A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 4: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Escopo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 4: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Escopo"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 4: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Escopo
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Graduação em Administração de Empresas Aula 4: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Escopo Prof. Dr. Antonio Cesar Amaru Maximiano Monitor: Renan Guedes, PMP® Prof. Dr. Amaru EAD615 Gerenciamento de Projetos 1º Semestre 2009

2 Objetivos da Aula e Agenda
Essa aula abordará as entradas, saídas e ferramentas de suporte ao desenvolvimento dos processos e atividades de Integração do Guia PMBOK® como 1) Coletar os requisitos 2) Definir o escopo 3) Criar a estrutura analítica do projeto (EAP/WBS) 4) Verificar o escopo 5) Controlar o escopo

3 O Desafio do Gerenciamento do Escopo de Projetos

4 Visão Geral Gerenciamento de Escopo do Projeto

5 Gerenciamento de Escopo Coletar os Requisitos
Processo de definir e documentar as funções e funcionalidades do projeto e do produto necessárias para atender às necessidades e expectativas das partes interessadas. O sucesso do projeto é diretamente influenciado pela atenção na captura e gerenciamento dos requisitos do projeto e do produto. Os requisitos incluem as necessidades quantificadas e documentadas, e as expectativas do patrocinador, cliente e outras partes interessadas. Esses requisitos precisam ser obtidos, analisados e registrados com detalhes suficientes para serem medido uma vez que a execução do projeto se inicie. Coletar os requisitos é definir e gerenciar as expectativas do cliente. Estes requisitos se transformam na fundação da EAP. O planejamento do custo, cronograma e da qualidade são todos construídos com base nesses requisitos. O desenvolvimento dos requisitos começa com uma análise da informação contida no termo de abertura e no registro das partes interessadas. Muitas organizações os categorizam em requisitos do projeto e requisitos do produto. Os requisitos do projeto podem incluir os de negócios, de gerenciamento do projeto, de entrega, etc. Os requisitos do produto podem incluir informações sobre os requisitos técnicos, de segurança, de desempenho, etc.

6 Gerenciamento de Escopo Coletar os Requisitos

7 Gerenciamento de Escopo Coletar os Requisitos

8 Gerenciamento de Escopo Definir o Escopo
Definir o escopo é o processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto. A preparação detalhada da declaração do escopo é crítica para o sucesso e baseia-se nas entregas principais, premissas e restrições que são documentadas durante a iniciação do projeto. Durante o planejamento, o escopo é definido e descrito com maior especificidade conforme as informações a respeito do projeto são conhecidas. Os riscos existentes, premissas e restrições são analisados para verificar sua integridade; riscos adicionais, premissas e restrições são adicionadas conforme necessário.

9 Gerenciamento de Escopo Definir o Escopo

10 Gerenciamento de Escopo Definir o Escopo

11 Gerenciamento de Escopo Criar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP)
Criar a EAP é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e de gerenciamento mais fácil. A estrutura analítica do projeto (EAP) é uma decomposição hierárquica orientada às entregas do trabalho a ser executado pela equipe para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas requisitadas, sendo que cada nível descendentes de EAP representa uma definição gradualmente mais detalhada do trabalho do projeto. A EAP organiza e define o escopo total e representa o trabalho especificado na declaração de escopo do projeto oficial/aprovada. O trabalho planejado é contido dentro dos componentes de nível mais baixo da EAP, que são chamados de pacotes de trabalho. Um pacote de trabalho pode ser agendado, estimado, monitorado e controlado. No contexto da EAP, o trabalho se refere a produtos de trabalho ou entregas que são o resultado do esforço e não o próprio esforço.

12 Gerenciamento de Escopo Criar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP)

13 Gerenciamento de Escopo Criar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP)

14 Gerenciamento de Escopo Exemplo de EAP: Decomposta até Pacotes de Trabalho

15 Gerenciamento de Escopo Exemplo de EAP: Organizada por Fases

16 Gerenciamento de Escopo Exemplo de EAP: Decomposta por Entregáveis

17 Gerenciamento de Escopo Verificar o Escopo
Verificar o escopo é o processo de formalização e aceitação das entregáveis concluídos do projeto. Ele inclui a revisão dos entregáveis com o cliente ou patrocinador para assegurar que foram concluídas satisfatoriamente e obter deles a aceitação formal sob os produtos apresentados. A verificação do escopo difere do controle de qualidade pois está interessada principalmente na aceitação dos entregáveis. O controle de qualidade se preocupa com a conformidade dos mesmo em relação aos requisitos de qualidade prescritos no plano de gerenciamento da qualidade. Ele é normalmente feito antes da verificação do escopo mas os dois processos podem ser executados paralelamente.

18 Gerenciamento de Escopo Verificar o Escopo

19 Gerenciamento de Escopo Verificar o Escopo

20 Gerenciamento de Escopo Controlar o Escopo
É o processo de monitoramento do andamento do escopo do projeto e do produto e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do escopo. O controle de escopo do projeto assegura que todas as mudanças solicitadas e ações corretivas ou preventivas são processadas através do processo realizar o controle integrado de mudanças. O controle do escopo do projeto é usado também para gerenciar as mudanças reais quando essas ocorrem e é integrado aos outros processos de controle. As mudanças não controladas são freqüentemente chamadas de scope creep. As mudanças são inevitáveis, exigindo, portanto, um processo de controle de mudanças formal e claro.

21 Gerenciamento de Escopo Controlar o Escopo

22 Gerenciamento de Escopo Controlar o Escopo

23 Bibliografia da Aula PMBOK® 4a Ed. 2008.
Seção III, Capítulo 5 Practice Standard of Work Breakdown Structures. 2nd Edition OGC, Programmes and Projects Resource Tookit Consultado em Dez, 2009. OGC, Programmes & Projects Documents Consultado em Dez, 2009.


Carregar ppt "Aula 4: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Escopo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google