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1 Apresentação do material Em Família Sequência didáctica: seis actividades sobre a competência Conhecimento Explícito da Língua Foi nossa intenção, ao.

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1 1 Apresentação do material Em Família Sequência didáctica: seis actividades sobre a competência Conhecimento Explícito da Língua Foi nossa intenção, ao produzir este material didáctico, abordar de forma integrada os planos discursivo e textual, lexical e semântico, sintáctico e das classes de palavras, tendo como referência o novo Programa de Português para o ensino Básico. Em vez de ilustrar os conceitos e termos com frases avulsas, optámos por construir um pequeno texto que descrevesse uma situação num mundo «inventado» com palavras, que evoca uma cena familiar que nunca existiu na realidade, mas que surge aos olhos do leitor como verdadeira. Esta sequência está articulada com as sequências didácticas para os 1.º e 3.º ciclos. 2.º ciclo Localização: (Abrir/Guardar 243kb )

2 2 Sequência didáctica Conteúdos do Programa de Português do Ensino Básico distribuídos nas seis actividades * Plano Lexical e Semântico Plano SintácticoPlano das Classes de Palavras Valores semânticos da frase (ACT. 1; 5) Frase (ACT.1) Referência (ACT.2; 3)Grupo Nominal (ACT.3)Pronome (ACT.2) Nome (ACT.3) Adjectivo(ACT.3) Predicação (ACT.4; 5; 6)Grupo verbal – Predicado (ACT. 4; 5; 6) Complementos, Predicativo do Sujeito, Modificadores (ACT.5;6) Verbo (ACT.4; 5) Advérbio (ACT.6) 2.º ciclo * Na coluna dos conteúdos (de natureza declarativa e procedimental) são apresentados os termos que cobrem conceitos relativos às diferentes competências, progressivamente mais elaborados. A cor cinzenta indica que o conceito subjacente ao conteúdo pode ser trabalhado, mas sem explicitação do termo aos alunos, uma vez que ele fará parte apenas da metalinguagem do professor. ME (2009). Programa de Português do Ensino Básico. Lisboa: DGIDC (p. 78).

3 3 Sequência didáctica Nº das Actividades e conteúdos Descritores de desempenho 1 - Valores semânticos da frase; frase; tipos de frase; frase afirmativa e frase negativa Detectar características de frases gramaticais e semanticamente aceitáveis Construir frases complexas a partir de frases simples Identificar tipos de frase Produzir frases afirmativas e negativas 2. Referência; pronome * 3. Referência; grupo nominal; nome; adjectivo * 4. Predicação; grupo verbal; verbo; verbo principal e verbo auxiliar * 5. Predicação; grupo verbal; predicado; verbo transitivo; verbo intransitivo; complemento; predicativo do sujeito * 6. Predicação; grupo verbal; predicado; advérbio; locução adverbial; modificador * * Tente preencher com descritores de desempenho adequados.

4 4 Maria entra na sala de mansinho. Ninguém a vê. Ninguém a ouve. Ninguém se mexe. A mãe continua a olhar distraidamente para a televisão. O pai assiste a um jogo de futebol e rabuja em surdina contra o árbitro. Estão num outro mundo. Maria desiste e vai para o seu quarto. Mas a avó, que tinha estado a dormir numa cadeira de braços e parecia adormecida, abre os olhos, põe os óculos e lança-lhe um grande sorriso. Maria corre. Abraça-a. Agora sim, ela está muito feliz. Em Família Imagem digital de Alice Geirinhas A.CC F.BV 6.º ano

5 5 Quando combinamos as palavras de acordo com as regras da língua e com o que sabemos das coisas, construímos frases que têm sentido para nós e para aqueles com quem estamos a comunicar, oralmente ou por escrito Das quatro combinações de palavras que se apresentam a seguir, só uma delas forma uma frase correcta e aceitável. Qual? ACTIVIDADE 1 1.A Maria abraçou-se contra a avó. 2.A avó parecia adormecida. 3.A cadeira adormece na sala. 4.Na avó estava a cadeira. R:_______________________________________________________ 1.2. Explica por que razão não consideraste como frases correctas e aceitáveis as outras três combinações de palavras. Observação/desenvolvimento de: Frase (relação entre estrutura e sentido): valores semânticos dos nomes valor semântico da preposição Observação/desenvolvimento de: Frase (relação entre estrutura e sentido): valores semânticos dos nomes valor semântico da preposição Combinações n.º 2.º ciclo

