A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 30. SIMULANDO O FUTURO. OBJETIVOS: 1. Explicar, usando um modelo simples do sistema econômico mundial, que o crescimento do mundo pode atingir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 30. SIMULANDO O FUTURO. OBJETIVOS: 1. Explicar, usando um modelo simples do sistema econômico mundial, que o crescimento do mundo pode atingir."— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 30. SIMULANDO O FUTURO. OBJETIVOS: 1. Explicar, usando um modelo simples do sistema econômico mundial, que o crescimento do mundo pode atingir um máximo e declinar; 2. Explicar a relação entre o modelo de um país e o modelo do mundo; 3. Explicar o papel do combustível fóssil no crescimento econômico mundial do futuro; 4. Discutir os fatores para um estado estacionário da economia.

2 CAPÍTULO 30. SIMULANDO O FUTURO. Nos capítulos precedentes, a magnitude da economia era relativa às fontes dentro e fora dela, que pudessem ser atrativas (pela imagem, imigração, investimentos, compras e comércio). Que a economia se expanda, cresça ou decline depende do perfil das fontes renováveis e não renováveis disponíveis e das formas como serão utilizadas.

3 CAPÍTULO 30. SIMULANDO O FUTURO. Neste capítulo é apresentado um modelo que mostra as tendências futuras do planeta. Paralelamente se apresenta o modelo de resposta de um estado para ultilizarmos como parâmetro em relação à influência mundial. O modelo é muito simples, com o objetivo de mostrar em detalhes as subidas e descidas, sugerindo uma grande faixa de tendências.

4 30.1 UM MODELO DA TENDÊNCIA MUNDIAL. O modelo da Figura 30.1 relata os bens mundiais totais e a economia global da disponibilidade de fontes renováveis e não renováveis. As fontes renováveis são a matéria orgânica, como solo e madeira, que são "renovados" pelo fluxo equilibrado de energia solar. As fontes não renováveis são as reservas de combustíveis, como carvão, petróleo e gás natural.

5 30.1 UM MODELO DA TENDÊNCIA MUNDIAL. Os bens econômicos são todas as edificações, estradas, máquinas, e bens produzidos pelo sistema econômico mundial. São armazenados e retroalimentados a medida que são necessários para incrementar a produção.

6 Figura 30.1 Modelo simplificado da tendência mundial.

7 30.2 RESULTADOS DA SIMULAÇÃO DO MODELO DA TENDÊNCIA MUNDIAL. Os resultados da simulação do modelo mundial (Figura 30.1) são exibidos na figura O programa começa 300 anos atrás, quando existiam poucos bens econômicos mas grandes depósitos de combustíveis, solos e madeira. É desenvolvido um padrão de estado estacionário de recursos utilizados e bens econômicos, até que se faça dependente do combustível mundial utilizado, aproximadamente em 1900.

8 30.2 RESULTADOS DA SIMULAÇÃO DO MODELO DA TENDÊNCIA MUNDIAL. Logo depois de incluir os combustíveis, apresenta-se um grande impulso de desenvolvimento econômico mundial e diminui o nível de recursos ambientais até que os combustíveis são quase totalmente consumidos.

9 Figura 30.2 Resultados da simulação do Modelo da tendência mundial. (Figura 28.1). O uso de combustíveis começa no ano de 1900.

10 30.2 RESULTADOS DA SIMULAÇÃO DO MODELO DA TENDÊNCIA MUNDIAL. O gráfico da Figura 30.2 apresenta uma rápida ascensão dos bens econômicos mundiais seguido de um declínio até um nível baixo que pode ser mantido por fontes renováveis. A nivelação e declínio pode ainda começar em alguns países, e possivelmente ser a tendência geral para a maior parte dos países ao redor do ano 2000, a medida que a eMergia líquida de combustíveis e minerais, disponíveis a nível mundial, decline.

11 30.2 RESULTADOS DA SIMULAÇÃO DO MODELO DA TENDÊNCIA MUNDIAL. A forma e momento exato das curvas na Figura 30.2 estão mais adiante da extensão de "macro- minimodelos" como este. Os modelos simples não possuem detalhes suficientes para produzir, em pequena escala, as mudanças de subida e descida que podem predominar em determinada década. O consumo mundial de combustíveis não tem aumentado muito nesta década.

12 Demos o modelo de um estado na Figura Observe que seus recursos incluem aqueles que estão dentro do estado e aqueles que podem ser adquiridos de fontes externas. Na Figura 30.3, à direita, se proporciona o modelo de um estado onde a água é um fator importante, e a disponibilidade dos recursos mundiais para o estado se determina pelo modelo mundial na direita SIMULANDO A TENDÊNCIA DE UM ESTADO.

