha, Castanha de caju, Coco-da-bahia, Abacaxi, Amandoim, Arroz, Cana-de-açucar, Feijão, Mandioca, Melancia, Milho, Soja, Bovinos, Suínos, Ovinos,Vacas de leite, Mela de Abelha.. Nova Olímpia 11.684 7.790 19.474 207 Banana, Borracha, Coco-da-bahia, Palmito, Abacaxi, Arroz, Cana-de-açucar, Feijão, Mandioca, Milho Bovino, Vaca leite, Suínos, Ovinos. Porto Estrela 1.926 2085 4011 198 Banana, Borracha, Cacau, Laranja, Abacaxi, Arroz, Cana-de-açucar, Feijão, Mandioca, Milho, Soja, Tomate,. Bovino, Suíno, Vaca de Leite, Ovino, Mel de Abelha. Denise 9.109 1.220 10.349 208 Borracha, Coco-da-bahia, Palmito, Arroz, Cana-de-açucar, Feijão, Mandioca, Milho. Bovinos, Suínos, Ovinos, Gado de Leite, Frango, Galinha, Mel de abelha.

13 DADOS DAS PRINCIPAIS CULTURA / 2007/IBGE
BARRA DO BUGRES DADOS DAS PRINCIPAIS CULTURA / 2007/IBGE CULTURAS Nº DE HECTARES Nº DE CABEÇAS RENTABILIDADE/ANO/R$ Banana 420 ,00 Borracha 98 ,00 Castanha de Caju 220 ,00 Coco-da-bahia 22 ,00 Abacaxi 3 87.000,00 Amendoim 90 ,00 Arroz 250 ,00 Cana-de-açucar 42.424 ,00 Feijão 30 25.000,00 Mandioca 150 ,00 Melancia 5 59.000,00 Milho 605 ,00 Soja 3.250 ,00 Bovinos - Suínos 3.665 Ovínos 6.511 Vacas de Leite 1.413 Mel de Abelha 126 Kg

14 DADOS DAS PRINCIPAIS CULTURA / 2007/IBGE
NOVA OLÍMPIA DADOS DAS PRINCIPAIS CULTURA / 2007/IBGE CULTURAS Nº DE HECTARES Nº DE CABEÇAS RENTABILIDADE/ANO/R$ Banana 150 ,00 Borracha 222 92.000,00 Coco-da-bahia 30 ,00 Palmito 40 ,00 Abacaxi 85 ,00 Arroz 1.000 ,00 Cana-de-açucar 25.216 ,00 Feijão 130 ,00 Mandioca 200 ,00 Milho 1.250 ,00 Bovinos 65.407 - Suínos 3.657 Ovínos 1.233

15 OS DAS PRINCIPAIS CULTURA / 2007/IBGE
PORTO ESTRELA OS DAS PRINCIPAIS CULTURA / 2007/IBGE CULTURAS Nº DE HECTARES Nº DE CABEÇAS RENTABILIDADE/ANO/R$ Banana 180 ,00 Borracha 94 37.000,00 Cacau 8 10.000,00 Laranja 30 ,00 Abacaxi 20 ,00 Arroz 150 97.000,00 Cana-de-açucar 98 ,00 Feijão 100 ,00 Mandioca ,00 Milho 300 ,00 Soja 1.100 ,00 Tomate 4 56.000,00 Bovinos 99.554 - Suínos 1.621 Ovinos 3.884 Mel de Abelha 160 Kg.

16 DADOS DAS PRINCIPAIS CULTURA / 2007/IBGE
DENISE DADOS DAS PRINCIPAIS CULTURA / 2007/IBGE CULTURAS Nº DE HECTARES Nº DE CABEÇAS RENTABILIDADE/ANO/R$ Borracha 384 ,00 Coco-da-bahia 20 60.000,00 Palmito 25 ,00 Arroz 10 8.000,00 Cana-de-açucar 25.352 ,00 Feijão 32.000,00 Mandioca 120 ,00 Milho 50 33.000,00 Bovinos 68.367 - Suínos 2.695 Ovinos 1.352 Vaca de Leite 169

