A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pastoral Litúrgica da Diocese de Montenegro.  Este trabalho é elaboração da Pastoral Litúrgica da Diocese de Montenegro. Foi utilizado no encontro com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pastoral Litúrgica da Diocese de Montenegro.  Este trabalho é elaboração da Pastoral Litúrgica da Diocese de Montenegro. Foi utilizado no encontro com."— Transcrição da apresentação:

1 Pastoral Litúrgica da Diocese de Montenegro

2  Este trabalho é elaboração da Pastoral Litúrgica da Diocese de Montenegro. Foi utilizado no encontro com as representações das cinco áreas pastorais da nossa Diocese, em Agosto de As referências bibliográficas encontram-se ao final.

3 R.: Bom é louvar o Senhor, nosso Deus, cantar salmos ao nome do Altíssimo! Com alegria aclamar seu amor, sua glória, bondade e poder! 1. Como Tuas obras me alegram, Senhor, os Teus prodígios suscitam louvor. Tua presença eu contemplo no céu, olho a terra: também nela estás!

4 R.: Bom é louvar o Senhor, nosso Deus, cantar salmos ao nome do Altíssimo! Com alegria aclamar seu amor, sua glória, bondade e poder! 2. Tu engrandeces o homem mortal: Da natureza ele é rei e Senhor. Tu o coroaste, de glória e poder, pouco a menos que os anjos no céu.

5 R.: Bom é louvar o Senhor, nosso Deus, cantar salmos ao nome do Altíssimo! Com alegria aclamar seu amor, sua glória, bondade e poder! 3. Narram os céus o que fez tua mão, todo o universo teu nome bendiz. A criação é um canto de amor, e esse canto também é louvor.

6 R.: Bom é louvar o Senhor, nosso Deus, cantar salmos ao nome do Altíssimo! Com alegria aclamar seu amor, sua glória, bondade e poder! 4. Tua bondade cercou-me de bens, tudo o que tenho é por graça e favor. Quero teus dons com os irmãos partilhar, vendo em ti nosso Deus, nosso Pai.

7 R.: Bom é louvar o Senhor, nosso Deus, cantar salmos ao nome do Altíssimo! Com alegria aclamar seu amor, sua glória, bondade e poder! 5. Chave suprema de um plano de Pai, neste universo que evolui na dor. Deste-nos Cristo, Homem-Deus, nosso Irmão, e é por Ele que vamos a Ti.

8 Salmo é um cântico executado ao som do saltério.

9  Expressão da vida e da fé do povo de Deus, feita em forma de canto, súplica e agradecimento ao Senhor Deus.  Partem quase sempre da situação difícil da vida e da história do povo: doença, sofrimento, desprezo, perseguição, ataques do inimigo, expulsão da terra, exílio, prisão, morte...  Mas sempre terminam louvando e agradecendo ao Senhor por sua presença, por sua Aliança, por sua proteção.

10  Escritos na primeira pessoa, mas assumidos na liturgia do povo judeu como uma expressão comunitária.  Gerações e gerações alimentaram e continuam alimentando sua fé orando e cantando salmos.

11  Leitura profética apontando para Jesus, o Cristo.  O Espírito Santo as inspirou a reinterpretá-los a partir da Morte- Ressurreição de Jesus e a partir de sua própria vida e missão.

12 “Depois disse-lhes: ‘São estas as coisas que eu vos falei quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos’.”

13  Relação entre:  Os fatos da vida  Os Salmos  O Espírito Santo que aponta para Cristo

14  Elemento principal na Liturgia das Horas.  Na celebração dos sacramentos e sacramentais são previstos como cantos processionais (entrada, oferendas, comunhão e outros).  Salmo responsorial, ou Salmo de resposta.

15  Salmo responsorial: reintrodução com o Vaticano II, depois de 13 séculos de desaparecimento.  É resposta, após a primeira leitura:  Porque o povo responde com um refrão os versos cantados pelo salmista;  Porque o Salmo é escolhido de acordo com a primeira leitura e responde a esta.

16  É parte integrante da Liturgia da Palavra, tem valor de leitura bíblica.  Nem sempre o salmo é de meditação. Ele pode ser de louvor, de súplica, de lamentação.  São pedagógicos e mistagógicos:  Pedagógicos: ensinam-nos a rezar;  Mistagógicos: introduzem-nos no mistério.

