A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

317. Desenvolvimento Econômico de uma nação (DEVELOP)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "317. Desenvolvimento Econômico de uma nação (DEVELOP)"— Transcrição da apresentação:

1 317. Desenvolvimento Econômico de uma nação (DEVELOP)

2 Cada nação tem diferentes recursos, que podem nutrir seu desenvolvimento econômico, afetando seus padrões e taxas de crescimento. A Figura IV-17a é um modelo genérico de qualquer país em desenvolvimento em vista agregada.

3 O diagrama mostra recursos renováveis ambientais entrando a esquerda (I0), reservas de recursos não-renováveis (F), preço (P3) indicando a disponibilidade de bens e serviços, disponibilidade de população para imigração (NE), disponibilidade de entrada de capital investimentos (IV), e disponibilidade de mercados indicados por preços de produtos prontos (P2) e matérias-primas ambientais (P1).

4

5 O estado da não é indicado por quatro depósitos dentro do sistema de recursos, (A); população (N); dinheiro em mãos (M); e débito para exteriores (D). Quando uma simulação típica é executada (Figura IV-17b), estas variáveis são plotadas. Na seção inferior da Figura IV-7b, recursos (A) aumentam conforme reservas (F) são usadas. A população (N) aumenta devido a imigração atraída e reprodução.

6 Indicada na parte alta do gráfico, débito (D) aumenta, ajudando a reduzir o dinheiro (M) disponível para comprar novos investimentos. D inclui investimentos que compram parte da economia para que o lucra seja transferido externamente. Apesar de não ser mostrado separadamente, a informação pode ser considerada como agregada a população, uma parte essencial de desenvolvimento de uma economia vital.

7 http://www.unicamp.br/fea/ortega/ModSim/develop/develop Mi.xls

8 Exemplos As centenas de estados e nações do mundo são exemplos. Alguns como próximos países do norte possuem grandes reservas não-renováveis (F) e menos investimento renováveis (I0). Alguns países recebem investimentos massivos e possuem grandes débitos.

9 Alguns países possuem lenta imigração de pessoas e suas informações. Alguns vendem mais; alguns desenvolvem seus recursos para uso próprio. Os efeitos das diferenças nos recursos podem ser estudadas no modelo, que pode ajudar a entender os sistemas reais muito mais complexos.

10 Problemas experimentais "E se" Para estudar os efeitos que cada tipo de recurso pode ter, faça mudanças no programa e execute. Após fazer uma mudança, tenha certeza de retornar para quantidade de sua condição original antes de realizar o próximo problema.

11 1. Qual é o efeito na simulação mostrada na figura IV-17b se não houvessem recursos não-renováveis? Estabeleça F = 0. 2. Qual é o efeito no crescimento se não houvessem investimentos de fora e então nenhum débito externo ou lucro exportado? Estabeleça M = 0.

12 3. Qual é o efeito do aumento de preços de importações exteriores relativas aos preço dos exportados? Dobre P3. 4. Qual é o efeito do isolamento do comércio com todos os recursos usados em casa, sem dinheiro para comprar bens e serviços externos? Estabeleça P1 e P2 a 0 e redirecione as exportações em recursos adicionando os termos N3*R e N4*R*A*N para a mudança na equação para recursos (DA).

13 http://www.unicamp.br/fea/ortega/ModSim/develop/develop-317.html

14 COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+ * Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF + Santa Fe Community College, Gainesville Center for Environmental Policy, 424 Black Hall University of Florida, Gainesville, FL, 32611 Copyright 1994 Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp Enrique Ortega Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin Liana Barbudo Carrasco Campinas, SP, 20 de julho de 2007


Carregar ppt "317. Desenvolvimento Econômico de uma nação (DEVELOP)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google