A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FONTE: Desmatamento: existe uma crescente pressão sobre os biomas; 1. INTRODUÇÃO – Problema.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FONTE: Desmatamento: existe uma crescente pressão sobre os biomas; 1. INTRODUÇÃO – Problema."— Transcrição da apresentação:

1 FONTE: Desmatamento: existe uma crescente pressão sobre os biomas; 1. INTRODUÇÃO – Problema motivador:

2 FONTE: Proposta de alteração do Código Florestal. FONTE: 1. INTRODUÇÃO – Problema motivador:

3 FONTE: Sucessão Ecológica SECUNDÁRIA 2. REFERENCIAL TEÓRICO

4 3. PERGUNTA GERADORA E HIPÓTESE Pergunta geradora: Todos os estágios sucessionais da floresta apresentam a mesma importância econômica e ecológica? Hipótese : Em um dado espaço, os valores intrínsecos das florestas mudam em função do seu estágio sucessional.

5 3.1 OBJETIVO Objetivo geral: Valorar, com base nos fluxos e estoques de massa e energia renováveis, as Áreas de Preservação Permanente de Mata Atlântida estacional semi-decidual, nos diferentes estágios sucessionais. FONTE: FONTE:

6 4. INOVAÇÃO METODOLÓGICA FONTE: FONTE: FONTE: Valoração dos recursos naturais Valoração ecológica dos recursos naturais FONTE: FONTE:

7 5. A METODOLOGIA FONTE: A Emergia contabiliza toda a energia potencial utilizada de forma direta e indiretamente na produção de um recurso que pode ser um bem ou um serviço. Howard Odum A Emergia = memória energética

8 A Emergia pode mensurar o trabalho da natureza da economia em uma base comum, que geralmente é a energia solar (ODUM, 1996). 5. A METODOLOGIA Relação para o ano de 2010: 2,89E12seJ/dólar

9 5. A METODOLOGIA

10 Dados primários (22) Dados secundários (33) 55 variáveis estudadas:

11 FONTE: 5. A METODOLOGIA * Áreas de estudo – Localização

12 5. A METODOLOGIA 2ª Etapa: Tabelas de avaliação emergética

13 6. RESULTADOS (ANEXO 1) Abas do SOFTWARE - LEIA VERSÃO

14 APP – 0 ano 6. RESULTADOS – Diagramas funcionais

15 APP – 7anos e 200 anos 6. RESULTADOS – Diagramas funcionais

16 APP – 25 anos e 75 anos 6. RESULTADOS – Diagramas funcionais

17 6. RESULTADOS

18

19

20 7. CONCLUSÕES A construção do modelo (Software) de valoração emergética evidenciou os diferentes valores das Áreas de Preservação Permanente, bem como sua importância econômica. A avaliação emergética consiste em um método que pode ser utilizado para uma valoração, dos Bens, Serviços e Danos Ambientais, baseada no funcionamento dos ecossistemas, oferecendo um contraponto para subsidiar novas pesquisas e discussões no âmbito da Economia Ecológica.

21 7. CONCLUSÕES Os diferentes manejos dos agroecossistemas podem resultar em prestação de serviços ambientais ou causar danos ambientais.

22 O valor dos serviços ambientais varia em função do tempo e de sucessão natural secundária. 7. CONCLUSÕES

23 A valoração emergética dos bens, serviços e danos ambientais evidencia a importância econômica da manutenção das APPs dentro dos agroecossistemas.

24 O proprietário de agroecossistemas com áreas florestadas é o maior beneficiário dos Serviços Ambientais durante o processo de sucessão natural secundária; um argumento que pode ser utilizado nos debates sobre as alterações do Código Florestal. 7. CONCLUSÕES

25 Os valores apresentados podem servir para reflexão dos agricultores, dos seus representantes e da sociedade civil, sobre a importância econômica destas áreas para os processos de tomada de decisão e formulação de Políticas Públicas Democráticas que preconizem Planos de: Uso e Ocupação do Solo, de Pagamento por Serviços Ambientais (ou incentivos fiscais) e Programas de Restauração Florestal. 7. CONCLUSÕES

26 O Poder Judiciário pode utilizar estes resultados como referência para calcular multas por danos e/ou impactos ambientais, visto que os impactos danificam ou esgotam os bens, reduzem os serviços e causam danos ambientais. 7. CONCLUSÕES O Modelo do Software LEIA Versão precisa ser calibrado, com a obtenção de dados primários mais precisos para “alimentar” o software; posteriormente, poderá ser validado com testes de simulação em diferentes escalas.

27 Diante de um desafio interdisciplinar, este trabalho apresenta os resultados de um primeiro esforço neste campo de investigação no Brasil; assim, aprimoramentos precisam ser feitos com o desenvolvimento de novas pesquisas neste tema, em diferentes biomas com áreas em processo de Sucessão Natural e Restauração Florestal. 7. CONCLUSÕES

28 Obriga do! LEIA Fazenda das Palmeiras Fazenda das Palmeiras


Carregar ppt "FONTE: Desmatamento: existe uma crescente pressão sobre os biomas; 1. INTRODUÇÃO – Problema."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google