A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

212. Fogo (FIRE). Fogo é um modelo pulsante, o qual inclui um interruptor. Conforme o fogo queima, ele libera nutrientes, os quais estimulam crescimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "212. Fogo (FIRE). Fogo é um modelo pulsante, o qual inclui um interruptor. Conforme o fogo queima, ele libera nutrientes, os quais estimulam crescimento."— Transcrição da apresentação:

1 212. Fogo (FIRE)

2 Fogo é um modelo pulsante, o qual inclui um interruptor. Conforme o fogo queima, ele libera nutrientes, os quais estimulam crescimento e ficam presentes na grama novamente. (Figura III-13). Quando a grama (Q) cresceu como uma massa crítica (G1), então o fogo é acionado. quando a grama tiver queimado a um nível bem baixo (G2) não há mais o suficiente para queimar, o fogo é desacionado.

3

4 No programa (Tabela III-13) o interruptor do fogo é acionado quando Q>G1 (veja enunciado). G2 é a quantidade de grama remanescente após o fogo. G1 e G2 são pontos iniciais e são mostrados no topo do símbolo do interruptor como na figura.

5 O total de nutrientes no sistema (TN) inclui os nutrientes no solo (N) mais aqueles ligados a grama (F*Q). Quando a grama (Q) é queimada, todos os nutrientes da grama queimada retornam ao solo: isto é, os nutrientes no solo são os nutrientes totais menos os nutrientes ligados a grama que não foi queimada (N-TN-F*Q).

6 http://www.unicamp.br/fea/ortega/ModSim/fire/fire Mi.xls

7 Quando estes são vermelhos, eles ilustram o fogo dramaticamente. As afirmações desenham as linhas dos valores Q e N tinham antes do fogo aos seus valores corretos após o fogo.

8 Muitos sistemas naturais possuem o fogo como parte de seu padrão normal. Florestas de pinhos no sudeste dos EUA, arbustos ao sul da Califórnia e no Mediterrâneo, e pastos ao redor do mundo seguem este padrão. Exemplos de Modelos de Interruptor

9 Algumas vezes o fogo aparece 4 ou 5 vezes no ano como no sudeste da Flórida; algumas vezes é a cada centena aproximadamente como na floresta de pinhos no Yellowstone National Park. Um esforço de crescimento segue o fogo, conforme os nutrientes são reciclados no solo.

10 Um exemplo econômico é o acúmulo de inventórios em uma loja até uma certa quantidade, seguido por uma promoção para vender a maioria. N devem ser um cabides vazios e prateleiras prontas para armazenar mais roupas.

11 Problemas Experimentais "E se" 1. A floresta pulsa com maior ou menor freqüência se mais nutrientes são adicionados ao sistema? O que você aumentaria no programa para descobrir? Faça-o e explique o resultado. 2. Se o fogo for apagado pelos bombeiros quando ele já havia queimado cerca de três-quartos de grama. O que aconteceria com o tempo do pulso? Mude o programa para que quando o fogo chegue Q diminui para 0.75 de G1. Execute o programa. Sua hipótese estava correta?

12 3. O que ocorre com o sistema do ciclo do fogo se o fogo é eliminado completamente? Elimine esta afirmação para ver. 4. Abaixe o sol e a chuva (I) a metade. Com que freqüência o fogo vem?

13 http://www.unicamp.br/fea/ortega/ModSim/fire/fire-212.html

14 COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+ * Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF + Santa Fe Community College, Gainesville Center for Environmental Policy, 424 Black Hall University of Florida, Gainesville, FL, 32611 Copyright 1994 Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp Enrique Ortega Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin Liana Barbudo Carrasco Campinas, SP, 20 de julho de 2007


Carregar ppt "212. Fogo (FIRE). Fogo é um modelo pulsante, o qual inclui um interruptor. Conforme o fogo queima, ele libera nutrientes, os quais estimulam crescimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google