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Engines de Jogos Felipe Ebert (fe) Mário Barbosa (mbaj)

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Apresentação em tema: "Engines de Jogos Felipe Ebert (fe) Mário Barbosa (mbaj)"— Transcrição da apresentação:

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2 Engines de Jogos Felipe Ebert (fe) Mário Barbosa (mbaj)

3 Motivação Redução de custos de desenvolvimento
Permite o aumento da complexidade dos jogos Reaproveitamento de código Abstração dos componentes de baixo nível

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5 Um pouco da história... Início dos anos 90 – conceito de “game engine”
Freescape e Doom engines Final dos anos 90 – grande crescimento, era 3D Quake, Jedi e Unreal engines Início anos 2000 – 3D realçado e Photorealism Unreal 2.0/2.5, Cube, Doom3, Cry, “Call of Duty” engines 2005 até hoje – futuro Unreal 4.0, Cry 2, NGL engines Time Line

6 Engines de jogos Verifica Interações Gerencia Lógica Manipula Mídias
Gerência Redes

7 Componentes Engine Core Engine SDK Level Editors Builders Scripts

8 Engine Core Núcleo da engine (sistema operacional)
Manipulação dos estados Chamadas de sub-etapas do motor Renderização de cenas Administração de recursos

9 Engine SDK Biblioteca da Engine Core Edita o funcionamento da Engine

10 Level Editors Manipulação de modelos 3D
Associação dos modelos 3D com a programação Manipulação com Scripts

11 Builders Operação de Pre-processamento Gerar BSP LightMap Etc
Embutidas no Level Editors

12 Linguagens Script Implementação da lógica do jogo
Independência em relação a Engine Core Linguagens Padrão Lua Python JavaScript

13 Tipos de engine Engine de renderização Engine de simulação física
Engine de inteligência artificial Engine de redes Engine de som

14 Engines de Renderização
Transformações 3D Projeção do 3D num plano 2D Culling Clipping Rasterização

15 Engines de Renderização
Transformações 3D

16 Engines de Renderização
Projeção do 3D em um plano 2D

17 Engines de Renderização
Culling

18 Engines de Renderização
Clipping

19 Engines de Renderização
Rasterização

20 Engines de Renderização
Rasterização

21 Engines de Renderização

22 Engines de Renderização

23 Engines de Renderização

24 Engine de Simulação Física
Aplicação de leis da física Movimentação Colisão Cálculo de forças Vídeo bos_sbs_01.divx

25 Engine de Inteligência Artificial
Definição de estados Transições entre estados Não interativo Pouco explorado

26 Engine de Som Divisão entre os canais de saída Gerenciamento do volume

27 Engine de Rede Controle de fluxo de informações
Monitoramento dos jogadores

28 Mas, que engine escolher?
Fatores a serem analisados: Orçamento Tipo de Jogo Milestone Plataforma Documentação Ferramentas disponíveis

29 Soluções Gratuitas * Agar * Allegro library * Antiryad GX * APOCALYX * Axiom Engine * Baja Engine * Blender * Blender Publisher * Boom * Build engine * BYOND * Catmother * CheapHack * CEL * CELstart * Crystal Space * Cube * DarkPlaces * Daybreak motor * Dead Souls * Delta3d * DGD * Dim3 * Doom engine * Dungeon Craft * DXFramework * DX Studio * Epee Engine * Eternity Engine * Euphoria * Exult * FIFE * Ketsji * Game Maker * GQ * GTGE * GZDoom * Genesis3D * GemRB * Horde3D * id Tech 2 * id Tech 3 * Irrlicht * Jgame * jMonkeyEngine * Jogre * KallistiOS * Knight Free 3D Suite * KonsolScript * M.U.G.E.N *Multiverse Network * Nebula Device * OctLight * Open Game Engine * OGRE * Panda3D * PLIB * ProQuake * Pygame * PySoy * RealmForge * Retribution Engine * RPG Toolkit * Sauerbraten * Sploder * Stratagus * Telejano * Tenebrae * Tile Studio * vbGORE * Wintermute Engine * World Builder * XtremeWorlds

30 Soluções Comerciais * 3D GameStudio * Gamebryo Element * Power Render
* TOSHI * 3DSTATE 3D Engine * Game Maker * Realm Crafter * Truevision3D * Adventure Game Studio * Havok * Refractor Engine * Unigine * Aurora Engine * IMUSE * RelentENGINE * Unity * Brender * INSANE * RenderWare * Unreal Engine * C4 Engine * Infinity Engine * Revolution3D * Vengeance engine * Coldstone game engine * JADE engine * Rockstar Advanced Game Engine * Vicious Engine * CPAL3D * JAMAGIC * Visual3D.NET * CryENGINE * Jedi * RPG Maker XP * Virtools CryENGINE2 * Kaneva Game Platform * White Engine * Dagor Engine 3 * KjAPI * SAGE engine * XnGine * Deep Creator * Lithtech * SCUMM * Zillions of Games * Doom 3 engine * Medusa * Serious Engine * DX Studio * Microsoft XNA * Shark 3D * Earth-4 Engine * Monumental Technology Suite * ShiVa * Electron engine * Silent Storm engine * Elflight Engine * Multiverse Network * Sith * EMotion FX * NeoAxis Engine * Source engine * euphoria * Nvidia Perfkit * Torque Game Engine * Explorations * Offset Engine * Torque Game Engine Advanced * Frostbite Engine * Odyssey Engine

31 Engines Brasileiras (1)
Cadabra PUC-SP Fase Beta SDK disponível

32 Engines Brasileiras (2)
Enjine Open source Didática Java 3D Incubada na Fapesp

33 Engines Brasileiras (3)
Taikodom Motor próprio Usa C++, SDL e Phyton Video

34 Tendências Futuras Os motores de jogos são e continuarão sendo componentes fundamentais na elaboração de entretenimento digital. Cada vez mais os computadores passarão a usar um hardware especifico para cálculos físicos.

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36 Referências http://www.firingsquad.com/matrix/blog.asp/62074/30 0
2005/pdf/arq0286.pdf


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