A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AM 020 A crise do sistema global, os desafios sociais e a universidade necessária Enrique Ortega FEA, Unicamp, Agosto-novembro de 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AM 020 A crise do sistema global, os desafios sociais e a universidade necessária Enrique Ortega FEA, Unicamp, Agosto-novembro de 2013."— Transcrição da apresentação:

1 AM 020 A crise do sistema global, os desafios sociais e a universidade necessária Enrique Ortega FEA, Unicamp, Agosto-novembro de 2013

2 Programa (parte 1) 1. A energia (petróleo, carvão, gás e minerais). 2. A falta de água e de hidroeletricidade. 3. A falta de terra agrícola fértil para produzir alimentos e outros produtos do campo. 4. O crescimento e a concentração da população. 5. A crise do trabalho (emprego em número e qualidade suficiente). 6. O excesso de resíduos, emissões e efluentes. 7. A perda da resiliência da biosfera (incluindo o aquecimento global).

3 Programa (parte 2) 8. A dinâmica do capitalismo: colonização, saqueio e acumulação. O consumo de massa. O crescimento dos custos e redução dos rendimentos. 9. A crise financeira (o capital monetário a serviço da especulação). Soluções temporárias e agravantes. 10. A crise cultural: carência de alternativas e de formas de auto-organização do povo. Como superar a crise global como um todo? 11. Como ocorre a interligação das crises? 12. Qual é papel da universidade? (A universidade necessária) 13. Quais as estratégias gerais possíveis?


Carregar ppt "AM 020 A crise do sistema global, os desafios sociais e a universidade necessária Enrique Ortega FEA, Unicamp, Agosto-novembro de 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google