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VIABILIDADE ECONÔMICA FRANGO CAIPIRA DE BARRA DO BUGRES ARRANJO PRODUTIVO LOCAL MERCADO – MT ARRANJO INSTITUCIONAL.

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1 VIABILIDADE ECONÔMICA FRANGO CAIPIRA DE BARRA DO BUGRES ARRANJO PRODUTIVO LOCAL MERCADO – MT ARRANJO INSTITUCIONAL

2 SDT/MDA – CTA – Pontes e Lacerda IAAF – Instituto Acácia em Agricultura familiar

3 BARR BUGRES

4

5 MERCADO LOCAL E ESTADUAL

6 MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES MERCADO E COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

7

8 MERCADO LOCAL, REGIONAI E PRINCIPAL MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRESNº HAB. 1 - Barra do Bugres, Nova Olímpia, Porto Estrela, Denise - Mercado Local67.000 2 – Tangará da Serra, Alto Paraguai, Diamantino, Nortelândia., Arenápolis., Santo Afonso, Nova Marilândia – Mercado Regional - 1134.000 3 - Grande Cáceres – Mercado Regional - 2156.150 4 - Cuiabá – Mercado Principal - 1495.000 5 - Várzea Grande – Mercado Principal - 2280.000 6 - Municípios do Entorno de Cuiabá V. Grande – Mercado Principal- 3250.000

9 Cuiabá 495.000 V. Grande 280.000 Municípios Do Entorno Cuiabá e VG 250.000 Mercado Local 67.000 Tangará e Municípios do Entorno – 134.000 Grande Cáceres 156.150 MERCADOS – LOCAL, REGIONAL E PRINCIPAL

10 Cuiabá Mercado Local Regional 1 Tangará e Entorno Regional 2 Grande Cáceres Várzea Grande Municípios Entorno Cuiabá E VG MERCADOS – LOCAL, REGIONAL E PRINCIPAL

11

12 MUNICÍPIOS MATO GROSSO REGIÃO EM ESTUDO POPULAÇÃO POPULAÇÃO DIST. CAPITALPRODUTOS UrbanaRuralTotal Dist/ Capital (Km)AgrícolaZootécnico Barra do Bugres18.84513.64532.490169 Banana, Borracha, Castanha de caju, Coco-da-bahia, Abacaxi, Amandoim, Arroz, Cana-de- açucar, Feijão, Mandioca, Melancia, Milho, Soja, Bovinos, Suínos, Ovinos,Vacas de leite, Mela de Abelha.. Nova Olímpia11.6847.79019.474207 Banana, Borracha, Coco-da-bahia, Palmito, Abacaxi, Arroz, Cana-de- açucar, Feijão, Mandioca, Milho Bovino, Vaca leite, Suínos, Ovinos. Porto Estrela1.92620854011198 Banana, Borracha, Cacau, Laranja, Abacaxi, Arroz, Cana-de-açucar, Feijão, Mandioca, Milho, Soja, Tomate,. Bovino, Suíno, Vaca de Leite, Ovino, Mel de Abelha. Denise9.1091.22010.349208 Borracha, Coco-da- bahia, Palmito, Arroz, Cana-de- açucar, Feijão, Mandioca, Milho. Bovinos, Suínos, Ovinos, Gado de Leite, Frango, Galinha, Mel de abelha.

13 BARRA DO BUGRES DADOS DAS PRINCIPAIS CULTURA / 2007/IBGE CULTURASNº DE HECTARES Nº DE CABEÇAS RENTABILIDADE/ANO/R$ Banana4204.284.000,00 Borracha981.118.000,00 Castanha de Caju220128.000,00 Coco-da-bahia22114.000,00 Abacaxi387.000,00 Amendoim90262.000,00 Arroz250183.000,00 Cana-de-açucar42.424128.424.000,00 Feijão3025.000,00 Mandioca1501.575.000,00 Melancia559.000,00 Milho605405.000,00 Soja3.2504.394.000,00 Bovinos220.845- Suínos3.665- Ovínos6.511- Vacas de Leite1.413- Mel de Abelha126 Kg-

