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Dito e Feito, Porto Editora

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Apresentação em tema: "Dito e Feito, Porto Editora"— Transcrição da apresentação:

1 Dito e Feito, Porto Editora
1 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização

2 Programas de Português do Ensino Básico
Dito e Feito, Porto Editora 2 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Programas de Português do Ensino Básico Dicionário Terminológico Plano Nacional de Leitura

3 Metas de Aprendizagem Acordo Ortográfico 3 Dito e Feito, Porto Editora
Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Metas de Aprendizagem Acordo Ortográfico

4 Programa de Português Metas de Aprendizagem 2.º ciclo 4
Dito e Feito, Porto Editora 4 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Programa de Português 2.º ciclo Metas de Aprendizagem

5 5 PROGRAMA METAS DE APRENDIZAGEM Compreensão do oral
Dito e Feito, Porto Editora 5 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização PROGRAMA METAS DE APRENDIZAGEM Compreensão do oral Compreender discursos orais e cooperar em situação de interacção * Escutar para aprender e construir conhecimento * Compreensão de discursos orais * Adequação aos objectivos e aos participantes em situação de interacção Expressão oral Exprimir oralmente ideias e conhecimentos * Falar para construir e expressar conhecimento * Participar em situações de interacção oral * Organização do discurso * Fluência

6 6 PROGRAMA METAS DE APRENDIZAGEM Leitura Compreender
Dito e Feito, Porto Editora 6 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização PROGRAMA METAS DE APRENDIZAGEM Leitura Compreender e interpretar textos * Ler para construir conhecimento(s) * Ler para apreciar textos variados * Ler textos literários * Identificação de ideias centrais e de pormenores relevantes * mobilização e construção de conhecimentos e de ideias * Identificação do sentido de palavras e frases em contexto * Domínio da complexidade textual Tornar-se leitor * Estudo e construção de conhecimentos * Formação do gosto literário

7 7 PROGRAMA METAS DE APRENDIZAGEM Escrita Elaborar e divulgar textos
Dito e Feito, Porto Editora 7 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização PROGRAMA METAS DE APRENDIZAGEM Escrita Elaborar e divulgar textos * Escrever para construir e expressar conhecimento(s) * Escrever em termos pessoais e criativos * Planificação do texto * Redacção do texto * Revisão do texto * Difusão do texto Reconhecer e produzir diferentes géneros e tipos de textos * Conhecimentos de técnicas e formatos de textos para narrar * Conhecimentos de técnicas e formatos de textos para const. e trans. saberes * Conhecimentos de técnicas e formatos de textos para argumentar

8 8 PROGRAMA METAS DE APRENDIZAGEM Conhecimento explícito da língua
Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização PROGRAMA METAS DE APRENDIZAGEM Conhecimento explícito da língua Conhecer as propriedades das palavras e alargar o capital lexical * Plano da língua, variação e mudança * Plano fonológico * Plano morfológico * Plano das classes de palavras * Plano sintáctico * Plano lexical e semântico * Plano discursivo e textual * Plano da representação gráfica e ortográfica * Domínio de convenções ortográficas * Mobilização do conhecimento das propriedades das palavras * Mobilização do conhecimento dos Paradigmas flexionais * Mobilização do conhecimento de processos de inovação lexical * Aprendizagem de novas palavras Estruturar e analisar unidades sintácticas * Identificação de constituintes das respectivas funções sintácticas * Conhecimento e mobilização de processos sintácticos internos à frase complexa

9 Proposta de anualização
Dito e Feito, Porto Editora 9 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Proposta de anualização

10 CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA Plano da Língua, Variação e Mudança
Dito e Feito, Porto Editora 10 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Plano da Língua, Variação e Mudança Dicionário monolingue, de sinónimos Variedades do português: africanas e brasileira Língua padrão

11 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Plano Fonológico
11 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Plano Fonológico Vogais orais e nasais, consoantes Semivogal Ditongos orais e nasais Ditongo: crescente e decrescente Hiato Sílaba, monossílabo, dissílabo, trissílabo, polissílabo Sílaba métrica e sílaba gramatical (segmentação) Sílaba tónica e sílaba átona Palavras agudas, graves, esdrúxulas Entoação: declarativa, interrogativa, exclamativa, imperativa