6 Faz, nos exemplos dados, as alterações necessárias para obteres frases correctas e aceitáveis. Regista-as no quadro. ACTIVIDADE 1 Observação/desenvolvimento: Frase: ligações entre frases frase simples vs frase complexa frase em discurso directo Observação/desenvolvimento: Frase: ligações entre frases frase simples vs frase complexa frase em discurso directo Reescreve duas dessas frases de modo que formem uma só, que continue a fazer sentido._____________________________________________________________ Observa que as frases do texto são todas do mesmo tipo Identifica-o. _____________________________________________________ 1.6. Acrescenta ao texto duas frases, uma de tipo imperativo, outra declarativa, na forma negativa. Procura respeitar o sentido global do texto. Frase imperativa Frase declarativa negativa 2.º ciclo

7 7 ACTIVIDADE 2 O texto evoca uma cena familiar. Para produzi-lo utilizámos nomes, verbos e outras classes de palavras. Observa que, por vezes, nele são usadas palavras que se referem aos nomes ou que os substituem. Observação/desenvolvimento: Pronomes: subclasses pronome pessoal: formas tónicas e átonas; funções* sintácticas respectivas * Este tópico exige tratamento prévio ou integrado das noções de complemento directo, indirecto e oblíquo. Observação/desenvolvimento: Pronomes: subclasses pronome pessoal: formas tónicas e átonas; funções* sintácticas respectivas * Este tópico exige tratamento prévio ou integrado das noções de complemento directo, indirecto e oblíquo Completa: As palavras a (Ninguém a vê), -lhe (…lança-lhe um sorriso) e ela (…ela está muito feliz) dizem respeito à mesma pessoa, à _____________ Completa: Para referir globalmente as pessoas presentes na sala que não deram pela entrada da menina, foi usada uma só palavra: __________. Regista que as palavras que se referem aos nomes, ou que os substituem, são os PRONOMES. 2.º ciclo

8 8 ACTIVIDADE 3 Vimos que, na frase, as palavras se organizam em grupos: GRUPO NOMINAL, o que se constitui em torno de um nome; GRUPO VERBAL, o que tem o verbo como principal constituinte, etc. Um grupo pode ser formado por um ou por vários elementos. Observa o quadro abaixo, com três grupos retirados do texto [abre] os olhos. [põe] os óculos. [lança-lhe] um grande sorriso Completa: Todos os seus constituintes são grupos ____________, porque têm como elementos principais os nomes __________, _________ e _______. Junto a cada um desses constituintes, só num dos exemplos dados existe um outro constituinte: _______________. Regista que esse constituinte pertence à classe dos ADJECTIVOS, palavras que geralmente referem uma qualidade, uma característica ou atributo da entidade referida pelo nome. Observação/desenvolvimento: Grupo nominal – composição Adjectivo – posição relativamente ao nome Observação/desenvolvimento: Grupo nominal – composição Adjectivo – posição relativamente ao nome 2.º ciclo

9 9 ACTIVIDADE Observa de novo o texto e verifica se nele existem outros adjectivos. Regista a conclusão a que chegaste. ________________________________________________________________ __________________________________________________ NOMESADJECTIVOS olhos óculos sorriso 3.2. Escreve, no quadro abaixo, alguns adjectivos que se ajustem aos mesmos nomes: Observação/desenvolvimento: Adjectivo: flexão valor adjectival do particípio passado estruturas que podem ocorrer no lugar dos adjectivos, com a mesma função (óculos de lentes grossas, sorriso que a tranquilizou) o adjectivo como predicativo Observação/desenvolvimento: Adjectivo: flexão valor adjectival do particípio passado estruturas que podem ocorrer no lugar dos adjectivos, com a mesma função (óculos de lentes grossas, sorriso que a tranquilizou) o adjectivo como predicativo 2.º ciclo

10 10 ACTIVIDADE 4 Recorda que o verbo é uma classe aberta de palavras que flexiona em tempo, modo, pessoa e número e que constitui o elemento base do grupo verbal Sublinha o verbo nas seguintes frases. 1A mãe continua a olhar a televisão. 2A avó tinha estado a dormir. Regista: nessas frases, o grupo verbal é formado só por um verbo que comanda a organização da frase e, por isso, se chama VERBO PRINCIPAL. Há contudo, no interior do grupo verbal, alguns verbos que precedem outros e que os ajudam na formação de tempos compostos ou para acrescentar informação à que o verbo contém. São os VERBOS AUXILIARES Completa: Nos exemplos abaixo, 1O pai rabuja contra o árbitro. 2Maria vai para o quarto. 3 Maria corre. os verbos continuar, ter e estar são usados como verbos auxiliares dos verbos principais ________ e ________. Observa que, numa mesma frase (2), pode haver mais do que um verbo auxiliar (ter, estar). Observação/desenvolvimento: verbo principal e verbo auxiliar Observação/desenvolvimento: verbo principal e verbo auxiliar 2.º ciclo