14 NOVA OLÍMPIA DADOS DAS PRINCIPAIS CULTURA / 2007/IBGE CULTURASNº DE HECTARES Nº DE CABEÇAS RENTABILIDADE/ANO/R$ Banana1501.548.000,00 Borracha22292.000,00 Coco-da-bahia30230.000,00 Palmito40203.000,00 Abacaxi851.530.000,00 Arroz1.000706.000,00 Cana-de-açucar25.21674.181.000,00 Feijão130103.000,00 Mandioca2002.100.000,00 Milho1.250786.000,00 Bovinos65.407- Suínos3.657- Ovínos1.233-

15 PORTO ESTRELA OS DAS PRINCIPAIS CULTURA / 2007/IBGE CULTURASNº DE HECTARES Nº DE CABEÇAS RENTABILIDADE/ANO/R$ Banana1801.512.000,00 Borracha9437.000,00 Cacau810.000,00 Laranja30205.000,00 Abacaxi20400.000,00 Arroz15097.000,00 Cana-de-açucar98279.000,00 Feijão100170.000,00 Mandioca1501.890.000,00 Milho300222.000,00 Soja1.1001.558.000,00 Tomate456.000,00 Bovinos99.554- Suínos1.621- Ovinos3.884- Mel de Abelha160 Kg.-

16 DENISE DADOS DAS PRINCIPAIS CULTURA / 2007/IBGE CULTURASNº DE HECTARES Nº DE CABEÇAS RENTABILIDADE/ANO/R$ Borracha384398.000,00 Coco-da-bahia2060.000,00 Palmito25108.000,00 Arroz108.000,00 Cana-de-açucar25.35273.144.000,00 Feijão2532.000,00 Mandioca1201.260.000,00 Milho5033.000,00 Bovinos68.367- Suínos2.695- Ovinos1.352- Vaca de Leite169-

17 MERCADO A PARTIR DE Barra do Bugres MERCADO LOCAL, REGIONAL E PRINCIPAL Barra do Bugres, Tangará da Serra, Nova Olímpia, Porto Estrela, Denise – Mercado Local e Regional 1147.000 Diamantino, Alto Paraguai, Nortelândia, Anaurilândia, Santo Afonso, Nova Marilândia - Mercado Regional 249.000 Grande Cáceres – Mercado Regional Regional - 3156.150 Cuiabá – Mercado Principal 1550.000 Várzea Grande – Mercado principal 2280.000 Municípios do Entorno de Cuiabá V. Grande – Mercado Principal 3250.000

18 TANGARÁ EENTORNO 80.000 BARRA DO BUGRES ENTORNO 67.000 DIAMANTINO ENTORNO - 49.400 GRANDE CÁCERES 156.150 CUIABÁ 550.000 VÁRZEA GRANDE 280.000 MUNICÍPIOS DO ENTORNO DE CUIABÁ E V.GRANDE– 250.000

19 MERCADO LOCAL BAIXADA CUIABANA 1.000.000 DE Habitantes IBGE – Cada Família tem 4 pessoas 1.000.000 : 4 = 250.000 famílias 250.000 famílias, temos na Baixada (SEPLAN): 25% (RENDA FAMILIAR) ganha acima de R$ 2.500,00, esse grupo compra 1 frango por semana = 25% de 250.000 = 62.500 x 4 frangos = 250.000 frangos mês. 50% ganha de 1 a 4 salários mínimo, compra 1 frango mês = 125.000 frangos Total das duas parcelas da população = 375.000 frangos mês. Os outros 25% da população ganha de 1 salário mínimo abaixo, compra direto do programa do governo na merenda escolar. Mercado aproximado de 400.000 frangos na Baixada Cuiabana