12 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Plano Morfológico
Dito e Feito, Porto Editora 12 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Plano Morfológico Palavras variáveis e invariáveis Flexão nominal, adjectival – número (singular, plural); género (masculino, feminino); grau (aumentativo, diminutivo), (normal, comparativo, superlativo) Flexão pronominal – número (singular, plural); género (masculino, feminino), pessoa (1.ª, 2.ª, 3.ª) Flexão: - Pronomes pessoais: caso

13 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano
Dito e Feito, Porto Editora 13 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Flexão verbal - conjugação (1.ª, 2.ª, 3.ª) - pessoa (1.ª, 2.ª, 3.ª) singular, plural - número (singular, plural) Verbo regular - Vogal temática: paradigmas flexionais da 1.ª, 2.ª e 3.ª conjugações Tempos verbais – presente, futuro, pretérito (perfeito, imperfeito) Modos verbais – indicativo, imperativo, condicional, infinitivo, conjuntivo (presente) Formas verbais finitas: mais-que perfeito do indicativo; condicional (tempo e modo); presente, imperfeito e futuro do conjuntivo - Formas verbais não finitas: gerúndio, particípio, infinitivo pessoal Verbo irregular Verbos defectivos

14 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano
Dito e Feito, Porto Editora 14 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Palavra, palavra simples, palavra complexa Radical, sufixo, prefixo Derivação – prefixação, sufixação Composição Derivação Afixação

15 PROCESSOS MORFOLÓGICOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS
Dito e Feito, Porto Editora 15 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização PROCESSOS MORFOLÓGICOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS Palavra simples Palavra formada por um único radical, sem afixos derivacionais, podendo ter afixos flexionais. bom; carro; casas Palavra complexa Palavra formada por derivação ou por composição. folhagem; tristeza; porta-voz Radical Constituinte morfológico que contém o significado lexical e exclui os afixos flexionais. livros; comer

16 Dito e Feito, Porto Editora
16 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Forma de base Constituinte a partir do qual se formam novas palavras. Inclui obrigatoriamente um radical. cas- [-eiro] Afixo Elemento que se adiciona a um radical ou a uma palavra para formar uma nova palavra. Prefixo Sufixo Interfixo desfazer florista cafeteira

17 (derivação imprópria)
Dito e Feito, Porto Editora 17 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização DERIVAÇÃO AFIXAÇÃO PREFIXAÇÃO SUFIXAÇÃO PARASSÍNTESE amanhecer CONVERSÃO (derivação imprópria) cantar (V); cantar (N) DERIVAÇÃO NÃO AFIXAL trocar > troca simultâneos COMPOSIÇÃO MORFOLÓGICA [radicais e palavras] agricultura MORFOSSINTÁCTICA [palavras] guarda-chuva

18 Plano das Classes de Palavras
18 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Plano das Classes de Palavras Nome próprio, comum (colectivo) Nome contável; não-contável Adjectivo qualificativo Adjectivo numeral Adjectivo relacional Determinante artigo (definido, indefinido), possessivo, demonstrativo Determinante interrogativo Quantificador numeral Quantificador universal; Quantificador existencial Pronome pessoal; possessivo, demonstrativo Pronome indefinido Pronome pessoal átono: [utilização em próclise, mesóclise, ênclise] relativo QUANTIFICADOR Palavra ou locução que especifica o nome, indicando número, quantidade ou parte. Numeral [cardinal, multiplicativo ou fraccionário] Universal – Indica todos os elementos de um conjunto. todo; qualquer; nenhum… Existencial – Remete para uma parte do conjunto ou expressa uma quantidade não precisa. muito(s)/muita(s); pouco(s)/pouca(s); algum(s); vários(as); bastantes… Interrogativo Relativo NOME Próprio Contável Comum Não contável Colectivo ADJECTIVO Qualificativo Numeral [ordinal] – primeiro; segundo… Relacional [deriva de nomes; surge à direita do nome; não varia em grau.] estudantil; nacional…