11 11 ACTIVIDADE 5 1Maria entra na sala. 2Maria vai para o quarto. 3A avó dorme. 4Agora ela está feliz. Observa agora outras frases, também retiradas do texto. Verifica que, em todas elas, os verbos utilizados são verbos principais, mas que há diferenças entre esses verbos Atenta nessas diferenças e completa: a)Há uma frase em que o verbo, o núcleo do predicado, tem um sentido bem definido, que se basta a si próprio, a n.º ______. b)Há duas frases em que o verbo tem um sentido bem definido, mas que exige, no predicado, outro grupo, como seu COMPLEMENTO, as n.º _______ e _______. c)Há ainda uma frase, a n.º ____, em que é o constituinte seguinte que, no predicado, desempenha a função que nas outras frases compete aos verbos. Por isso, esse constituinte é designado por PREDICATIVO DO SUJEITO. Regista: há outros verbos que, como estar, exigem um predicativo do sujeito (ser, permanecer, ficar, parecer…). Observação/desenvolvimento: Verbos principais (subclasses) Complemento do verbo Predicativo do sujeito Observação/desenvolvimento: Verbos principais (subclasses) Complemento do verbo Predicativo do sujeito 2.º ciclo

12 12 ACTIVIDADE 5 Atenta, em seguida, nas frases do quadro abaixo, todas elas com verbos do tipo descrito em 5.1. a) e b) Indica, de entre essas frases, o número daquela(s) em que o predicado é constituído: a) apenas pelo verbo _______________________. b) pelo verbo seguido de um complemento ____________________. c) pelo verbo seguido de dois complementos ____________________. 1Maria entra na sala. 2O pai assiste a um jogo. 3A avó dorme. 4A avó lança um sorriso à neta. 5Maria abraça a avó. 2.º ciclo

13 13 ACTIVIDADE 5 Verifica que esses complementos são exigidos pelo verbo para que a frase faça sentido ou tenha sentido completo. Por isso, também podemos afirmar que são constituintes obrigatórios do grupo verbal. Regista que: - aos verbos que exigem complementos, chamamos VERBOS TRANSITIVOS; - aos verbos que não exigem esses complementos, chamamos VERBOS INTRANSITIVOS. Atenção: nota que, no texto, há frases em que os verbos parecem intransitivos, mas em que o contexto ajuda a recuperar o complemento: – Maria desiste (de falar com os pais/de chamar a atenção dos pais/da conversa com os pais, etc.). – Maria corre (para junto da avó; até à avó). Observação/desenvolvimento: Verbos transitivos: transitivos directos; transitivos indirectos; transitivos directos e indirectos; transitivos predicativos Complementos: directo, indirecto, oblíquo. Observação/desenvolvimento: Verbos transitivos: transitivos directos; transitivos indirectos; transitivos directos e indirectos; transitivos predicativos Complementos: directo, indirecto, oblíquo. 2.º ciclo

14 14 ACTIVIDADE 6 Temos focado a atenção nas palavras que formam o núcleo do grupo nominal e do grupo verbal e nas respectivas funções. Vamos agora observar outra classe de palavras e as funções que pode desempenhar na frase. Observa que, no primeiro parágrafo do texto, há palavras ou sequências de palavras equivalentes a uma só (locuções) que acrescentam e modificam a informação dada pelo verbo. AB Transcreve-as, na coluna A da tabela Experimenta substituí-las por outros advérbios (em -mente), com um sentido aproximado ao que têm no texto, e escreve-as na coluna B da mesma tabela. Regista que essas palavras, que fazem parte do grupo verbal, pertencem à classe dos ADVÉRBIOS (ou das LOCUÇÕES ADVERBIAIS). Observação/desenvolvimento: Advérbio: modificador do grupo verbal formação dos advérbios em -mente Observação/desenvolvimento: Advérbio: modificador do grupo verbal formação dos advérbios em -mente 2.º ciclo

15 Regista que os advérbios ou locuções do mesmo tipo, que fazem parte do grupo verbal como seus modificadores, são designados por ADVÉRBIOS DE PREDICADO Acrescenta outros advérbios ou locuções aos grupos verbais abaixo apresentados. ACTIVIDADE 6 Advérbios/locuções adverbiais (Maria) vai para o quarto (A avó) tinha estado a dormir (A avó) põe os óculos (A avó) abraça-a Observação/desenvolvimento: valores de sentido dos advérbios de predicado: modo, tempo, lugar outras subclasses do advérbio Observação/desenvolvimento: valores de sentido dos advérbios de predicado: modo, tempo, lugar outras subclasses do advérbio 2.º ciclo


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