20 COOPERATIVA DOS PRODUTORES MANEJO DO FRANGO SEMI- CAIPIRA

21 Manejo do Frango e Ração Ração Alternativa de Mandioca Farelo de casca e ponta de mandioca – 40% Farelo de soja – 20% Farelo de milho – 20% Farelo de arroz – 10% Farelo de folha de mandioca – 5% Núcleo vitamínico mineral – 5% Custo da ração R$ 0,48

22 Pintainho1 Ração alternativa de mandioca 90 dias2,7 Energia por frango 90 dias0,33 Mão de obra por frango 90 dias0,3 Total4,33 Pintainho Ração Energia Mão de obra

23 Pintainho1 Ração comercial 90 dias3,6 Energia por frango 90 dias0,33 Mão de obra por frango 90 dias0,3 Total5,23 Ração Pintainho Energia Mão de obra

24 Custo do Frango com 90 dias Pintainho – R$ 1,00 Ração 90 dias – R$ 3,60 – ração do mercado Energia – R$ 0,33/frango M. obra – R$ 0,30 Total – R$ 5,23 Vendido pelo Sr. Hélio a R$ 12,00 para mercado

25 Custo e Lucro do criador Considerando 10.000 frango/mês, R$ 8,00 (mercado) – R$ 5,23 = R$ 2,77 Lucro Exemplos engorda - frangos/mês: R$ 2,77 x 1.000 frangos = 2.770,00 R$ 2,77 x 2.500 frangos = 6.925,00 R$ 2,77 x 5.000 frangos = 13.850,00 R$ 2,77 x 7.500 frangos = 20.775,00 R$ 2,77 x 10.000 frangos = 22.770,00

26 Considerando que o abatedouro irá pagar 8,00 por peça: 1 - Custo do frango com ração comercial (R.C.)5,23 2 - Lucro do produtor com ração comercial (R.C.)2,77 3 - Custo do frango com ração alternativa (R.A.)4,33 4 - Lucro do produtor com ração alternativa (R.A.)3,67 4,33 R.A. 3,67 R.A. 5,23 R.C. 2,77 R.C.

27 Custo ABATEDOURO Abate de 10.000 a 20.000 frangos/mês M.obra – 06 funcionários com encargos – R$ 6.000,00 Energia – R$ 1.000,00 Técnicos especializados – R$ 2.000,00 Material de consumo – R$ 2.000,00 Manutenção – R$ 2.000,00 TOTAL – R$ 13.000,00/mês

28 Lucro em relação abate R$ 13.000,00 : 5.000 frangos = R$ 2,60 R$ 13.000,00 : 10.000 frangos = R$ 1,30 R$ 13.000,00 : 15.000 frangos = R$ 0,86 Considerando 10.000 frango/mês R$ 8,00 Produtor + 1,30 abate = R$ 9,30 Lucro R$ 12,00 – 9,30 = R$ 2,70 R$ 2,70 x 10.000 = R$ 27.000,00 R$ 27.000,00 x 12 = 324.000,00/ano

29 1 - Combustível mês800,00 2 - Manutenção mês800,00 3 - 1funcionários (1.200,00)1.200,00 Total mês2.800,00 Total ano5.600,00 Logística de Comercialização e Entrega no Mercado da Baixada Cuiabana Baú e um Caminhão Toco Baú com refrigeração

30 10,30 Km 17,97 Km CPA 3 - 8,37 km 11,41 Km Jardim Vitória Pedra Noventa Trevo Sto. Antônio Leverger Eldorado 15,34 Km Treze de Setembro Novo Colorado 5,8 Km 10,26 Km Novo Horizonte 9,67 Km

31 1 - 5.000 frangos mês1,12 2 - 10.000 frangos mês0,56 3 - 15.000 frangos mês0,37 4 - 20.000 frangos mês0,28 Custo do frango na entrega em relação aos anos e ao aumento de vendas até 20.000 frangos Considerando os custos acima de R$5.600,00 de 5.000 a 20.000 frangos- mesmo veículos e funcionário

32 Planejamento do Projeto Campo – Frigorífico - Mercado

33 COOPERATIVA Capacitar e dar assistência técnica aos cooperados Abrir mercado Trabalhar a cadeia produtiva Estabelecer o APL Compor o Arranjo Institucional

34 Capacitar e dar Assistência Técnica aos Cooperados Capacitar toda cadeia produtiva do frango: Manejo do frango, Produção de ração alternativa de mandioca, Sanitária da produção do frango, Cultura da mandioca, Produzir o frango com segurança alimentar, de acordo as exigências de mercado, Visita aos produtores rurais – pelo menos três vezes por mês em cada produtor.

