A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TA542 Economia Agroalimentar Janeiro de 2013

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TA542 Economia Agroalimentar Janeiro de 2013"— Transcrição da apresentação:

1 TA542 Economia Agroalimentar Janeiro de 2013
Prof. Dr. Enrique Ortega DEA, FEA, Unicamp Laboratório de Engenharia Ecológica

2 Programa da disciplina folha#1
Aulas A visão de sistemas para perceber de forma melhor a realidade. O que é Alimentação? O que é Beneficiamento e Industrialização de alimentos? Os alimentos através da história. O que é o Mercado? A energia dos alimentos e a energia incorporada no processo de produção. Capacidade de sustentação dos ecossistemas. Pegada ecológica (intensidade de consumo).

3 Programa da disciplina folha#2
Aulas História da agricultura e do desenvolvimento do Brasil. Tipificação dos modelos de produção de alimentos. Tendências na produção e consumo de alimentos. A energia dos alimentos e a energia incorporada neles. Capacidade de sustentação dos ecossistemas. Pegada ecológica (intensidade de consumo). As mudanças climáticas e a produção de alimentos. Os limites de resiliência da biosfera.

4 Programa da disciplina folha#3
Aulas Autossuficiência, Segurança e Soberania Alimentar. A Globalização, o Imperialismo e a Crise do sistema global e seu impacto na produção e o consumo de alimentos. As mudanças climáticas e a produção de alimentos. Os limites de resiliência da biosfera. Estudos de caso: alimentos básicos (feijão, arroz, mandioca), as commodities (soja, milho, café), biocombustíveis, desmatamento e pecuária extensiva e a pecuária intensiva (leite, carne). Cadeias agroalimentares.

5 Programa da disciplina folha#4
Aulas Análise integral de sistemas de produção usando emergia. Exemplos de cálculo de indicadores emergéticos, econômicos e sociais de sistemas agroalimentares. Avaliação de Políticas Públicas e Privadas. 1º teste de conhecimentos.

6 Programa da disciplina folha#5
Aulas Ocupação do território geográfico do Brasil. O uso da terra e a Sustentabilidade e a Resiliência. A Agenda 21 e o Desenvolvimento Sustentável. A Economia Verde Capitalista versus o Decrescimento junto com Ecossocialismo.

7 Programa da disciplina folha#6
Aulas Proteções ao Produtor e ao Consumidor. O modelo SIPAES e a inovação na estruturação fundiária e no planejamento de bacias hidrográficas. Propostas para Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade, nos Centros de Pesquisa e nas Empresas 2º teste de conhecimentos Exame


Carregar ppt "TA542 Economia Agroalimentar Janeiro de 2013"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google