A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Operação Cisne Branco 2014 Imagem: CB SEVERIANO. Operação Cisne Branco  O que é e quem participa;  Como participar;  Concurso de Redação;  Prêmios;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Operação Cisne Branco 2014 Imagem: CB SEVERIANO. Operação Cisne Branco  O que é e quem participa;  Como participar;  Concurso de Redação;  Prêmios;"— Transcrição da apresentação:

1 Operação Cisne Branco 2014 Imagem: CB SEVERIANO

2 Operação Cisne Branco  O que é e quem participa;  Como participar;  Concurso de Redação;  Prêmios;  Conhecendo a Marinha do Brasil; e  Como ingressar na Marinha.

3 O que é e quem participa  É uma atividade destinada à divulgação dos assuntos relacionados à Marinha e às coisas do Mar.  Participam alunos da 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e os alunos do Ensino Médio.

4 Como Participar Assista a esta apresentação com atenção, veja os vídeos que serão apresentados, visite exposições sobre navais, navegue com a Marinha na Internet (www.mar.mil.br), pesquise e escreva sua uma redação sobre os temas propostos para 2014.

5 Como Participar Tema para o Ensino Fundamental: A nova Estação brasileira na Antártica: a reafirmação do compromisso do País com o continente gelado. Motivação do tema: Apresentar aos alunos a importância da nova Estação Antártica para o desenvolvimento do País.

6 Como Participar Tema para o Ensino Médio: “Amazônia Azul”: Contribuindo para o progresso econômico do País. Motivação do tema: Apresentar o mar como elemento fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência das nações. Abordar as diversas vertentes da Amazônia Azul de forma a enfatizar que o Brasil, como Estado costeiro, tem no mar sua grande perspectiva de crescimento econômico e projeção no cenário internacional. Sendo, assim, é imprescindível a atuação da Marinha para resguardar os interesses da sociedade brasileira no mar.

7 Concurso de Redação  Em dois níveis: para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio;  Redação entre 20 e 40 linhas escritas de próprio punho, em folha de papel almaço;  Serão avaliados aspectos relacionados ao conteúdo, desenvolvimento, domínio da linguagem escrita e criatividade.

8 Concurso de Redação  Conteúdo: abrangência, profundidade, objetividade e afinidade dos assuntos abordados com o tema da redação;  Desenvolvimento: concatenação lógica, capacidade de análise e de síntese;  Domínio da linguagem escrita: correção ortográfica, gramatical, pontuação e riqueza do vocabulário empregado; e  Criatividade: inovação na forma de abordagem do tema, procurando expressá-lo com estilo e entusiasmo.

9 PREMIAÇÕES Quem recebe prêmios?  Escolas participantes;  As três melhores redações em cada nível (Fundamental e Médio), de cada escola;  A melhor redação, em cada nível, por cidade;  A melhor redação, em cada nível, por Distrito Naval (região); e  A melhor redação, em cada nível, de todo o País.

10 PRÊMIOS Diploma Instituição Diploma Aluno Diploma Patrocinador Medalha Troféu Laptop Viagem a bordo do Navio-Veleiro

11 PRÊMIOS  Três primeiros colocados em cada escola: Um diploma e uma medalha.  Primeiro colocado em cada cidade: Um prêmio definido pelo Distrito Naval da área.

12 PRÊMIOS  Primeiro colocado em nível distrital: Viagem a bordo de um navio distrital ou uma visita a uma de nossas organizações militares, além de um prêmio especial definido pelo Distrito Naval da área.  Primeiro colocado nacional: Um laptop e uma viagem a bordo do Navio-Veleiro “Cisne Branco” com acompanhante responsável.

13 PREMIAÇÕES º lugar nacional nível fundamental - Valentina Alves Menezes Andrade – Brasília-DF - (7º DN), recebendo Troféu. 1º lugar nível médio - David Ferreira Rosa – São Paulo – (8º DN), recebendo seu laptop

14 PREMIAÇÃO2012 Comandante do Navio-Veleiro “Cisne Branco” recepciona os ganhadores do concurso Alunos e acompanhantes navegando Os vencedores Embarque no Navio-Veleiro “Cisne Branco”, no Rio de Janeiro, dos ganhadores nacionais de 2012 com seus acompanhantes.