19 19 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano ADVÉRBIO
Dito e Feito, Porto Editora 19 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano ADVÉRBIO * De predicado [valor de lugar, tempo e modo] – desempenha funções de modificador, complemento oblíquo ou predicativo do sujeito: aqui, ontem, devagar… * De frase [exprime atitude ou ponto de vista em relação à frase] – desempenha a função de modificador da frase. Felizmente, chegámos a tempo. * Conectivo [estabelece relações entre frases ou constituintes da frase]: assim, primeiro, depois, embora, porém, todavia… * Negação – não * Afirmação – sim * Quantidade e grau – muito, tanto, pouco, mais, menos… * Inclusão – até, mesmo, também… * Exclusão – apenas, excepto, salvo, só… * Interrogativo – onde, quanto, porquê, como… Verbo Verbo principal: intransitivo; transitivo Verbo copulativo Verbo auxiliar (dos tempos compostos, da passiva, temporal, aspectual, modal) Advérbio Advérbio de afirmação e de negação Advérbio de inclusão e exclusão; interrogativo Preposição Interjeição

20 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano
Dito e Feito, Porto Editora 20 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Conjunção coordenativa: copulativa, adversativa, disjuntiva Conjunção subordinativa: causal; temporal; completiva; final; condicional; comparativa

21 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano
Dito e Feito, Porto Editora 21 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Plano Sintáctico Frase simples, frase complexa Tipos de frase – declarativa, interrogativa, exclamativa, imperativa Frase activa, frase passiva Frase e constituintes da frase Grupo nominal, Grupo verbal Constituintes da frase Grupo nominal; Grupo verbal Grupo preposicional; Grupo adverbial Concordância

22 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano
Dito e Feito, Porto Editora 22 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Funções sintácticas GN\_Sujeito GV\_ Predicado GPrep e GAdv_Modificador de frase Sujeito (simples, composto) Sujeito: nulo Predicado Complemento directo Complemento indirecto Vocativo Complemento oblíquo Agente da passiva Predicativo do sujeito

23 Constituintes da frase
Dito e Feito, Porto Editora 23 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização SINTAXE Constituintes da frase GRUPO NOMINAL Coimbra é uma cidade portuguesa. [nome] Todos os homens procuram a felicidade. [quantificador; determinante; nome] Vinho do Porto é uma marca nacional. [nome; complemento do nome] A história que me contaste é assustadora. [determinante; nome; modificador do nome] Grupo cujo núcleo é um nome ou um pronome. Pode ser constituído apenas pelo núcleo ou pelo núcleo e por outras palavras que o complementam ou modificam.

24 24 Neva na Serra da Estrela. GRUPO VERBAL [verbo]
Dito e Feito, Porto Editora 24 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Neva na Serra da Estrela. [verbo] Já tudo tinha acabado. [complexo verbal] O Francisco comeu uma maçã. [verbo; complemento] O meu gato apareceu no domingo. [verbo; modificador ] GRUPO VERBAL Grupo que tem como núcleo um verbo (ou complexo verbal). Pode ser constituído apenas pelo núcleo ou pelo núcleo e por outras palavras que o complementam ou modificam.

25 25 GRUPO ADJECTIVAL A situação é insustentável. [adjectivo]
Dito e Feito, Porto Editora 25 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização GRUPO ADJECTIVAL Grupo que tem como núcleo um adjectivo. Pode ser constituído apenas pelo núcleo ou pelo núcleo e por outras palavras que o complementam ou modificam. A situação é insustentável. [adjectivo] Resolveste isto de forma muito eficaz. [advérbio; adjectivo] Todos ficámos contentes com a solução. [adjectivo; complemento]

26 26 GRUPO ADVERBIAL Ontem fui à biblioteca municipal. [advérbio]
Dito e Feito, Porto Editora 26 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização GRUPO ADVERBIAL Grupo que tem como núcleo um advérbio. Pode ser constituído apenas pelo núcleo ou pelo núcleo e por outras palavras que o complementam ou modificam. Ontem fui à biblioteca municipal. [advérbio] Estás muito perto! [advérbio; advérbio] Vou ler o livro independentemente da tua opinião. [advérbio; complemento]

