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Sejam Bem Vindos a Nossa Sala Virtual! Nossa Aula começará as 19:30 Relembrando que o áudio da aula será gravado e enviado amanhã a todos os participantes.

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1 Sejam Bem Vindos a Nossa Sala Virtual! Nossa Aula começará as 19:30 Relembrando que o áudio da aula será gravado e enviado amanhã a todos os participantes junto com a apresentação em Power Point

2 O que é Procrastinação? Hábito de adiar obrigações que temos que fazer Hábito de adiar coisas que podem melhorar a nossa vida

3 Exemplos de coisas que procrastinamos: Organizar o guarda roupa ou o escritório Consertar algo que está quebrado em casa Fazer um curso Melhorar o currículo Fazer exames médicos Ter uma conversa com alguém Pedir um aumento Começar a dieta Começar a se exercitar

4 Estudar Fazer o relatório que tem que ser feito Organizar o orçamento da casa Poupar para um determinado fim Pagar uma conta ou dívida Fazer um trabalho para cuidar da parte emocional Ler um livro Realizar tarefas rotineiras (compras para a casa, lavar o carro, cuidar do jardim) Fazer as contas do quanto se está devendo Ir em busca de um emprego melhor

5 Demitir alguém Tomar uma providência qualquer para melhorar os negócios Contratar alguém Fazer um plano de aposentadoria privada Resolver “pendências” no trabalho Doar ou jogar fora coisas velhas Ir ao dentista Iniciar um novo projeto Terminar um relacionamento Visitar um amigo ou parente

6 Escrever a monografia Começar a se preparar para o concurso Organizar as fotos da viagem Fazer a manutenção do computador ou de alguma outra coisa para evitar que se quebre ou que perca desempenho Fazer o imposto de renda Renovar o seguro do carro Etc...

7 Por que agimos dessa maneira? Se sabemos que algo é uma obrigação e que temos que fazer de qualquer jeito, por que adiamos? Se é algo para melhorar a nossa vida, por que não fazemos logo? Não faz sentindo racionalmente! Existem sempre razões, conscientes ou inconscientes São forças ligadas a questões emocionais que acabam influenciando nosso comportamento

8 Ao pensarmos no que temos que fazer... Podem surgir os mais diversos pensamentos e sentimentos Muitos deles inconscientes São esses pensamentos e sentimentos que são a causa raiz da procrastinação Vamos ver mais sobre isso no tópico a seguir

9 Questões por trás da procrastinação Sensação de não ter tempo Sentimento que vai perder tempo se fizer Sensação de que a tarefa é muito chata Sentimento de opressão por ter muita coisa pra fazer, e aí não se faz nada Sentimento de que vai ser muito difícil Sentimento de que a tarefa é muito maior do que é na verdade Pensar na tarefa como um todo e não no passo que tem ser feito no momento

10 Medo de fazer e dar errado Medo de fazer e dar certo Medo do sucesso Medo de fazer e ser criticado, julgado Medo de não conseguir fazer perfeito (perfeccionismo) Medo de fazer e alguém ficar com inveja Preguiça, falta de energia (que sempre tem raizes mais profundas, são o reflexo de processos sabotadores inconscientes)

11 Questões de autoestima: Sentimentos de menos valia Não merecimento Desejos inconscientes de se sabotar e se punir Sensação de incapacidade, incompetência para realizar Medo da rejeição Falta de confiança em si mesmo Pessimismo

12 Quando deixamos de seguir o nosso caminho... A procrastinação também pode ocorrer quando estamos seguindo um caminho que não é o nosso Não nos conhecemos bem e não sabemos o nosso caminho Ou até temos um desejo de seguir por um determinado caminho mas achamos que não será possível devido a várias crenças e sentimentos negativos Caso do cliente que não conseguia estudar para concurso

13 Para não entramos em contato com todos esses sentimentos... Simplesmente deixamos para depois Fazemos coisas menos importantes na frente (ver televisão, ficar na internet, jogos, bater papo) Pode surgir vontade de comer, vontade de sair para fazer algo mais prazeroso, tudo para fugir dos sentimentos Sentimos um alívio temporário Mas no inconsciente tudo vai se acumulando Aumenta a ansiedade Gera mais procrastinação

14 Para eliminar a procrastinação... Precisamos ir nas raízes e dissolver os pensamentos e sentimentos negativos Vamos utilizar a EFT pra isso Ao dissolver esses sentimentos, automaticamente as tarefas parecem mais fáceis Conseguiremos fazer o que tem que ser feito por obrigação Conseguiremos fazer aquilo que vai melhorar a nossa vida Enquanto ainda não conseguirmos, é sinal de que há mais sentimentos a serem dissolvidos Pode também ser um sinal que não estamos nosso proprio caminho de vida.

