A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

213. Oscilação devido ao controle pelo consumidor da produção numa lagoa (LAGOON)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "213. Oscilação devido ao controle pelo consumidor da produção numa lagoa (LAGOON)"— Transcrição da apresentação:

1 213. Oscilação devido ao controle pelo consumidor da produção numa lagoa (LAGOON)

2 Um mini-modelo de uma lagoa tropical marinha é mostrada na Figura III-14. A lagoa é cercada por um cinto de mangue (M) com área A o qual cerca uma bacia rasa contendo comunidades de algas produtivas na água e no fundo raso 1 m de profundidade ou menos.

3 Organismos maiores como camarões e peixes jovens consomem os detritos do mangue e algas. A água da lagoa troca com o mar através de uma pequeno e estreito canal que flui mais para fora do que para dentro devido à água fresca ser recebida a partir do esgotamento de terra.

4

5 O mini-modelo ilustra os padrões da cadeia alimentar em ecossistemas e na reciclagem de nutrientes minerais. Conforme já demonstrado, o acúmulo de detritos permite que os consumidores superiores desenvolvam uma oscilação presa- rapina. Isto causa a oscilação do ciclo dos nutrientes e da produção e dos caminhos auto catalíticos para os consumidores superiores.

6 Este é um exemplo de maneiras que as espécies maiores podem controlar a peridiocidades dos ecossistemas. As fontes externas, sol, entrada de nutriente e padrões da maré são mantidos constantes. Eles possuem fornecimento limitado de entrada o que leva a capacidade de transporte geral do sistema tão longe quanto chegam os organismos superiores.

7 Mi.xls

8 Assim, os nutrientes e a taxa de produção de algas são mostrados sem estoque, respondendo sem atraso a qualquer mudança na suas entradas e saídas. Para uma escala de tempo dos meses e anos, os altos e baixos do fitoplâncton devidos a sua própria flutuação de seu próprio estoque são muito curtas para afetar os componentes mais altos da cadeia alimentar com tempos maiores de retorno.

9 Em algumas maneiras, especialmente nas oscilações presa-rapina controlam o período mais longo de oscilação de nutrientes e produção de plantas, o modelo ilustra ecossistemas aquáticos rasos de água fresca como no tipo marinho. Alguns ecossistemas terrestres como a tundra ártica podem operar similarmente mas com tempo em anos mais do que meses. Exemplos de outros ecossistemas com reciclagem de oscilações

10 Problemas Experimentais "E se" 1. No modelo na Figura III-14 e programa LAGOON aumenta o escoamento dos nutrientes da terra para a lagoa e através da borda de mangue. aumente NR de 1 para 3. O que acontece com os níveis e as oscilações?

11 2. Suponha que a área de mangues é reduzida pelo corte. Mude A de 0,1 para 0 e M para 0. Qual efeito foi observado nos detritos e consumidores? 3. A produção de camarões é dependente de larvas da reprodução costeira levando-os de volta a lagoa pela maré. Suponha que não há larvas disponíveis. Coloque L=0 e S=0. Qual é o efeito nos camarões da lagoa? Quais outros efeitos foram observados?

12

13 COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+ * Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF + Santa Fe Community College, Gainesville Center for Environmental Policy, 424 Black Hall University of Florida, Gainesville, FL, Copyright 1994 Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp Enrique Ortega Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin Liana Barbudo Carrasco Campinas, SP, 20 de julho de 2007


Carregar ppt "213. Oscilação devido ao controle pelo consumidor da produção numa lagoa (LAGOON)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google