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Engines de Jogos Felipe Ebert (fe) Mário Barbosa (mbaj)

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Apresentação em tema: "Engines de Jogos Felipe Ebert (fe) Mário Barbosa (mbaj)"— Transcrição da apresentação:

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2 Engines de Jogos Felipe Ebert (fe) Mário Barbosa (mbaj)

3 Motivação Redução de custos de desenvolvimento Permite o aumento da complexidade dos jogos Reaproveitamento de código Abstração dos componentes de baixo nível

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5 Um pouco da história... Início dos anos 90 – conceito de “game engine” Freescape e Doom engines Final dos anos 90 – grande crescimento, era 3D Quake, Jedi e Unreal engines Início anos 2000 – 3D realçado e Photorealism Unreal 2.0/2.5, Cube, Doom3, Cry, “Call of Duty” engines 2005 até hoje – futuro Unreal 4.0, Cry 2, NGL engines Time Line

6 Engines de jogos Verifica Interações Gerencia Lógica Manipula Mídias Gerência Redes

7 Componentes Engine Core Engine SDK Level Editors Builders Scripts

8 Engine Core Núcleo da engine (sistema operacional) Manipulação dos estados Chamadas de sub-etapas do motor Renderização de cenas Administração de recursos

9 Engine SDK Biblioteca da Engine Core Edita o funcionamento da Engine

10 Level Editors Manipulação de modelos 3D Associação dos modelos 3D com a programação Manipulação com Scripts

11 Builders Operação de Pre-processamento Gerar BSP LightMap Etc Embutidas no Level Editors

12 Linguagens Script Implementação da lógica do jogo Independência em relação a Engine Core Linguagens Padrão Lua Python JavaScript

13 Tipos de engine Engine de renderização Engine de simulação física Engine de inteligência artificial Engine de redes Engine de som

14 Engines de Renderização Transformações 3D Projeção do 3D num plano 2D Culling Clipping Rasterização

15 Engines de Renderização Transformações 3D

16 Engines de Renderização Projeção do 3D em um plano 2D

17 Engines de Renderização Culling

18 Engines de Renderização Clipping

19 Engines de Renderização Rasterização

20 Engines de Renderização Rasterização

21 Engines de Renderização

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24 Engine de Simulação Física Aplicação de leis da física Movimentação Colisão Cálculo de forças Vídeo bos_sbs_01.divx

25 Engine de Inteligência Artificial Definição de estados Transições entre estados Não interativo Pouco explorado

26 Engine de Som Divisão entre os canais de saída Gerenciamento do volume

27 Engine de Rede Controle de fluxo de informações Monitoramento dos jogadores

28 Mas, que engine escolher? Fatores a serem analisados: Orçamento Tipo de Jogo Milestone Plataforma Documentação Ferramentas disponíveis

29 Soluções Gratuitas * Agar * Allegro library * Antiryad GX * APOCALYX * Axiom Engine * Baja Engine * Blender * Blender Publisher * Boom * Build engine * BYOND * Catmother * CheapHack * CEL * CELstart * Crystal Space * Cube * DarkPlaces * Daybreak motor * Dead Souls * Delta3d * DGD * Dim3 * Doom engine * Dungeon Craft * DXFramework * DX Studio * Epee Engine * Eternity Engine * Euphoria * Exult * FIFE * Ketsji * Game Maker * GQ * GTGE * GZDoom * Genesis3D * GemRB * Horde3D * id Tech 2 * id Tech 3 * Irrlicht * Jgame * jMonkeyEngine * Jogre * KallistiOS * Knight Free 3D Suite * KonsolScript * M.U.G.E.N *Multiverse Network * Nebula Device * OctLight * Open Game Engine * OGRE * Panda3D * PLIB * ProQuake * Pygame * PySoy * RealmForge * Retribution Engine * RPG Toolkit * Sauerbraten * Sploder * Stratagus * Telejano * Tenebrae * Tile Studio * vbGORE * Wintermute Engine * World Builder * XtremeWorlds

30 Soluções Comerciais * 3D GameStudio * 3DSTATE 3D Engine * Adventure Game Studio * Aurora Engine * Brender * C4 Engine * Coldstone game engine * CPAL3D * CryENGINE CryENGINE2 * Dagor Engine 3 * Deep Creator * Doom 3 engine * DX Studio * Earth-4 Engine * Electron engine * Elflight Engine * EMotion FX * euphoria * Explorations * Frostbite Engine * Gamebryo Element * Game Maker * Havok * IMUSE * INSANE * Infinity Engine * JADE engine * JAMAGIC * Jedi * Kaneva Game Platform * KjAPI * Lithtech * Medusa * Microsoft XNA * Monumental Technology Suite * Multiverse Network * NeoAxis Engine * Nvidia Perfkit * Offset Engine * Odyssey Engine * Power Render * Realm Crafter * Refractor Engine * RelentENGINE * RenderWare * Revolution3D * Rockstar Advanced Game Engine * RPG Maker XP * SAGE engine * SCUMM * Serious Engine * Shark 3D * ShiVa * Silent Storm engine * Sith * Source engine * Torque Game Engine * Torque Game Engine Advanced * TOSHI * Truevision3D * Unigine * Unity * Unreal Engine * Vengeance engine * Vicious Engine * Visual3D.NET * Virtools * White Engine * XnGine * Zillions of Games

31 Engines Brasileiras (1) Cadabra PUC-SP Fase Beta SDK disponível

32 Engines Brasileiras (2) Enjine Open source Didática Java 3D Incubada na Fapesp

33 Engines Brasileiras (3) Taikodom Motor próprio Usa C++, SDL e Phyton Video

34 Tendências Futuras Os motores de jogos são e continuarão sendo componentes fundamentais na elaboração de entretenimento digital. Cada vez mais os computadores passarão a usar um hardware especifico para cálculos físicos.

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36 Referências /pdf/arq0286.pdf


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