35 Abrir Mercado Visita aos grandes mercados de Cuiabá e Várzea Grande: Demonstrar o produto, Organizar as vendas, Elaborar um programa de propaganda do frango semi-caipira de Barra do Bugres para Baixada Cuiabana, com folhetos, rádio e televisão. Organizar “stand” nos grandes mercados de Cuiabá e Várzea Grande.

36 Produção e Abatedouro Levantar a demanda real de mercado local, regional e estadual. Planejamento estratégico. Plano de gestão Capacitação continua e monitoramento e avaliação das ações de campo e do abatedouro.

37 Trabalhar a Cadeia Produtiva do Frango Caipira de Barra do Bugres Desde a produção até o mercado, Demonstrando ao produtor a importância do produto e a continuidade da produção com qualidade, Trabalhar a importância da produção coletiva, A compra de insumos coletivo pela cooperativa dos produtores, Capacitar os produtores no processo do cooperativismo.

38 Estabelecer o APL Arranjo Produtivo Local Demonstrar a importância constituição do Sistema produtivo coletivo, Em um arranjo dos produtores rurais em relação a produção, abate e compra de insumos, As funções de cada um no sistema de produção empreendedora do frango caipira de Barra do Bugres, O fortalecimento da Identidade no mercado, Tornando a marca frango caipira de Barra uma referência de consumo no mercado local.

39 Compor o Arranjo Institucional Constituir um conjunto de empresas parceira no fortalecimento da marca e da identidade; Desde a produção ao mercado; Insumos; Fiscalização, Assistência técnica e a Logística de transporte e entrega dos frangos nos mercados, Estabelecer os pontos de venda, Organizar e capacitar as equipes de venda, Estabelecer um ponto de distribuição dos produtos em Cuiabá.

40 Frigorífico Elaborar um Planejamento Estratégico, Capacitar os funcionários em relação as normas do SISE, Organizar um fluxograma de produção e entrega de frangos, Trabalhar o monitoramento e avaliação das atividades do Frigorífico,

41 Núcleo Técnico - Gestão compartilhada - Tomada das decisões estratégicas do DRS consolidadas no Plano ABATEDOURO -Gestão Econômica e Social COOPERATIVA - Gerenciamento - Base Técnica de Elaboração e Acompanhamento do Plano e Projetos PREFEITURA DE BARA DO BUGRES PARCERIAS MUNICIPAIS ESTADUAIS FEDEREAIS PRIVADA Cooperativa de Produtores APL do Frango Caipira de Barra do Bugres ARRANJOS INSTITUCIONAIS PARA EXECUÇÃO DOS PROJETOS Logística de transporte Mercado Cooperativa de produtores Comércio e Negócios FETAGRI EMPAERINDEA MDA/SDT PRONAF Programas de outros Ministérios - Projeto Frango Caipira - Projeto Abatedouro Frango - Projeto Derivados de Frango -Projeto carneiro - Projeto Ração de Mandioca - Projeto capacitação da linha de produção continuada. -Projeto de Assistência técnica -Projeto Cooperativismo -Projeto de Desenvolvimento de Mercado do Frango na B. Cuiab. - Projeto de Logística - Visão de Futuro - Diagnóstico - Planejamento Estratégico - Eixos Aglutinadores - Indicadores de Mercado PTDRS Instrumento de Gestão PTDRS Instrumento de Gestão PDS Instrumento de Gestão EMPAER, INDEA IAAF, MERCADOS LOCAIS FORCECEDORE S