27 27 GRUPO PREPOSICIONAL Grupo que tem como núcleo uma preposição.
Dito e Feito, Porto Editora 27 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização GRUPO PREPOSICIONAL Grupo que tem como núcleo uma preposição. Interesso-me por literatura medieval. [preposição; GN] Espero por ti até mais logo. [preposição; GAdv] Vim mais cedo para ficares contente. [preposição; oração]

28 28 FUNÇÕES SINTÁCTICAS AO NÍVEL DA FRASE Sujeito Predicado Vocativo
Dito e Feito, Porto Editora 28 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização FUNÇÕES SINTÁCTICAS [a abordar no 2.º Ciclo] AO NÍVEL DA FRASE Sujeito Predicado Vocativo Modificador

29 29 SUJEITO Simples Composto Nulo Subentendido Indeterminado Expletivo
Dito e Feito, Porto Editora 29 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Simples Composto Nulo Subentendido Indeterminado Expletivo

30 30 PREDICADO Funções sintácticas internas ao GV
Dito e Feito, Porto Editora 30 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização PREDICADO Função sintáctica desempenhada pelo GV. Funções sintácticas internas ao GV [inseridas no predicado] Complemento Predicativo do sujeito A Maria está feliz. A Maria está em casa. Directo O João comprou um livro. Modificador do GV Ela desceu as escadas cuidadosamente. Indirecto O João telefonou à Maria. Oblíquo O João gosta de maçãs. Agente da passiva Este livro foi comprado pelo João.

31 É exigido pelo verbo e, por isso, obrigatório.
Dito e Feito, Porto Editora 31 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização COMPLEMENTO OBLÍQUO É exigido pelo verbo e, por isso, obrigatório. Formas: Grupo preposicional Ainda estás a pensar no filme? Ela gosta de livros. Ela inscreveu-se no exame. Todos concordam com ele. Grupo adverbial Hoje comi bem. Deixa tudo aí.

32 32 MODIFICADOR FRÁSICO DO GV Modifica a frase, não apenas o verbo.
Dito e Feito, Porto Editora 32 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização MODIFICADOR FRÁSICO Modifica a frase, não apenas o verbo. Infelizmente, chegou hoje. Chegas tarde com certeza. DO GV Não é exigido pelo verbo. Ele esteve em minha casa ontem. [Predicado] Como os distinguir: Modificador do GV pode ser negado ou interrogado. Encontrei a Joana [não] na biblioteca, mas na rua. Foi na biblioteca que encontrei a Joana? Grupo preposicional Encontrei a Joana na biblioteca. Como os distinguir: Modificador frásico não pode ser negado ou interrogado. *[Não] infelizmente, chegou hoje. *É infelizmente que chegou hoje? Grupo adverbial Eu vi-te lá. Oração Ficaram felizes quando chegaste.

33 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano
Dito e Feito, Porto Editora 33 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Coordenação entre frases: Oração coordenada copulativa, disjuntiva, adversativa

34 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano
Dito e Feito, Porto Editora 34 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Subordinação: oração subordinante Oração subordinada adverbial: causal, temporal Oração subordinada adverbial: final; concessiva; condicional Oração subordinada substantiva completiva Oração subordinada adjectiva (relativa restritiva e relativa explicativa)

35 Plano Lexical e Semântico
Dito e Feito, Porto Editora 35 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Plano Lexical e Semântico Família de palavras Neologismo / arcaísmo Expressão idiomática Sinónimos, antónimos Relações semânticas entre palavras Polissemia Hiperonímia, hiponímia Meronímia, holonímia Valores semânticos da frase: afirmativa, negativa Frase afirmativa e frase negativa

36 PLANO LEXICAL E SEMÂNTICO Hiperonímia e hiponímia
Dito e Feito, Porto Editora 36 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização PLANO LEXICAL E SEMÂNTICO Hiperonímia e hiponímia Hiperónimo (mais geral) Hipónimo (tipos ou espécies) árvore pinheiro, carvalho, macieira… Holonímia e meronímia Merónimo (parte) Holónimo (todo) carro porta, volante, pedal, retrovisor…

37 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano
Dito e Feito, Porto Editora 37 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Tempo Tempo: anterior, simultâneo, posterior Aspecto: eventos não durativos, durativos; situações estativas Modalidade: apreciativa, epistémica, deôntica Sigla, onomatopeia Significado

