A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISTRIBUIÇÃO PERIFÉRICA DO NERVO TRIGÊMEO - NERVO MANDIBULAR Terceiro ramo do nervo trigêmeo, por possuir uma porção sensitiva e uma motora caracteriza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISTRIBUIÇÃO PERIFÉRICA DO NERVO TRIGÊMEO - NERVO MANDIBULAR Terceiro ramo do nervo trigêmeo, por possuir uma porção sensitiva e uma motora caracteriza."— Transcrição da apresentação:

1 DISTRIBUIÇÃO PERIFÉRICA DO NERVO TRIGÊMEO - NERVO MANDIBULAR Terceiro ramo do nervo trigêmeo, por possuir uma porção sensitiva e uma motora caracteriza o V par craniano como nervo misto.

2 Netter Antes de exteriorizar-se pelo forame oval (origem aparente craniana), podemos observar individualmente a porção sensitiva e a porção motora.

3 Netter Divide-se didaticamente em um tronco anterior, menor que dirige-se para anterior, e tronco posterior, maior com sua maior porção de direção inferior.

4 Netter O tronco anterior divide-se em dois outros troncos: -Tronco têmporo-masseterino (originando os nervos temporal profundo posterior e n. massetérico) -Tronco têmporo-bucal (originando os nervos temporal profundo anterior e n. bucal)

5 Schünke ns. temporais profundos n. bucal n. massetérico

6 Os ns. temporais profundo vão inervar o m. temporal e a cápsula da ATM. O n. massetérico vai inervar o m. masséter e tb a cápsula da ATM. O n. bucal inerva a mucosa e a pele da bochecha, a gengiva vestibular dos molares inferiores podendo chegar até a região de pré-molares e algumas vezes a gengiva vestibular dos molares superiores.

7 n. auriculotemporal Netter Já no tronco posterior temos o ramo colateral, n. auriculotemporal Responsável pela: exterocepção da região temporal, pavilhão da orelha, meato acústico externo, membrana do tímpano e glândula parótida. Propriocepção da cápsula da ATM e ainda veicula fibras secretomotoras para a glândula parótida.

8 n. auriculotemporaln. glossofaríngeo Netter Inervação da Glândula Parótida

9 n. alveolar inferiorn. lingual Netter O tronco posterior bifurca-se em nervos alveolar inferior e lingual.

10 Netter Schünke O n. alveolar inferior penetra no forame da mandíbula e percorre o canal da mandíbula onde emite ramos dentais e peridentais para os dentes inferiores.

11 Sobotta O n. alveolar inferior exterioriza-se pelo forame mentual onde passa a ser o nervo mentoniano, responsável pela inervação da pele do mento, lábio inferior e gengiva vestibular dos dentes anteriores.

12 Schünke n. milo-hióideo O n. alveolar inferior antes de penetrar no forame da mandíbula emite um ramo colateral, n. milo-hióideo, para o m. milo-hióideo e ventre anterior do digástrico.

13 Netter O n. lingual é responsável pela inervação geral dos 2/3 anteriores da língua, mucosa sublingual e gengiva lingual de todos os dentes.

14 Schünke n. corda do tímpano VII par n. lingual O n. lingual veicula as fibras do nervo corda do tímpano (VII par) que será responsável pela sensibilidade gustativa dos 2/3 anteriores da língua e também por veicular fibras secretomotoras para as glândulas submandibular e sublingual.

15 Nervo Lingual n. corda do tímpano VII par Netter

16 n. facial n. corda do tímpanog. submandibular Netter Inervação das Glândulas submandibular e sublingual n. lingual

17


Carregar ppt "DISTRIBUIÇÃO PERIFÉRICA DO NERVO TRIGÊMEO - NERVO MANDIBULAR Terceiro ramo do nervo trigêmeo, por possuir uma porção sensitiva e uma motora caracteriza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google