A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORGULHO “Sentimento de dignidade pessoal, brio, altivez e conceito elevado ou exagerado de si mesmo. Soberba.” Dicionário Aurélio “Imperfeição espiritual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORGULHO “Sentimento de dignidade pessoal, brio, altivez e conceito elevado ou exagerado de si mesmo. Soberba.” Dicionário Aurélio “Imperfeição espiritual."— Transcrição da apresentação:

1 ORGULHO “Sentimento de dignidade pessoal, brio, altivez e conceito elevado ou exagerado de si mesmo. Soberba.” Dicionário Aurélio “Imperfeição espiritual que demonstra a ausência de humildade” (definição espírita) Concluímos que o orgulho é um exagero de auto-valorização que não se iguala à nossa realidade interior.

2 “Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será
“Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado.” Mateus 23 “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.” Mateus 18:4 “Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.” em Provérbios 16:18

3 “O orgulho vos induz a julgardes mais do que sois, a não aceitar uma comparação que vos possa rebaixar, e a vos considerardes, ao contrário tão acima dos vossos irmãos, quer em espírito, quer em posição social, quer mesmo em vantagens pessoais, que o menor paralelo vos irrita e aborrece. E o que acontece, então? Entregai-vos à cólera”. Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap IX Bem Aventurados os Brandos e Pacíficos. A Cólera.”

4 O Orgulho é o sentido da SEPARATIVIDADE Está calcado no MEDO
de ser subjugado de não ser amado MEDO da negação da anulação da morte, em última análise...

5 O que se consegue com atitudes orgulhosas?
Ficar estagnado em seus níveis e padrões de pensamento Viver numa atmosfera ilusória, de destaque social ou intelectual, criando assim, barreiras muito densas para penetrar na realidade de seu próprio eu interior.

6 vai se sentir vitorioso.
O que o orgulho faz... impede de pedir desculpas, mesmo quando se reconhece estar errado; nos impede muitas vezes de desabafar, de contar algo que nos oprime e incomoda Leva para a direção contrária da que sabemos ter que ir, só para não dar o braço-a-torcer; impede de ser razoável, de procurar um ser querido, de dar algo de si para seu semelhante. Eu não vou dar, me rebaixar, me humilhar, porque ele vai se sentir vitorioso.

7 CARACTERÍSTICAS DO ORGULHOSO
Amor-próprio muito acentuado: contraria-se por pequenos motivos; Reage explosivamente a quaisquer observações ou críticas de outrem em relação ao seu comportamento; Necessita ser o centro de atenções e fazer prevalecer sempre as suas próprias idéias; Não aceita a possibilidade de seus erros, mantendo-se num estado de consciência fechado ao diálogo construtivo; Menospreza as idéias do próximo; Ao ser elogiado por quaisquer motivos, enche-se de uma satisfação presunçosa, como que se reafirmando na sua importância pessoal;

8 CARACTERÍSTICAS DO ORGULHOSO
Preocupa-se muito com a sua aparência exterior, seus gestos são estudados, dá demasiada importância à sua posição social e ao prestígio pessoal; Acha que todos os seus circundantes (familiares e amigos ) devem girar em torno de si; Não admite se humilhar diante de ninguém, achando essa atitude um traço de fraqueza e falta de personalidade. Usa de ironia e do deboche para com o próximo nas ocasiões de contenda.

9 Abandonar o orgulho parece doloroso...
O orgulho parece colocar-nos de pé; parece ser nossa proteção e identidade Mas ele provoca grande atraso em nossas vidas!

10 Devemos nos concientizar de nossa real posição dentro da vida
Abandonar o orgulho não significa sujeição, submissão, desde que se tenha firmeza de propósitos. Servo no conceito do mundo no conceito do Cristo SERVIÇAL subtende atitude interesseira, barganha, tentar usufruir com a aparência de humildade... SERVIDOR é aquele cujo interesse fundamental é levar o seu semelhante ao bem-estar, principalmente moral, elevação e valorização de si mesmo por ser ele obra de Deus... Devemos nos concientizar de nossa real posição dentro da vida

11 Perdoar é liberar-se da carga que o orgulho impõe: a mágoa
A perda desse orgulho traz efeitos e consequências saudáveis para o ser... Mas como combatê-lo? Comece iniciando pelas pequenas coisas... falar baixo quando todos gritam, ser surdo à calúnias, Pedir desculpas dar algo de si que a consciência pede que se dê; procurar o outro para reconciliação...( se o outro aceita ou não realmente o problema é dele.) Perdoar- grande vacina contra o orgulho Perdoar é liberar-se da carga que o orgulho impõe: a mágoa A regra é simples: o orgulho é que nos separa do outro.

12 e mágoas pela vida inteira
A humildade, a simplicidade, o reconhecimento da falha humana seja em si ou no próximo é libertadora! ABRINDO MÃO DO ORGULHO NEM GUERRAS TERIAM! Orgulho de raças, de religiões, de castas, de posição social... O ORGULHO guarda os ressentimentos, alimenta feridas e mágoas pela vida inteira Com pequenas coisas pode-se minar a estrutura do orgulho...

13 Livrando-nos dos pequenos pesos fortaleceremos-nos para tratar dos pesos maiores...
Os ganhos tidos com atitudes de tolerância e humildade, farão com que se resolva situações, consideradas por nós como mais graves. Quando se ver, estar-se-á reconciliando e se unificando com desafetos do passado, estar-se-á mais flexíveis nas opiniões. Poder-se-á dormir em paz sem esperar recompensa.

14 Biografia: Dicionário Aurélio O Evangelho Segundo o Espiritismo, A.Kardec Manual Prático do Espírita, Ney Pietro Peres, Ed.Pensamento, Cap.16 Depois da Morte, Léon Denis, Cap.45 Florações evangélicas, cap.8 –Presunção Biblia, Novo Testamento Pesquisa e palestra realizada por Arlete Länzlinger, 2007 em Winterthur, Suíça, no CEEAK


Carregar ppt "ORGULHO “Sentimento de dignidade pessoal, brio, altivez e conceito elevado ou exagerado de si mesmo. Soberba.” Dicionário Aurélio “Imperfeição espiritual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google