13 No estado, se utiliza a chuva, terras e águas superficiais como índices de recursos ambientais, representando os demais tipos de solo, agricultura e florestas. Como o diagrama na Figura 24.2, o estado depende das fontes locais para produzir bens (para comércio) que possam ser intercambiados por fontes externas.

14 30.3 SIMULANDO A TENDÊNCIA DE UM ESTADO. O fluxo de bens e combustíveis externos ao estado também depende de sua disponibilidade. Esta disponibilidade é alterada por mudanças nos bens mundiais.

15 Figura 30.3 Modelo combinado de um estado e do mundo.

16 30.4 SIMULAÇÕES DE CRESCIMENTO DE UM PAÍS MANTIDO PELO CRESCIMENTO DOS BENS MUNDIAIS. Os resultados da simulação combinada estão na Figura Aqui, os recursos importados pelo estado em troca de exportações foram programados para estar em proporção aos bens mundiais. Desta maneira, o modelo mundial será feito para manter o modelo estatal.

17 Figura 30.4 Simulação de modelo de tendências de um país mantido pelo modelo mundial (Figura 30.3).

18 30.3 SIMULANDO A TENDÊNCIA DE UM ESTADO. Na parte superior do gráfico, na Figura 30.4, os bens mundiais crescem e decrescem como na simulação da Figura O crescimento dos bens mundiais faz disponível suplementos crescentes de recursos para a economia do país depois de 1900, quando os combustíveis foram incluídos. Os bens do país (a metade superior do gráfico na Figura 30.4) crescem muito rapidamente depois de 1900 em resposta ao incremento de recursos disponíveis do mercado mundial.

19 30.3 SIMULANDO A TENDÊNCIA DE UM ESTADO. A medida que o crescimento mundial cresce e declina, a disponibilidade de recursos externos decresce e o nível de crescimento do país diminui até um estado estacionário sustentado pelos recursos renováveis. A água se restabelece a um nível que tem as mesmas características dos estados iniciais depois do impulso de crescimento.

20 30.5 SIMULAÇÃO DO CRESCIMENTO DE UM PAÍS QUANDO NÃO EXISTEM RECURSOS EXTERNOS DISPONÍVEIS. Se o país se desenvolve sem qualquer recurso obtido por tratados com o resto do mundo, não poderá crescer muito. Na Figura 30.5, a simulação mostra a economia de um estado construída até um nível moderado baseado em recursos ambientais locais. Este desenvolvimento dos bens do estado diminui os recursos ambientais (água) a níveis ligeiramente mais baixos que antes do desenvolvimento.

21 Figura 30.5 Simulação do modelo de tendência (Figura 30.3) sem conexão com o modelo mundial.

22 30.6 SIMULAÇÃO DO CRESCIMENTO DE UM PAÍS COM UM INCREMENTO ESTÁVEL NA DISPONIBILIDADE DE RECURSOS EXTERNOS. Muitas pessoas pensam que o crescimento dos bens mundiais continuará por um longo tempo. Nesta simulação (Figura 30.6) os recursos mundiais, recebidos em troca das exportações, crescem sem interrupções em todo o tempo da simulação.

23 Figura 30.6 Simulação do modelo de tendência de um país (Figura 30.3) com um incremento constante nos bens mundiais.

24 30.6 SIMULAÇÃO DO CRESCIMENTO DE UM PAÍS COM UM INCREMENTO ESTÁVEL NA DISPONIBILIDADE DE RECURSOS EXTERNOS. Como é mostrado na Figura 30.6, o crescimento dos bens de um país não continua indefinidamente, ainda quando mais e mais investimentos de combustíveis, bens e serviços se recebem do exterior. Com tão favorável disponibilidade de recursos externos, pode-se esperar um grande crescimento na economia do país.

25 30.6 SIMULAÇÃO DO CRESCIMENTO DE UM PAÍS COM UM INCREMENTO ESTÁVEL NA DISPONIBILIDADE DE RECURSOS EXTERNOS. Não obstante, os recursos ambientais (nesta simulação estão representados pela água) se graficam descendendo a tão baixos níveis que podem limitar mais adiante o crescimento da economia. Isto corresponde a algumas condições que se tem observado atualmente em parte de alguns países.

26 QUESTÕES 1.Faça uma lista de alguns recursos renováveis e não renováveis que influam no crescimento futuro de um país. 2.Discuta o que quer dizer "bens de um país". 3.Discuta o que aconteceria aos recursos ambientais de um país se a quantidade de combustível fóssil do mundo fosse ilimitada.


Carregar ppt "CAPÍTULO 30. SIMULANDO O FUTURO. OBJETIVOS: 1. Explicar, usando um modelo simples do sistema econômico mundial, que o crescimento do mundo pode atingir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google