38 Plano Discursivo e Textual
Dito e Feito, Porto Editora 38 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Plano Discursivo e Textual Registo formal e informal Registo de língua - formal e informal Diálogo Diálogo, monólogo Discurso directo Citação Discurso directo/indirecto Princípio de cortesia Formas de tratamento Princípios reguladores da interacção discursiva Cortesia (formas de tratamento Cooperação (qualidade, quantidade, relação, modo)

39 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano
Dito e Feito, Porto Editora 39 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Actos de fala directos e indirectos Assertivos (afirmações, descrições, constatações, explicações); directivos (ordens, pedidos, convites, sugestões); compromissivos (promessas, juramentos, avisos, ameaças); expressivos (agradecimentos, congratulações, condolências, desculpas); declarativos

40 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano
Dito e Feito, Porto Editora 40 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Enunciação, enunciado, enunciador (quem), lugar (onde) e tempo (quando) da enunciação; referência deíctica e anafórica; coesão; coerência. Texto Tipologia de textos: narrativo, descritivo, Autor Sentido global Leitor; ouvinte expositivo, argumentativo, instrucional, conversacional, preditivo Texto oral; texto escrito

41 Plano da Representação Gráfica e Ortográfica
Dito e Feito, Porto Editora 41 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Plano da Representação Gráfica e Ortográfica Letra: maiúscula, minúscula, manuscrita, impressa, dígrafos Ordem alfabética (alfabeto) Acento gráfico: agudo, grave, circunflexo; Diacríticos: til, cedilha, hífen Sinais auxiliares de escrita: parênteses curvos, aspas Sinais auxiliares de escrita: aspas, parênteses curvos

42 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano
Dito e Feito, Porto Editora 42 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Sinais de pontuação: ponto (final), ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, vírgula (não utilização entre o sujeito e o predicado), dois pontos, travessão Sinais de pontuação Utilização da vírgula em situação de enumeração

43 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano
Dito e Feito, Porto Editora 43 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Relações entre palavras escritas e entre grafia e fonia homonímia, paronímia, homofonia, homografia Paronímia Configuração gráfica: espaço, margem, período, parágrafo Configuração gráfica: alínea; marcas e numerações; subscrito, sobrescrito Formas de destaque: itálico, negrito, sublinhado

44 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano
Dito e Feito, Porto Editora 44 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1.º Ciclo 2.º Ciclo 5.º ano 6.º ano Regras ortográficas de acentuação gráfica e de translineação

45 Acordo Ortográfico 45 Dito e Feito, Porto Editora Língua Portuguesa
Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Acordo Ortográfico

46 1. Alfabeto da língua portuguesa
Dito e Feito, Porto Editora 46 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 1. Alfabeto da língua portuguesa O alfabeto da língua portuguesa passa a ter 26 letras com a inclusão de k, w e y. Essas letras são usadas nos casos seguintes: em antropónimos estrangeiros; em topónimos de origem estrangeira; nas siglas, símbolos e unidades de medida internacionais; em palavras de origem estrangeira de uso corrente;

47 2. Alterações na acentuação de palavras
Dito e Feito, Porto Editora 47 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 2. Alterações na acentuação de palavras Supressão do acento agudo - palavras graves com ditongo tónico ói: jibóia > jiboia; jóia > joia Supressão do acento circunflexo - formas verbais graves terminadas em -êem da 3.ª pessoa do plural do presente do indicativo ou do conjuntivo: lêem > leem; vêem > veem; crêem > creem; dêem > deem

48 Dito e Feito, Porto Editora
48 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Acento diferencial A diferenciação entre palavras graves homógrafas proclíticas deixa de ser feita através da acentuação aguda ou circunflexa e passa a ser dada pelo contexto: para (presente do indicativo e imperativo do verbo parar) e para (preposição): O automobilista para no sinal vermelho. A passadeira é para os peões atravessarem em segurança. pelo (presente do indicativo de verbo pelar), pelo (nome) e pelo (contracção da preposição por + artigo o): Eu pelo uma castanha. O gato tem o pelo macio. Andei a passear pelo Porto.

