A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCANDO NOS TEMPOS ATUAIS O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCANDO NOS TEMPOS ATUAIS O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCANDO NOS TEMPOS ATUAIS O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

2 OS FILHOS SERÃO OS FUTUROS HABITANTES DO PLANETA, OS LÍDERES. AQUELES QUE DARÃO CONTINUIDADE. CONTRIBUIRÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E EVOLUÇÃO PLANETÁRIA. PARA TANTO OS PAIS E EDUCADORES PRECISAM CONHECER MELHOR SUAS CARACTERÍSTICAS.

3 CRIANÇAS E JOVENS Excesso de energia – dificuldades de concentração > Déficit de atenção Alguns têm dificuldade de se acalmar para dormir, fazer uma prova, ler um livro (principalmente se for obrigado a isso) Difícil de ser convencido a fazer algo – Prazer e sentimento de que é para seu bem. Visão multifacetada - capaz de fixar-se em várias coisas ao mesmo tempo. Geração Tecnológica - facilidade com eletrônicos em geral. Alimentação equilibrada. Excessos de gordura, doces e carnes desequilibram seu organismo sensível, causando ansiedade, insônia, irritabilidade. Pais ansiosos, nervosos, desorganizados, sem rotinas previamente estabelecidas devem rever seus valores e hábitos, pois além de serem modelos negativos, estarão transferindo essas sensações para seus filhos. Procurar um caminho de serenidade e paz, de equilíbrio e hábitos saudáveis, de rotinas e parcerias com seus filhos. Demonstrar apoio, entendimento, paciência, autoridade e amor.

4 Não reagem bem a gritos, imposições e ordens por autoritarismo. Mas reconhecem a autoridade legítima, pois são observadores. Aprendem pelo exemplo, pela cópia. Muitos não gostam de estudar, sentem-se entediados, e apresentam resultados abaixo da média, mesmo sendo inteligentes. Suas habilidades e capacidades precisam ser valorizadas e incentivadas para que tenham ânimo e cumpram com suas responsabilidades. O elogio é fundamental. Combinados devem ser feitos e consequências devem e precisam ser mantidas. Deve haver parceria e diálogo com a escola.

5 IÇAMI TIBA, PSIQUIATRA E PSICOTERAPEUTA FAMILIAR, ESCREVEU: A arte de ser pai e mãe está em desenvolver os filhos para que sejam independentes e cidadãos do mundo. Quanto mais competentes forem os pais, menos necessários eles se tornarão para os filhos, mas os vínculos afetivos serão mantidos eternamente. Portanto os pais precisam:

6 ATENÇÃO EM TODAS AS FASES DE DESENVOLVIMENTO OUVIR – BRINCAR - ENSINAR

7 FALAR NÃO - EXPLICANDO OS MOTIVOS AUTORIDADE COM AFETIVIDADE

8 CONHEÇA OS AMIGOS REAIS E VIRTUAIS DE SEU FILHO OBSERVAR PRIVACIDADE OU SEGURANÇA ?

9 TRAÇAR OBJETIVOS O SABOR DA CONQUISTA

10 PAIS QUE LEVAM O FILHO DESDE CEDO AO ENCONTRO DA RELIGIÃO, NUNCA IRÃO BUSCÁ- LO NA CADEIA - Içami Tiba

11 REGRAS E LIMITES SÃO BOAS E NECESSÁRIAS ORGANIZAR - PRIORIZAR - DAR REFERÊNCIAS - CRIAR HÁBITOS

12 NÃO TERCEIRIZE A EDUCAÇÃO NA ESCOLA SEU FILHO É O ALUNO

13 CONFIE NOS EDUCADORES → Ouça seu filho, mas verifique sua história. → Procure a escola quando não souber o que fazer. →Ensine seu filho a ser responsável com suas coisas. →Ensine-o a falar a verdade e arcar com as consequências dos seus atos. → Ensine-o a gostar de estudar.

14

15 VOCÊ É O ESPELHO

16 OS FILHOS NÃO SÃO NOSSAS PROPRIEDADES! SE OS AMARMOS E TIVERMOS RESPEITO POR ELES, ELES RETRIBUIRÃO. DEVEMOS CATIVÁ-LOS TODOS OS DIAS COM AMOR E AUTORIDADE DE PAIS. RECORDEMOS AS PALAVRAS DO LIVRO: “ O PEQUENO PRÍNCIPE”

17 “ TU TE TORNAS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS” Lúcia Helena Zenha – Pedagoga/Psicopedagoga Clínica e Institucional


Carregar ppt "EDUCANDO NOS TEMPOS ATUAIS O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google