17 MERCADO A PARTIR DE Barra do Bugres
MERCADO LOCAL, REGIONAL E PRINCIPAL Barra do Bugres, Tangará da Serra, Nova Olímpia, Porto Estrela, Denise – Mercado Local e Regional 1 Diamantino, Alto Paraguai, Nortelândia, Anaurilândia, Santo Afonso, Nova Marilândia - Mercado Regional 2 49.000 Grande Cáceres – Mercado Regional Regional - 3 Cuiabá – Mercado Principal 1 Várzea Grande – Mercado principal 2 Municípios do Entorno de Cuiabá V. Grande – Mercado Principal 3

18 CUIABÁ MUNICÍPIOS DO ENTORNO DE CUIABÁ E V.GRANDE– VÁRZEA GRANDE GRANDE CÁCERES BARRA DO BUGRES ENTORNO 67.000 TANGARÁ EENTORNO 80.000 DIAMANTINO ENTORNO

19 MERCADO LOCAL BAIXADA CUIABANA
DE Habitantes IBGE – Cada Família tem 4 pessoas : 4 = famílias famílias, temos na Baixada (SEPLAN): 25% (RENDA FAMILIAR) ganha acima de R$ 2.500,00, esse grupo compra 1 frango por semana = 25% de = x 4 frangos = frangos mês. 50% ganha de 1 a 4 salários mínimo, compra 1 frango mês = frangos Total das duas parcelas da população = frangos mês. Os outros 25% da população ganha de 1 salário mínimo abaixo, compra direto do programa do governo na merenda escolar. Mercado aproximado de frangos na Baixada Cuiabana

20 COOPERATIVA DOS PRODUTORES
MANEJO DO FRANGO SEMI-CAIPIRA

21 Manejo do Frango e Ração
Ração Alternativa de Mandioca Farelo de casca e ponta de mandioca – 40% Farelo de soja – 20% Farelo de milho – 20% Farelo de arroz – 10% Farelo de folha de mandioca – 5% Núcleo vitamínico mineral – 5% Custo da ração R$ 0,48

22 Ração alternativa de mandioca 90 dias 2,7
Mão de obra Energia Pintainho Ração Pintainho 1 Ração alternativa de mandioca 90 dias 2,7 Energia por frango 90 dias 0,33 Mão de obra por frango 90 dias 0,3 Total 4,33

23 Ração comercial 90 dias 3,6 Total 5,23 Pintainho 1
Mão de obra Energia Pintainho Ração Pintainho 1 Ração comercial 90 dias 3,6 Energia por frango 90 dias 0,33 Mão de obra por frango 90 dias 0,3 Total 5,23

24 Custo do Frango com 90 dias
Pintainho – R$ 1,00 Ração 90 dias – R$ 3,60 – ração do mercado Energia – R$ 0,33/frango M. obra – R$ 0,30 Total – R$ 5,23 Vendido pelo Sr. Hélio a R$ 12,00 para mercado

25 Custo e Lucro do criador
Considerando frango/mês, R$ 8,00 (mercado) – R$ 5,23 = R$ 2,77 Lucro Exemplos engorda - frangos/mês: R$ 2,77 x frangos = 2.770,00 R$ 2,77 x frangos = 6.925,00 R$ 2,77 x frangos = ,00 R$ 2,77 x frangos = ,00 R$ 2,77 x frangos = ,00

26 5,23 R.C. 4,33 R.A. 3,67 R.A. 2,77 R.C. Considerando que o abatedouro irá pagar 8,00 por peça: 1 - Custo do frango com ração comercial (R.C.) 5,23 2 - Lucro do produtor com ração comercial (R.C.) 2,77 3 - Custo do frango com ração alternativa (R.A.) 4,33 4 - Lucro do produtor com ração alternativa (R.A.) 3,67

27 Custo ABATEDOURO Abate de 10.000 a 20.000 frangos/mês
M.obra – 06 funcionários com encargos – R$ 6.000,00 Energia – R$ 1.000,00 Técnicos especializados – R$ 2.000,00 Material de consumo – R$ 2.000,00 Manutenção – R$ 2.000,00 TOTAL – R$ ,00/mês

