A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-13 A Terra: as estações do ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-13 A Terra: as estações do ano."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-13 A Terra: as estações do ano

2 Estações do ano Durante o ano, o clima onde você mora se altera e, dependendo da sua localização, as estações podem ser marcadas por temperaturas extremas.

3 A Terra apresenta uma inclinação cerca de 23º, e isso resulta as estações do ano. Por causa da inclinação, certas áreas do planeta recebem menos raios solares do que outras, algumas estão quentes, e outras, frias.

4 O início de cada estação é definido por dois fenômenos astronômicos: O Solstício (para o verão e o inverno) e o Equinócio (para a primavera e o outono). Estações do ano

5 Equinócio Fenômeno onde a duração do dia é idêntica à da noite e os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de luz, normalmente nos dias 21 de março e 23 de setembro.

6 Os equinócios definem as mudanças de estações do ano: no dia 21 de março, tem início a primavera no Hemisfério Norte e o outono no Hemisfério Sul; no dia 23 de setembro, ocorre o contrário – outono no Hemisfério Norte e primavera no Hemisfério Sul. Equinócio

7 Solstício Solstício, consiste no instante em que o Sol atinge maior declinação, fato que provoca maior intensidade de radiação solar em um dos hemisférios, caracterizando o solstício de verão (dia maior que a noite). Nesse momento, o outro hemisfério estará em solstício de inverno (quando a noite é maior que o dia).

8 Normalmente, entre os dias 21 ou 22 de dezembro os raios solares incidem verticalmente sobre o Trópico de Capricórnio, desencadeando o solstício de verão no Hemisfério Sul e o solstício de inverno no Hemisfério Norte. No dia 21 ou 22 de junho, os raios solares incidem verticalmente sobre o Trópico de Câncer, promovendo o solstício de verão no Hemisfério Norte e o solstício de inverno no Hemisfério Sul. Vídeo: movimentos da Terra Solstício

9 Relações com o clima As variações no aquecimento determinadas pela forma da Terra e pela inclinação do eixo de rotação resultam em diferentes temperaturas na superfície terrestre e são responsáveis pelas correntes atmosféricas.

10 As correntes atmosféricas, transportam vapor d’água de um lugar para o outro, sendo determinantes para a distribuição das nuvens e da precipitação no planeta.

11 Distribuição desigual de luz nos hemisférios Crédito das imagens:

12 02h00min

13 03h00min

14 04h00min

15 05h00min

16 06h00min

17 06h33min

18 08h00min

19 09h00min

20 10h00min

21 11h00min

22 12h00min

23 13h00min

24 14h00min

25 Vídeo sobre previsão do tempo Faça uma pesquisa sobre as catástrofes causadas pelas temperaturas extremas do verão e do inverno nos Hemisférios Norte e Sul.


Carregar ppt "Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-13 A Terra: as estações do ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google