17  Ouvir e cantar prestando atenção à letra e à música;  Relacionar o Salmo com as leituras ouvidas;  Relacionar o Salmo com a nossa vida pessoal e social;  Entrar no Salmo com todo o nosso ser.  Sou eu que clamo ao Senhor, mas este eu está ligado ao eu da comunidade e até a toda a humanidade, e ao eu de Jesus Cristo.  Agostinho: Cristo é cantor dos salmos e nos convida a deixar o Cristo (com seu Espírito) cantar em nós.

18  Tradução grega, de 250 a.C., pensou que o Salmo 10 fosse continuação do 9, e traduziu os dois como um só. Assim, a tradução hebraica tem um número na frente da numeração grega.  Os lecionários da Igreja usam a numeração da tradução grega da Bíblia.

19

20 1. Salmistas são ministros da Palavra. 2. Não são eles que falam, mas o próprio Cristo. 3. Não estão aí para aparecer, mas para prestar um serviço comunitário.

21  Salmodiar é uma arte, dom que Deus deu a certas pessoas.  É também um ofício que se aprende, por isso precisamos de formação e preparação.

22  Bíblico-litúrgica:  Sentido literal e cristológico  Estudar cada salmo em sua relação com a leitura e com o plano de salvação  Espiritual: orar com o salmo, saboreá-lo.  Musical: usar a voz de forma adequada, boa dicção, ler uma partitura simples, aprender as melodias, entrosar-se com os instrumentos musicais.  Prática: manusear o Lecionário, subir à estante, comunicar-se com a assembleia,...

23  Cantar em diálogo com a assembleia.  Cantar da estante da Palavra, como as outras leituras bíblicas.  Cantar comunicando-se com a comunidade, através da voz, da postura do corpo e da expressão do rosto, que deverão transmitir o sentido orante do Salmo.

24  Se houver acompanhamento de instrumentos musicais, estes devem ser muito discretos. Pode-se ressaltar o refrão, mas ser discreto na salmodia.  Deve-se ouvir a voz do salmista proclamando o texto sagrado.  Por ser uma leitura cantada, a melodia para os versos deve ser simples, recitativa.

25  “O recitativo dá força à palavra” – Pe. Sala  A repetição do refrão deve ser mais suave, como um eco.  Cuidados com os ruídos: ficar murmurando, desplugar o violão.  Articular as palavras.

26  Composições “inspiradas” são perigosas. É preciso formação.  Sintonia com o grupo de música: quem segura o refrão, na repetição, é o grupo de canto.  Valorizar o salmista com uma função só.  O instrumento está sempre a serviço da palavra.  Respeito ao que está escrito: não mudar a melodia por conta própria – respeitar o que foi composto.  Ideal é que haja veste para os leitores e salmista.

27  Suba à estante com tranquilidade.  Coloque-se em pé, com a cabeça erguida, as costas retas, as mãos na estante com o Livro.  Veja se o microfone está ligado e se está na distância e altura certa.  Abra o livro e localize o Salmo com o dedo.  Olhe para a assembleia. Reúna, chame o povo com o seu olhar.

28  Não faça cara feia.  Tudo isso em silêncio.  Cante com calma, como você preparou.  No final do Salmo, cante junto o refrão, olhando para a assembleia.  Terminado o canto, saia do ambão.

29  Olhar:  Enriquece a expressão facial  Olhar para o interlocutor durante a fala.  Olhar para todos: envolve a plateia.  Olhas para as pessoas, da primeira à ultima fileira.  Evite:  Olhar só para uma pessoa.  Olhar perdido ou para o chão.

30  Sorriso: excelente canal de aproximação.  Ter expressividade.

31  – sábado, das 8h às 18h  II Seminário Diocesano de Liturgia, em Bom Princípio  – domingo, das 8h às 12h  Ensaio de Cantos e Formação Litúrgica – Advento e Natal, no centro de Eventos, em Bom Princípio.

32  Instrução Geral do Missal Romano e Introdução ao Lecionário. Edições CNBB.  A Palavra de Deus na Liturgia. Ione Buyst. Edições Paulinas.  O ministério dos leitores e salmistas. Ione Buyst. Edições Paulinas.  Verbum Domini, Exortação Apostólica Pós-Sinodal de Bento XVI.  Dei Verbum, Constituição dogmática sobre a Revelação Divina, do Concílio Vaticano II.


Carregar ppt "Pastoral Litúrgica da Diocese de Montenegro.  Este trabalho é elaboração da Pastoral Litúrgica da Diocese de Montenegro. Foi utilizado no encontro com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google