28 Lucro em relação abate R$ 13.000,00 : 5.000 frangos = R$ 2,60
Considerando frango/mês R$ 8,00 Produtor + 1,30 abate = R$ 9,30 Lucro R$ 12,00 – 9,30 = R$ 2,70 R$ 2,70 x = R$ ,00 R$ ,00 x 12 = ,00/ano

29 Logística de Comercialização e Entrega no Mercado da Baixada Cuiabana
Baú e um Caminhão Toco Baú com refrigeração 1 - Combustível mês 800,00 2 - Manutenção mês 3 - 1funcionários (1.200,00) 1.200,00 Total mês 2.800,00 Total ano 5.600,00

30 Trevo Sto. Antônio Leverger
Jardim Vitória Novo Colorado CPA 3 - 8,37 km 9,67 Km Novo Horizonte 5,8 Km 10,26 Km 17,97 Km 10,30 Km Pedra Noventa Eldorado 15,34 Km 11,41 Km Treze de Setembro Trevo Sto. Antônio Leverger

31 1 - 5.000 frangos mês 1,12 2 - 10.000 frangos mês 0,56
Custo do frango na entrega em relação aos anos e ao aumento de vendas até frangos Considerando os custos acima de R$5.600,00 de a frangos- mesmo veículos e funcionário frangos mês 1,12 frangos mês 0,56 frangos mês 0,37 frangos mês 0,28

32 Planejamento do Projeto
Campo – Frigorífico - Mercado

33 COOPERATIVA Capacitar e dar assistência técnica aos cooperados
Abrir mercado Trabalhar a cadeia produtiva Estabelecer o APL Compor o Arranjo Institucional

34 Capacitar e dar Assistência Técnica aos Cooperados
Capacitar toda cadeia produtiva do frango: Manejo do frango, Produção de ração alternativa de mandioca, Sanitária da produção do frango, Cultura da mandioca, Produzir o frango com segurança alimentar, de acordo as exigências de mercado, Visita aos produtores rurais – pelo menos três vezes por mês em cada produtor.

35 Abrir Mercado Visita aos grandes mercados de Cuiabá e Várzea Grande:
Demonstrar o produto, Organizar as vendas, Elaborar um programa de propaganda do frango semi-caipira de Barra do Bugres para Baixada Cuiabana, com folhetos, rádio e televisão. Organizar “stand” nos grandes mercados de Cuiabá e Várzea Grande.

36 Produção e Abatedouro Levantar a demanda real de mercado local, regional e estadual. Planejamento estratégico. Plano de gestão Capacitação continua e monitoramento e avaliação das ações de campo e do abatedouro.

37 Trabalhar a Cadeia Produtiva do Frango Caipira de Barra do Bugres
Desde a produção até o mercado, Demonstrando ao produtor a importância do produto e a continuidade da produção com qualidade, Trabalhar a importância da produção coletiva, A compra de insumos coletivo pela cooperativa dos produtores, Capacitar os produtores no processo do cooperativismo.

38 Estabelecer o APL Arranjo Produtivo Local
Demonstrar a importância constituição do Sistema produtivo coletivo, Em um arranjo dos produtores rurais em relação a produção, abate e compra de insumos, As funções de cada um no sistema de produção empreendedora do frango caipira de Barra do Bugres, O fortalecimento da Identidade no mercado, Tornando a marca frango caipira de Barra uma referência de consumo no mercado local.

39 Compor o Arranjo Institucional
Constituir um conjunto de empresas parceira no fortalecimento da marca e da identidade; Desde a produção ao mercado; Insumos; Fiscalização, Assistência técnica e a Logística de transporte e entrega dos frangos nos mercados, Estabelecer os pontos de venda, Organizar e capacitar as equipes de venda, Estabelecer um ponto de distribuição dos produtos em Cuiabá.