15 Conhecendo a Marinha do Brasil

16 MINISTÉRIO DA DEFESA Ministério da Defesa Exército Exército Marinha Aeronáutica

17 O mar e a sua importância 1.Mar - fronteira do Brasil com o mundo - grande importância comercial e econômica. 1.Comércio Exterior Brasileiro - 95% transportado por via marítima. 1.Águas Jurisdicionais - recursos naturais na Zona Econômica Exclusiva e Plataforma Continental. 1.Poder Naval - defende os interesses da nação no mar, garantindo sua integridade e soberania.

18 Amazônia Azul Medindo quase 4,5 milhões de km², a “Amazônia Azul” acrescenta ao País um área equivalente a mais de 50% de sua extensão territorial, com extensão equivalente à Amazônia. Amazônia Azul

19 Atividades Operativas  Esquadra Força de Superfície; Força Aeronaval; e Força de Submarinos.  Fuzileiros Navais  Distritos Navais

20 Força de Superfície Navio-Aeródromo Fragata e Navio-Tanque Corveta Navio-Veleiro Navio-Escola

21 Força Aeronaval Sea King Skyhawk Esquilo Super Lynx

22 Força de Submarinos Submarino Tamoio Submarino Tupi

23 Força de Fuzileiros Navais Patrulha Guerra na Selva Desembarque de Tropa

24 Distritos Navais Rebocador Lancha-Patrulha Navio-Balizador Navio-Patrulha Navio-Patrulha Fluvial Navio-Varredor São nove, sediados nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (RJ); Salvador (BA); Natal (RN); Belém (PA); Rio Grande (RS); Ladário (MS); Brasília (DF); São Paulo (SP) e Manaus (AM).

25 Segurança da Navegação  Cartografia;  Sinalização Náutica;  Oceanografia;  Meteorologia; e  Regulamentação e Fiscalização do Tráfego Aquaviário.

26 Ciência e Tecnologia  Construção Naval: - Navios e Submarinos  Propulsão Nuclear: - Submarinos e Reatores Nucleares - Desenvolvimento de Equipamentos, Sistemas e Armas

27 Presença nas Bacias dos Rios Amazonas e Paraguai  Patrulha Fluvial;  Operações Ribeirinhas;  Operações de assistência hospitalar e cívico-social às populações ribeirinhas; e  Segurança da Navegação.

28 Como Ingressar na Marinha  Concurso Público, para os diversos Corpos e Quadros e seleção (realizada pelos Distritos Navais), para o serviço militar temporário.

29 Corpos e Quadros de Oficiais  Corpo da Armada *  Corpo de Fuzileiros Navais *  Corpo de Intendentes de Marinha *  Corpo de Engenheiros da Marinha  Corpo de Saúde da Marinha  Corpo Auxiliar da Marinha – Quadro Técnico – Quadros Auxiliares (Armada e Fuzileiros) – Quadro de Capelães Navais * e respectivos Quadros Complementares

30 Corpos de Praças  Corpo de Praças da Armada;  Corpo de Praças de Fuzileiros Navais: - Ambos os sexos para Fuzileiros Navais músicos  Corpo Auxiliar de Praças: - Ambos os sexos

31 Mulher na Marinha Igualdade de condições de acesso na carreira, no respectivo Corpo ou Quadro.  Oficiais: - Corpo de Engenheiros Navais; - Corpo de Saúde da Marinha; e - Quadro Técnico.  Praças: - Corpo Auxiliar de Praças.

32 Venha “navegar com a Marinha” na Internet


Carregar ppt "Operação Cisne Branco 2014 Imagem: CB SEVERIANO. Operação Cisne Branco  O que é e quem participa;  Como participar;  Concurso de Redação;  Prêmios;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google