A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nervo Acessório (XI par craniano) Jêmede Valença Jêmede Valença Leonardo Sales Leonardo Sales Thiago Catão Thiago Catão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nervo Acessório (XI par craniano) Jêmede Valença Jêmede Valença Leonardo Sales Leonardo Sales Thiago Catão Thiago Catão."— Transcrição da apresentação:

1 Nervo Acessório (XI par craniano) Jêmede Valença Jêmede Valença Leonardo Sales Leonardo Sales Thiago Catão Thiago Catão

2 O nervo acessório é exclusivamente motor. Apresenta 2 núcleos de origem, sendo um bulbar e outro medular. O nervo acessório é exclusivamente motor. Apresenta 2 núcleos de origem, sendo um bulbar e outro medular. A raiz bulbar nasce na raiz caudal do núcleo ambíguo e a raiz medular nasce do corno anterior dos primeiros cinco ou seis segmentos medulares cervical, que penetra no crânio pelo forame magno. A raiz bulbar nasce na raiz caudal do núcleo ambíguo e a raiz medular nasce do corno anterior dos primeiros cinco ou seis segmentos medulares cervical, que penetra no crânio pelo forame magno.

3

4 Na saída do bulbo, as raízes se unem para formar o tronco do acessório que irá originar dois ramos: o interno e o externo. Na saída do bulbo, as raízes se unem para formar o tronco do acessório que irá originar dois ramos: o interno e o externo. O ramo interno, que contém as fibras da raiz craniana (bulbar), reúne-se ao vago e distribuem-se em: O ramo interno, que contém as fibras da raiz craniana (bulbar), reúne-se ao vago e distribuem-se em: a)fibras eferentes viscerais especiais – inervam o músculo da laringe a)fibras eferentes viscerais especiais – inervam o músculo da laringe b)fibras eferentes viscerais gerais – inervam, juntamente com fibras vagais, as vísceras torácicas. b)fibras eferentes viscerais gerais – inervam, juntamente com fibras vagais, as vísceras torácicas. O ramo externo contém as fibras da raiz espinhal e inerva os músculos trapézio e esternocleidomastóideo. Em seu trajeto, passa pelo forame jugular. O ramo externo contém as fibras da raiz espinhal e inerva os músculos trapézio e esternocleidomastóideo. Em seu trajeto, passa pelo forame jugular.

5 Somente os axônios da raiz craniana possuem seus corpos celulares localizados no núcleo ambíguo. Somente os axônios da raiz craniana possuem seus corpos celulares localizados no núcleo ambíguo. Fibras Vagais deslocadas Fibras Vagais deslocadas Os axônios da raiz espinhal do nervo acessório possuem seus corpos celulares localizados no núcleo do acessório. Os axônios da raiz espinhal do nervo acessório possuem seus corpos celulares localizados no núcleo do acessório. O núcleo do acessório não faz parte da coluna motora visceral especial. O núcleo do acessório não faz parte da coluna motora visceral especial. Após sairem do forame jugular as fibras da raiz espinhal separam-se das fibras da raiz cranial. Após sairem do forame jugular as fibras da raiz espinhal separam-se das fibras da raiz cranial.

6 Lesões O comprometimento do ramo interno do nervo acessório se confunde com o comprometimento do n. vago. A lesão vagoacessoria (ramo interno) origina alterações da fonação e respiração. O comprometimento do ramo interno do nervo acessório se confunde com o comprometimento do n. vago. A lesão vagoacessoria (ramo interno) origina alterações da fonação e respiração. O comprometimento do ramo externo determina atrofia do músculo esternocleidomastóideo e da porção superior do trapézio. Nestes casos observa-se déficit na elevação do ombro e na rotação da cabeça. O comprometimento do ramo externo determina atrofia do músculo esternocleidomastóideo e da porção superior do trapézio. Nestes casos observa-se déficit na elevação do ombro e na rotação da cabeça.

7 BIBLIOGRAFIA MOORE, Keith: Anatomia orientada para a clínica, 4ª ed. Editora Guanabara, Rio de Janeiro-RJ, MOORE, Keith: Anatomia orientada para a clínica, 4ª ed. Editora Guanabara, Rio de Janeiro-RJ, NETTER, Frank H.: Atlas de anatomia humana, 2ªed. Novartis, Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, NETTER, Frank H.: Atlas de anatomia humana, 2ªed. Novartis, Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, MACHADO, Ângelo: Neuroanatomia Funcional, 2ª ed. Editora Atheneu, São Paulo- SP, MACHADO, Ângelo: Neuroanatomia Funcional, 2ª ed. Editora Atheneu, São Paulo- SP, 2004.


Carregar ppt "Nervo Acessório (XI par craniano) Jêmede Valença Jêmede Valença Leonardo Sales Leonardo Sales Thiago Catão Thiago Catão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google