40 Frigorífico Elaborar um Planejamento Estratégico,
Capacitar os funcionários em relação as normas do SISE, Organizar um fluxograma de produção e entrega de frangos, Trabalhar o monitoramento e avaliação das atividades do Frigorífico,

41 APL do Frango Caipira de Barra do Bugres
Cooperativa de Produtores PREFEITURA DE BARA DO BUGRES ABATEDOURO Gestão Econômica e Social COOPERATIVA - Gestão compartilhada - Tomada das decisões estratégicas do DRS consolidadas no Plano EMPAER, INDEA IAAF, MERCADOS LOCAIS FORCECEDORE S Núcleo Técnico Gerenciamento Base Técnica de Elaboração e Acompanhamento do Plano e Projetos - Visão de Futuro - Diagnóstico Planejamento Estratégico Eixos Aglutinadores Indicadores de Mercado PTDRS Instrumento de Gestão PDS PARCERIAS MUNICIPAIS ESTADUAIS FEDEREAIS PRIVADA ARRANJOS INSTITUCIONAIS PARA EXECUÇÃO DOS PROJETOS - Projeto Frango Caipira - Projeto Abatedouro Frango Projeto Derivados de Frango Projeto carneiro - Projeto Ração de Mandioca - Projeto capacitação da linha de produção continuada. Projeto de Assistência técnica Projeto Cooperativismo Projeto de Desenvolvimento de Mercado do Frango na B. Cuiab. - Projeto de Logística Logística de transporte Mercado Cooperativa de produtores Comércio e Negócios FETAGRI EMPAER INDEA MDA/SDT PRONAF Programas de outros Ministérios

42 PROJETO FRANGO CAIPIRA DE BARRA DO BUGRES
Política = Operacional GESTÃO = GERENCIAMENTO Tomada de decisões, estratégias sobre a implantação. Quanto a origem e uso dos recursos. Implementação das decisões tomadas. Equipe Técnica e Comitê Gestor Assessorias especializadas Espaço de Negociação

43 METODOLOGIA DE TRABALHO ABATEDOURO Projetos SENSIBILIZAÇÃO/MOBILIZAÇÃO
- DIAGNÓSTICO E CONSULTA A POPULAÇÃO - VISÃO DE FUTURO - PLANIFICAÇÃO • OBJETIVOS • DIRETRIZES • ESTRATÉGIAS • PROGRAMAS E PROJETO Projetos Alternativos SENSIBILIZAÇÃO/MOBILIZAÇÃO METODOLOGIA DE TRABALHO ABATEDOURO MONITORAMENTO/AVALIAÇÃO ORGANIZAÇÃO – ARTICULAÇÃO – BUSCA DE PARCERIAS – NEGOCIAÇÃO – AJUSTES – DIVISÃO DE TAREFAS DIREÇÃO/COORDENAÇÃO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO

44 RESUMO DAS INFORMAÇÕES DE MERCADO
PRODUÇÃO E MERCADO FRANGO CAIPIRA DE BARRA DO BUGRES

45 ATIVIDADES PRODUTIVAS FRIGORÍFICO E MERCADO 1° ANO VENDA MENSAL 2°ANO
FRANGO E MERCADO 5.000 10.000 15.000 20.000 ESTIMATIVA DE VENDA R$ 12,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 CUSTOS – Produtor e abate (R$ 9,30) R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 CUSTOS LOGÍSTICA DE MERCADO E ENTREGA R$ 5.600,00 R$ 1,12/frango R$ 0,56/frango R$ 5.550,00 R$ 0,37/frango R$ 0,28/frango SALDO MENSAL - LUCRO R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 PRODUTOR A CAMPO COM RAÇÃO COMERCIAL CUSTO FRANGO 5,33 2.000 FRANGOS POR MÊS 4.OOO FRANGOS 6.000 FRANGOS 8.000 FRANGOS CUSTOS R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 RECEITA BRUTA A R$ 8,00/FRANGO EM Pé R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 RECEITA LÍQUIDA R$ 5.340,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 PRODUTOR A CAMPO COM RAÇÃO ALTERNATIVA CUSTO FRANGO 4,23 R$ 8.460,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ 7.540,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00

46 Eng.Agr.Prof.Dr.Medson Janer da Silva
PELA ATENÇÃO OBRIGADO Eng.Agr.Prof.Dr.Medson Janer da Silva RNC/SDT/MDA/IICA Presidente do IAAF (65)


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