A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gabarito 2ª etapa Capítulo 7 A contrastante natureza do Nordeste.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gabarito 2ª etapa Capítulo 7 A contrastante natureza do Nordeste."— Transcrição da apresentação:

1 Gabarito 2ª etapa Capítulo 7 A contrastante natureza do Nordeste

2 Capítulo7 Leitura complementar 01. Assegurar a oferta de água para cerca de 12 milhões de habitantes de 390 municípios do Agreste e do Sertão dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. 02. Comprometer os fluxos naturais dos rios e a capacidade dos cursos de água de promover os usos múltiplos dos recursos hídricos nas bacias doadoras de água, como abastecimento, irrigação, navegação, entre outros. 03. Pesquisa nos principais meios de comunicação.

3 Capítulo 7 Testando seus conhecimentos 01. O solo fértil (massapé) associado ao clima úmido, proporcionando chuvas o ano inteiro, foram responsáveis pelo desenvolvimento da cana-de-açúcar na região litorânea nordestina. 02. a) O coronel Horácio e os seus homens (trabalhadores das plantações). Naturalmente, coronel é o senhor daquelas terras, ao passo que os trabalhadores são homens sem posses a seu serviço. b) Sim, pois retrata a má distribuição de terras na região. O coronel, dono das terras, e os agricultores, trabalhadores mal remunerados.

4 Capítulo 7 Testando seus conhecimentos 02. c) Resposta pessoal. d) A cultura cacaueira continua sendo uma atividade atrativa e crescente para a região, pois a necessidade do produto no mercado da indústria alimentícia e de cosméticos é muito importante , 2, 1, Plantas com troncos retorcidos e cascas grossas do porte herbáceo-arbustivo. Existem também as cactáceas, plantas que conseguem suportar um longo período de estiagem.

5 Capítulo 7 Testando seus conhecimentos 05. Devido à sazonalidade do período chuvoso na Região Nordeste, o comportamento do volume dos rios varia conforme a má distribuição das chuvas ao longo do ano. 06. É uma área correspondente a 10% do território brasileiro envolvendo todos os estados do Nordeste, exceto o Maranhão, mais o norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Essa área sofre um grande problema natural associado à má gestão do passado: a seca.

6 Capítulo 7 Testando seus conhecimentos 07. Meio-Norte. É uma área de transição entre a Floresta Amazônica, o Cerrado e a Caatinga. O extrativismo é a sua principal característica. 08. O relevo é fundamental para explicar esse fenômeno. Basta explicar a formação do barlavento (áreas úmidas das encostas provocadas pela ascensão do ar quente e úmido oriundo do litoral) e do sotavento (área seca atrás das elevações voltada para o sertão).

7 Capítulo 7 Atividades propostas 01. a) Para gerar informações permanentemente aprimoradas e atualizadas sobre o bioma. b) Imagens de satélites, sensoriamento remoto e geoprocessamento. c) A urbanização e a industrialização proporcionaram uma imensa devastação da floresta ao longo dos mais de 500 anos da História do Brasil. d) É possível perceber no mapa que os últimos resquícios da Mata Atlântica no Nordeste estão na faixa da Zona da Mata. No já reduzido remanescente, ainda há alguns focos de desmatamento mais atual.

8 Capítulo 7 Atividades propostas 02. Fundamental para a irrigação, a pecuária e a navegação na Região Nordeste do Brasil. 03. a) Para promover o desenvolvimento econômico associado à preservação ambiental, atenuando a pobreza na região. b) Resposta pessoal.


Carregar ppt "Gabarito 2ª etapa Capítulo 7 A contrastante natureza do Nordeste."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google