49 49 Uso facultativo do acento
Dito e Feito, Porto Editora 49 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Uso facultativo do acento formas verbais terminadas em -ámos do pretérito perfeito do indicativo na 1.ª pessoa do plural: amámos ou amamos; passámos ou passamos; forma verbal grave do presente do conjuntivo do verbo dar: dêmos ou demos; nome feminino forma com sentido de molde: fôrma ou forma.

50 3. Supressão das sequências consonânticas
Dito e Feito, Porto Editora 50 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 3. Supressão das sequências consonânticas As consoantes mudas ou não articuladas são suprimidas e admitem-se duas grafias quando há oscilação de pronúncia. Alguns exemplos de supressão da consoante em casos em que não há dúvidas quanto à sua não articulação: accionar > acionar colecção > coleção actual > atual decepcionar > dececionar adopção > adoção adoptar > adotar assumpção > assunção sumptuoso > suntuoso

51 Dito e Feito, Porto Editora
51 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Alguns exemplos em que a sequência consonântica é pronunciada e, por isso, não é eliminada: ficcional convicção bactéria egípcio corrupção adepto Exemplos de casos de oscilação da pronúncia em que é aceite a grafia dupla: característica ou caraterística conceptual ou concetual intersecção ou interseção sector ou setor

52 Dito e Feito, Porto Editora
52 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 4. Supressão do hífen Nos compostos em que se perdeu a noção de composição: mandachuva e paraquedas. Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s, duplicando-se a consoante: contra-relógio > contrarrelógio. Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente: auto-estrada > autoestrada; extra-escolar > extraescolar ; intra-ósseo > intraósseo.

53 53 Com o prefixo co-, mesmo quando o segundo elemento comece com o:
Dito e Feito, Porto Editora 53 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Com o prefixo co-, mesmo quando o segundo elemento comece com o: co-ocorrência > coocorrência. Na maior parte das locuções: cartão-de-visita > cartão de visita; fim-de-semana > fim de semana. Nas formas monossilábicas do presente do indicativo do verbo haver com a preposição de: hei-de > hei de hás-de > hás de há-de > há de heis-de > heis de hão-de > hão de

54 Dito e Feito, Porto Editora
54 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 5. Uso do hífen Em compostos que designam espécies zoológicas ou botânicas: couve-flor e galinha-da-índia. Com os prefixos circum- e pan-, quando o segundo elemento começa por vogal, h, m ou n: circum-navegação e pan-africano. Com os prefixos hiper-, inter- e super-, quando o segundo elemento começa por r: hiper-realista e super-resistente. Com os prefixos pós-, pré- e pró-: pos-graduação, pré-fabricação e pró-europeu. Quando o segundo elemento começa pela mesma vogal com que termina o prefixo: infra-axilar e micro-ondas. Nas palavras formadas por prefixos ou falsos prefixos quando o segundo elemento começa por h: anti-histamínico.

55 6. Simplificação do uso das maiúsculas e minúsculas
Dito e Feito, Porto Editora 55 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização 6. Simplificação do uso das maiúsculas e minúsculas Uso de minúsculas Meses do ano, estações do ano, pontos cardeais, colaterais e subcolaterais: janeiro; primavera; norte. [Nota: Excepto se estes nomes correspondem a uma região e são usados no seu valor absoluto – Vivo no Sul (por sul de Portugal) –, ou quando se usam as correspondentes abreviaturas.

56 56 Uso facultativo da minúscula e da maiúscula
Dito e Feito, Porto Editora 56 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização Uso facultativo da minúscula e da maiúscula Disciplinas escolares, cursos e domínios de saber: português ou Português Nomes de vias ou lugares públicos: Rua da Restauração ou rua da Restauração Formas de tratamento: Senhor Doutor ou senhor doutor Nomes de livros ou obras, excepto o primeiro elemento e os nomes próprios que se grafam com maiúscula inicial: O Retrato de Ricardina ou O retrato de Ricardina “Acordo Ortográfico”, in Consultar:

57 57 E, para terminar, numa atitude de maior aproximação linguística…
Dito e Feito, Porto Editora 57 Língua Portuguesa Articulação dos novos desafios e proposta de anualização E, para terminar, numa atitude de maior aproximação linguística…


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