A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a Desenvolvimento de Sistemas Alexandre Monteiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a Desenvolvimento de Sistemas Alexandre Monteiro."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a Desenvolvimento de Sistemas Alexandre Monteiro

2 Roteiro Ementa; Detalhamento do Conteúdo; Necessidade de Documentação; Documentação Orientada a Objeto; Abordagem UML; Conclusão.

3 Por que documentar um Projeto? Aumento da complexidade; Trabalho colaborativo; Necessidade de histórico; Maturidade corporativa; Acompanhamento e manutenção.

4 Definições Objeto: Entidade que possa ser descrita de uma realidade. Classe: abstração que define um objeto Instância: criação de objeto a partir de uma classe. Refrigerante Cola Coca-ColaPepsi GuaranáLaranjada

5 Desenvolvimento OO Análise, projeto e programação orientados a objeto são relacionados, mas são distintos; Análise orientada a objeto trata do desenvolvimento de um modelo orientado a objeto do domínio da aplicação (independente da implementação)

6 Desenvolvimento OO Projeto orientado a objeto trata do desenvolvimento de um modelo orientado a objeto voltado para a implementação dos requisitos; Programação orientada a objeto trata da realização de um projeto orientado a objeto usando uma linguagem de programação OO, como Java ou C++.

7 Porque usar UML? Comunicação falha leva à atrasos e custos extras; A volatilidade do ambiente de trabalho de TI; Falta de controle sobre o processo de desenvolvimento e qualidade do produto; Mudança constante de requisitos; “Brigas” sobre métodos e ferramentas; Demanda por sistemas de qualidade e com grande custo-benefício.

8 Usos do UML Esboço  Ajudar a transmitir alguns aspectos de um sistema. Desenvolvimento  Desenhar e projetar todas as instâncias do sistema antes de escrever o código. Engenharia reversa  Construir um UML a partir de um código já existente, para documentação e estudo. (FOWLER,2004)

9 Relacionamento Diagrama de Classes Definem as regras Digramas UML Realidade do Modelo Código Gera Objetos Dão suporte Representa Gera Conforme (PENDER,2004)

10 Exemplo Diagrama UML

11 Conclusão Teoria e prática, universidades e empresas mostram a necessidade de se ter documentação no desenvolvimento de sistemas. UML vem como tecnologia criada para viabilizar esse processo de documentação.

12 Bibliografia Ivar Jacobson, Grady Booch, and James Rumbaugh. The Unified Software Development Process. Addison Wesley, Philippe Kruchten. The Rational Unified Process, An Introduction. Addison Wesley, Kent Beck, Cynthia Andres. Extreme Programming Explained: Embrace Change (2nd Edition). PENDER, Tom. UML - A Bílbia, São Paulo: 2004, Campus. FOWLER, Martin. UML Essencial. 3ª. ed. São Paulo: 2004, Bookman.


Carregar ppt "Introdução a Desenvolvimento de Sistemas Alexandre Monteiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google