42 Política=Operacional GESTÃO = GERENCIAMENTO Tomada de decisões, estratégias sobre a implantação. Quanto a origem e uso dos recursos. Implementação das decisões tomadas. Equipe Técnica e Comitê Gestor Assessorias especializadas PROJETO FRANGO CAIPIRA DE BARRA DO BUGRES Espaço de Negociação

43 METODOLOGIA DE TRABALHO ABATEDOURO ProjetosAlternativos ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO/COORDENAÇÃO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO MONITORAMENTO /AVALIAÇÃO SENSIBILIZAÇÃO/ MOBILIZAÇÃO - DIAGNÓSTICO E CONSULTA A POPULAÇÃO - VISÃO DE FUTURO - PLANIFICAÇÃO OBJETIVOS OBJETIVOS DIRETRIZES DIRETRIZES ESTRATÉGIAS ESTRATÉGIAS PROGRAMAS E PROJETO PROGRAMAS E PROJETO – ARTICULAÇÃO – BUSCA DE PARCERIAS – NEGOCIAÇÃO – AJUSTES – DIVISÃO DE TAREFAS

44 RESUMO DAS INFORMAÇÕES DE MERCADO PRODUÇÃO E MERCADO FRANGO CAIPIRA DE BARRA DO BUGRES

45 ATIVIDADES PRODUTIVAS FRIGORÍFICO E MERCADO 1° ANO VENDA MENSAL 2°ANO VENDA MENSAL 3° ANO VENDA MENSAL 4° ANO VENDA MENSAL FRANGO E MERCADO5.00010.00015.00020.000 ESTIMATIVA DE VENDA R$ 12,00R$ 60.000,00R$ 120.000,00R$ 180.000,00R$ 240.000,00 CUSTOS – Produtor e abate (R$ 9,30)R$ 43.500,00R$ 93.000,00R$ 139.500,00R$ 186.000,00 CUSTOS LOGÍSTICA DE MERCADO E ENTREGA R$ 5.600,00 R$ 1,12/frango R$ 5.600,00 R$ 0,56/frango R$ 5.550,00 R$ 0,37/frango R$ 5.600,00 R$ 0,28/frango SALDO MENSAL - LUCROR$ 10.900,00R$ 21.400,00R$ 34.950,00R$ 48.400,00 PRODUTOR A CAMPO COM RAÇÃO COMERCIAL CUSTO FRANGO 5,33 2.000 FRANGOS POR MÊS 4.OOO FRANGOS POR MÊS 6.000 FRANGOS POR MÊS 8.000 FRANGOS POR MÊS CUSTOSR$ 10.660,00R$ 21.320,00R$ 31.980,00R$ 42.640,00 RECEITA BRUTA A R$ 8,00/FRANGO EM PéR$ 16.000,00R$ 32.000,00R$ 48.000,00R$ 64.000,00 RECEITA LÍQUIDAR$ 5.340,00R$ 10.680,00R$ 16.020,00R$ 21.360,00 PRODUTOR A CAMPO COM RAÇÃO ALTERNATIVA CUSTO FRANGO 4,23 2.000 FRANGOS POR MÊS 4.OOO FRANGOS POR MÊS 6.000 FRANGOS POR MÊS 8.000 FRANGOS POR MÊS CUSTOSR$ 8.460,00R$ 16.920,00R$ 25.380,00R$ 33.840,00 RECEITA BRUTA A R$ 8,00/FRANGO EM PéR$ 16.000,00R$ 32.000,00R$ 48.000,00R$ 64.000,00 RECEITA LÍQUIDAR$ 7.540,00R$ 15.080,00R$ 22.620,00R$ 30.160,00

46 PELA ATENÇÃO OBRIGADO Eng.Agr.Prof.Dr.Medson Janer da Silva RNC/SDT/MDA/IICA Presidente do IAAF medsonjaner@uol.com.br (65) 9983-6854


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