A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Macaco Nu – Cap 01 / Origens. Origens -192 espécies de primatas e símios - pele praticamente sem pêlos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Macaco Nu – Cap 01 / Origens. Origens -192 espécies de primatas e símios - pele praticamente sem pêlos."— Transcrição da apresentação:

1 O Macaco Nu – Cap 01 / Origens

2 Origens -192 espécies de primatas e símios - pele praticamente sem pêlos

3 Origens - Mamíferos: conservam uma temperatura corporal elevada e constante - Instrumentos de regulação da temperatura: revestimento piloso (evitar perdas de calor)

4 Origens - Macaco pelado: único mamífero sem pêlos -Desaparecimento dos dinosauros (grandes répteis) mamíferos (insetívoros)

5 Origens Macaco com pêlos (1) X macaco sem pêlos (2): (2) – melhor visão, olhos para frente da face e mãos que agarravam melhor. Desenvolvimento cerebral - Vida terrestre: competição com herbívoros e carnívoros (redutos florestais reduzidos)

6 Origens - Vida terrestre (princípio): raízes colhidas no solo = maior custo de vida / agarrar e desenterrar - Proteínas animais - Vantagem cerebral + organização social + corpo ereto + mãos desenvolvidas para empunhar armas - Técnicas de casa: armas + cooperação social

7 Origens - Vida terrestre (princípio): nômades… - Fogo, estoque de alimentos, abrigos artificiais -Evolução do corpo e também do comportamento - Partilha da comida --- cooperação social

8 Origens - Carnívoros: preocupação com alimentação das crias - Macaco pelado - sentido da visão melhor: olhos preparados para captar pormenores estáticos

9 Origens - Primatas: não foram projetados para matar - mãos boas para agarrar, mas não para dilacerar ou ferir - mandíbulas e dentes fortes -Batalha ganha com a cabeça e não com os músculos

10 Origens - Desenvolvimento cerebral: até mais ou menos 23 anos de idade -Infância mais longa: maiores oportunidades de aprendizagem com os adultos - Neotonia: preservação de caracteres juvenis ou infantis

11 Origens - Carnívoros: ação de matar separada da ação de comer - O ato de comer é tão retardado que o matar em si se constitui em uma recompensa

12 Origens - Macaco sem pêlos + residência fixa +pulgas - Papel de cada sexo diferenciado - Necessidade de comunicação e cooperação -Mudanças biológicas + culturais - Cultura = progressos tecnológicos

13 Origens - Desaparecimento dos pêlos? - Teorias falaciosas: 1) ausência de pêlos como aspecto da neotonia (recém-nascidos com corpo pelado como os chimpanzés)… no entanto, a neotonia envolve o retardamento de mecanismos de desenvolvimento

14 Origens - Desaparecimento dos pêlos? - Teorias falaciosas: 2) Abandono da vida nômade + abrigo fixo: parasitas (doenças)… não se aplica a outros mamíferos com pêlos.

15 Origens - Desaparecimento dos pêlos? - Teorias falaciosas: 3) Hábitos alimentares (sujar o revestimento piloso / doenças). Provavelmente utilizaram instrumentos para limpar os pêlos e esfolar a caça.

16 Origens - Desaparecimento dos pêlos? - Teorias falaciosas: 4) Uso do fogo para se aquecer durante à noite. Pêlo desnecessário durante o dia quando as temperaturas são mais altas.

17 Origens - Desaparecimento dos pêlos? - Teorias falaciosas: 5) Alimentos mais abundantes no mar. Teoria aquática.

18 Origens - Desaparecimento dos pêlos? - Teorias falaciosas: 6) Ausência de pêlos: equipamento sexual. Macaca sem pêlos mais atraente.

19 Origens - Teoria mais aceita: mecanismo de esfriamento

20 Questões de revisão 1) Quando o macaco com pêlos passou a viver na superfície (tornando-se macaco pelado) em função de uma dramática mudança ambiental, importantes mudanças físicas e comportamentais foram selecionadas e mantidas. Anatomicamente, por exemplo, os olhos deslocaram-se para frente, possibilitando uma melhor discriminação visual (sensibilidade a objetos estáticos). Cite outras mudanças anatômicas / fisiológicas e comportamentais. Qual delas foi certamente a mais importante para que esses primatas se tornassem mais complexos e diferenciados de outras espécies de organismos?

21 Questões de revisão 2) Por que o macaco pelado se tornou um assassino? Por que o ambiente selecionou tal característica? Por que a própria ação de matar teria se tornado mais reforçadora do que o comer? Que recursos foram necessários para que esse primata sobrevivesse?

22 Questões de revisão 3) Quando o macaco com pêlos foi para a superfície, ele perdeu seus pêlos? Quando ele se tornou macaco pelado, por que isso aconteceu? Qual seria a função dos pêlos antes da vida na superfície? E qual seria o substituto funcional dos pêlos na superfície? Como esse macaco mais primitivo (com pêlos) sobrevivia naquela floresta densa? Por que o ambiente modelou repertórios comportamentais tão complexos no macaco pelado da superfície? Em que condição, o nível de seleção cultural do Catania (1999) estaria presente (macaco da floresta ou macaco da superfície) e por quê?

23 Questões de revisão 4) Sobre o macaco pelado da superfície, como se dava a relação entre macho e fêmea? Qual era o papel de cada um? Qual era a vantagem de se cuidar das crias (filhotes)?


Carregar ppt "O Macaco Nu – Cap 01 / Origens. Origens -192 espécies de primatas e símios - pele praticamente sem pêlos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google