15 O que é EFT? Técnica que combina conhecimentos de acupuntura, psicologia e cinesiologia aplicada Criada por Gary Craig a partir da TFT, técnica do Dr. Roger Callahan Combina sempre falar ou pensar em questões que nos trazem sentimentos desconfortáveis ao mesmo tem em que estimulamos terminais de meridianos de acupuntura

16 Para que Serve a EFT? É uma técnica que nos ajuda a dissolver de uma forma prática, sentimentos negativos Podemos usá-la inclusive para medos, preocupações, sensação de opressão, e quadro mais emocionais mais complexos de autoestima baixa e autossabotagem Ao dissolver essa negatividade, dissolvemos as causas da procrastinação

17 Vamos aprender como utilizar a EFT, de forma prática para nos ajudar a eliminar as emoções que estão causando a procrastinação A técnica combina falar sobre o que nos incomoda ao mesmo tempo que estimulamos pontos do nosso corpo para promover a liberação dos sentimentos

18 Vamos Escolher algo para ser trabalhado Pense em alguma situação específica que você esteja procrastinação Quanto mais específico, melhor Pode ser qualquer coisa que você esteja adiando: um exame médico, uma bagunça pra arrumar, uma providência qualquer que tenha que tomar...

19 Ao pensar em fazer em coisa específica... Surge alguma imagem ou cena mais específica da situação? Surgem palavras, frases, pensamentos negativos ao pensar na situação? Observe bem esse diálogo mental Que sentimento vem a tona agora ao pensar nisso? Você consegue perceber alguma sensação desagradável no corpo que a emoção provoca? Qual a intensidade dessa emoção em uma escala de 0 a 10?

20 A Imagem, cena ou vozes que surgem parecem próximas, nítidas, intensas, ou parecem longe, distante, fracas?

21 Depois da avaliação, vamos criar uma frase... Frase de Preparação: Mesmo que eu sinta essa... (encaixar o nome da emoção ou sensação física) Eu me aceito profunda e completamente Repetimos 3 vezes enquanto batemos no ponto do karatê

22 Pontos que vamos estimular São Terminais de Meridianos de acupuntura: Ponto do Caratê Topo da Cabeça Inicio da Sobrancelha Lateral do olho Embaixo do Olho Embaixo do nariz Embaixo do lábio inferior Osso da Clavícula Embaixo da axila

23 Pontos que vamos estimular

24 Depois da rodada avaliamos: Surgiu alguma cena, imagem nova? Surgiu a lembrança de algum evento? As vozes e frases que surgem em torno da situação são as mesmas ou mudaram? Que sentimento surge agora ao pensar na situação? Você percebe alguma sensação física? Está igual ou diferente da anterior? Qual a intensidade do sentimento de 0 a 10? Ficou igual, aumentou ou diminuiu?

25 As cenas e vozes parecem mais proximas, nitidas e intensas, ou parecem mais longe e fracas?

26 Técnica de contar a história Toda situação de procrastinação tem uma historinha, um diálogo mental Podemos aplicar EFT enquanto contamos esse diálogo Devemos contar a situação, expressando também nossos sentimentos e pensamentos negativos que surgem Vamos estimular os pontos da EFT enquanto contamos a história para dissolver o peso emocional que ela tem

27 Vamos ouvir a sessão de atendimento Sessão individual gravada com “Patrícia” Sérios problemas de procrastinação e autossabotagem Que acabaram revelando questões intensas de autoestima Vamos prestar atenção a sessão enquanto nos auto aplicamos EFT Assim teremos aprendizado + benefícios emocionais


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