A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

214. Sucessão e clímax (CLIMAX). Este é um modelo de sucessão biológica levando a um clímax do ecossistema. Em um campo descampado um pouco de grama e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "214. Sucessão e clímax (CLIMAX). Este é um modelo de sucessão biológica levando a um clímax do ecossistema. Em um campo descampado um pouco de grama e."— Transcrição da apresentação:

1 214. Sucessão e clímax (CLIMAX)

2 Este é um modelo de sucessão biológica levando a um clímax do ecossistema. Em um campo descampado um pouco de grama e ervas crescem produzindo uma pequena quantidade de biomassa (B na Figura III-15). Em outras estações gramas mais altas e arbustos substituem esses e depois árvores pequenas e mais pra frente árvores maiores.

3 O crescimento dessa biomassa depende fontes de energia renováveis externas(I) mas também da diversidade (D), o número de espécies diferentes de plantas e animais. Conforme a quantidade de biomassa aumenta, ela fornece nichos de pequenas árvores de fora para aumentar a diversidade. Quanto maior a diversidade maior a produtividade. Isto aumenta a biomassa. Os números no programa deste modelo eram de uma floresta tropical em Porto Rico.

4

5 Neste modelo a diversidade é o número de espécies por 1000 organismos individuais. O número de espécies (D) é o balanço entre a evolução de novas espécies e sua germinação e aquelas perdidas por extinção local. Quanto mais biomassa e maior diversidade existem em um sistema mais produtividade é requerida para mantê-los. Neste modelo a energia extra necessitada para suportar a diversidade é indicada pelos drenos quadráticos do depósito de biomassa (K5*D*D).

6 Por exemplo, na floresta tropical há muitas espécies de rãs. Foi necessário que eles usassem a energia extra para desenvolver diferentes cores, habitats, coachados e rituais de acasalamentos para tornarem hábeis a ocupar nichos diferentes e sobreviverem juntas. Entretanto, a diversidade aumenta a divisão de trabalho e melhora a eficiência. Depreciação e respiração da biomassa são indicados pelo caminho K6*B.

7 Mi.xls

8 No exemplo da floresta tropical, isto foi o corte e remoção de árvores selecionadas sem o corte limpo. As variedades de plantas e animais dependem do clima, I, o que inclui sol, chuva, vento, maré, temperatura e mudanças de estações. Geralmente ecossistemas complexos são usados por humanos que colheram a produção de um campo de madeira ou vida selvagem. A produção no sistema é K4*B.

9 A produção líquida (DB) é o crescimento da biomassa menos sua respiração e uso para diversidade. O gráfico de simulação na figura III-15 mostra o crescimento da produtividade, biomassa e diversidade. Produção bruta (PG), a qual é proporcional as fontes de energia externas (I), aumenta com a biomassa e diversidade e níveis rapidamente.

10 Biomassa e diversidade ambas nivelam para o balanceamento. Quando a produção bruta não está mais aumentando, a produção líquida diminui conforme a produção vai para manutenção. A princípio a maioria da produção bruta é ganho líquido indo para a biomassa.

11 Ecossistemas com espécies similares de plantas e animais são encontradas em zonas de climas similares. Os maiores tipos de ecossistemas com seus organismos típicos são chamados biomas. O clímax das espécies em um bioma de solo é a grama; em recifes de coral é o coral; na tundra gramas especiais e ervas desenvolvem e podem viver em um pequeno período de crescimento e solo permanentemente congelado. Exemplos de sistemas de sucessão e clímax

12 Diferentes espécies ocupam o mesmo nicho em áreas diferentes. As civilizações humanas também passam por sucessão e climax. Como exemplo nós temos os grandes herbívoros na tundra, o caribú vive na tundra na América do Norte e a rena no mesmo nicho na tundra do norte europeu.

13 Finalmente, pelo menos por algum tempo, a cultura pode chegar a um estado de clímax de equilíbrio com a grande diversidade. Eles começam com poucas pessoas na área; a população cresce conforme a economia cresce. Negócios podem passar por estágios de crescimento (sucessão) e em seguida, caso eles sobrevivam, eles podem chegar a um equilíbrio (clímax).

14 Problemas Experimentais "E se" 1. Se o crescimento ocorre sem germinação de novas espécies, o que acontecerá com a quantidade de biomassa? Mude o padrão para S=0 e execute o programa. 2. Se você aumentar a colheita (produção) 20 vezes (K4) o que acontecerá com a biomassa e a diversidade? 3. O que aconteceria ao sistema se houvesse uma mudança climática qual reduzisse a chuva a metade. Mude I para 0.5.

15

16 COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+ * Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF + Santa Fe Community College, Gainesville Center for Environmental Policy, 424 Black Hall University of Florida, Gainesville, FL, Copyright 1994 Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp Enrique Ortega Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin Liana Barbudo Carrasco Campinas, SP, 20 de julho de 2007


Carregar ppt "214. Sucessão e clímax (CLIMAX). Este é um modelo de sucessão biológica levando a um clímax do ecossistema. Em um campo descampado um pouco de grama e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google