A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Vemos abaixo os componentes do processo de comunicação e a relação entre eles. Na comunicação oral ou escrita, normalmente, um dos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Vemos abaixo os componentes do processo de comunicação e a relação entre eles. Na comunicação oral ou escrita, normalmente, um dos."— Transcrição da apresentação:

1 FUNÇÕES DA LINGUAGEM

2 Vemos abaixo os componentes do processo de comunicação e a relação entre eles. Na comunicação oral ou escrita, normalmente, um dos elementos é mais enfatizado que outros. Emissor função emotiva Receptor função apelativa Contexto função referencial Mensagem função poética Canal função fática Código função metalingüística

3 ÊNFASE NO EMISSOR FUNÇÃO EMOTIVA

4 CARACTERÍSTICAS   SUBJETIVIDADE – Predomínio da primeira pessoa   VISÃO INTIMISTA   UNILATERALIDADE   PREOCUPAÇÃO COM O “EU”   OPINIÕES E RELATOS PESSOAIS

5 Não sei quem sou, que alma tenho. Quando falo com sinceridade não sei com que sinceridade falo. Sou variamente outro do que um eu que não sei se existe (se é esses outros)... Sinto crenças que não tenho. Enlevam-me ânsias que repudio. A minha perpétua atenção sobre mim perpetuamente me ponta traições de alma a um carácter que talvez eu não tenha, nem ela julga que eu tenho. Sinto-me múltiplo. Fernando Pessoa

6

7 “Eu uso shampoo Elsève porque dá mais brilho”. Eu gosto... Eu penso... Eu aprovo...

8 ÊNFASE NO REFERENTE ASSUNTO FUNÇÃO REFERENCIAL INFORMATIVACOGNITIVA

9 FUNÇÃO FUNÇÃO REFERENCIAL   OBJETIVIDADE   ÊNFASE NA INFORMAÇÃO   CONHECIMENTO E ESCLARECIMENTO   LINGUAGEM DENOTATIVA   VISÃO UNIVERSAL   USO DA 3ª PESSOA   TEXTOS JORNALÍSTICOS, INFORMATIVOS, CIENTÍFICOS

10

11 Louis Lanzano/AP Modelo disse que foi ameaçada e atacada por Copperfield (foto) Chuva ácida afeta regiões do mundo “Parte dos 120 mil km cúbicos de chuvas que, em média, a cada ano caem sobre os continentes, já não trazem mais a vida, mas a morte lenta e penosa para lagos, florestas, animais e pessoas numa escala sem precedentes, desde que a Segunda Revolução Industrial criou o motor a explosão e com ele libera a cada ano milhares de toneladas de resíduos combustíveis fósseis na atmosfera da Terra.” (Folha de S. Paulo)

12 Fotografias de imprensa: supostamente, deveriam ter uma função referencial, mas, na realidade, algumas situam-se entre ela e a função expressiva. Oded Balilty

13 ÊNFASE NO RECEPTOR FUNÇÃO CONATIVA APELATIVA

14   INFLUENCIAR   CONVENCER / PERSUADIR   SUGESTIONAR   CONVIDAR   APELAR   ORDENAR

15 CARACTERÍSTICAS   Verbos no imperativo   Orações optativas (expressam desejos)   Uso de vocativo   Referência direta ao receptor

16

17

18 ÊNFASE NO CÓDIGO FUNÇÃO METALINGUÍSTICA

19   Explica o código.   O tema é o código.   O tema refere-se a si mesmo: por exemplo um programa de televisão que fale sobre a televisão, um poema que discuta o ato de fazer poesia.

20 Escher ( )

21

22 Gastei uma hora pensando em um verso que a pena não quer escrever. No entanto ele está cá dentro inquieto, vivo. Ele está cá dentro e não quer sair. Mas a poesia deste momento inunda minha vida inteira. Carlos Drummond de Andrade

23 Las meninas de Velásquez A pintura descreve o ato de pintar

24 ÊNFASE NO CANAL FUNÇÃO FÁTICA

25   Testar o canal de comunicação   Verificar se é possível iniciar o processo de comunicação.

26 - Olá, como vai? - Tudo bem, eu vou indo, e você? - Bem, obrigada.

27 Função fática Plim plim

28 ÊNFASE NA MENSAGEM LINGUAGEM POÉTICA

29 POÉTICA FUNÇÃO POÉTICA   Preocupação estética   Linguagem figurada   Combinações sonoras, visuais   Jogo de palavras   Beleza do texto

30

31

32 Marcelo Moura

33

34   VASO GREGO     Esta de áureos relevos, trabalhada   De divas mãos, brilhante copa, um dia,   Já de aos deuses servir como cansada   Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.     Era o poeta de Teos que a suspendia   Então, e, ora repleta ora esvasada,   A taça amiga aos dedos seus tinia,   Toda de roxas pétalas colmada.     Depois... Mas o lavor da taça admira,   Toca-a, e do ouvido aproximando-a, às bordas   Finas hás-de lhe ouvir, canora e doce,     Ignota voz, qual se da antiga lira   Fosse a encantada música das cordas,   Qual se essa voz de Anacreonte fosse.   Alberto de Oliveira

35

36 ENEM 2009

37

38 Determine a função da linguagem que predomina nos textos abaixo: a) Olá, como vai? Eu vou indo, e você, tudo bem? Tudo bem, eu vou indo, correndo, pegar meu lugar no futuro. E você? Paulinho da Viola b) Eu, filho do carbono e do amoníaco, Monstro de escuridão e rutilância, Sofro, desde a epigênese da infância, A influência má dos signos do zodíaco. Augusto dos Anjos c) Pleonasmo: redundância de termos que em certos casos tem emprego legítimo, para conferir à expressão mais vigor, ou clareza. d) Machado de Assis nasceu no dia 21 de junho de 1839, no Morro do Livramento, Rio de Janeiro.

39 e) Abuse e Use C&A f) É sempre nos meus pulos o limite. É sempre nos meus lábios a estampilha. É sempre no meu não aquele trauma. Carlos Drummond de Andrade g) A vida só é possível Reinventada. Anda o sol pelas campinas e passeia a mão dourada pelas águas, pelas folhas... Cecília Meireles h) 12 de abril de 1961: a bordo da cápsula espacial Vostok I, o astronauta soviético Yuri Gagarin, 27 anos, é o primeiro homem a realizar um vôo em órbita do nosso planeta.

40 i)Experimenta! Experimenta! Experimenta! Experimenta! Experimenta! Experimenta! Experimenta! Experimenta! j) — Alô, está me ouvindo? — Ahn? — Está me escutando? -- Não muito bem Então ligo depois. K) Não se pode mudar o curso do rio, pelo menos, não sem tocá-lo; e o sonho era como o rio, ia e vinha sem se dividir, sem parar. E nele a vida. (Mônica Mazzoni) l) Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz; onde há ódio, consenti que eu semeie o amor. Prece de São Francisco de Assis

41 m) Escolha seu patrão no Classifollha EMPREGOS. Todo domingo na Folha de S. Paulo. n) A linguagem é fundamental, pois é através dela que o homem se comunica, transmite experiências, ouve outras, troca informações e aprende, além de apreender os valores que o integrarão na comunidade social. o) Pamonha! Pamonha! Pamonha! É o puro creme do milho! Venha comprar, freguesa. p) Quem é esse viajante Quem é esse menestrel Que espalha esperança E transforma sal em mel? Milton Nascimento

42  q) r)

43  s)t)


Carregar ppt "FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Vemos abaixo os componentes do processo de comunicação e a relação entre eles. Na comunicação oral ou escrita, normalmente, um dos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google