A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRODUÇÃO DOS RAIOS X Histórico: descoberta em 8/11/1895 Tubos de Crookes (fig. 16.2)(Garcia, 1997) Modificações na ampola de Crookes (fig. 16.3)(Garcia,1997).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRODUÇÃO DOS RAIOS X Histórico: descoberta em 8/11/1895 Tubos de Crookes (fig. 16.2)(Garcia, 1997) Modificações na ampola de Crookes (fig. 16.3)(Garcia,1997)."— Transcrição da apresentação:

1 PRODUÇÃO DOS RAIOS X Histórico: descoberta em 8/11/1895 Tubos de Crookes (fig. 16.2)(Garcia, 1997) Modificações na ampola de Crookes (fig. 16.3)(Garcia,1997).

2 PRODUÇÃO DOS RAIOS X Efeito termoiônico e a convecção de elétrons –metal é aquecido no vácuo nuvem negativa –Aplicação de uma diferença de potencial entre o cátodo e ânodo acelera os elétrons da nuvem catódica em direção ao ânodo. –Passagem de elétrons de um orbital interno para outro externo (ganha energia); o retorno deste elétron com perda de energia é chamado convecção eletrônica Raios X característicos: –Raios X produzidos pelo salto de elétrons de um orbital para outro –A energia depende da natureza do átomo-alvo –Deslocamento da camada K e L dos átomos alvo.

3 Raios X de frenagem (bremsstrahlung) –Elétrons com alta energia cinética consegue aproximar-se do núcleo dos átomos-alvo e são atraídos por ele, sofrendo encurvamento na sua tragetória perdendo parte da sua energia na forma de raios X. OBS: A maior parte (99%) da energia cinética dos raios catódicos é perdida sob a forma de calor.

4 FILTROS Quando uma radiação X policromática passa através de um filtro, sua energia média aumenta Antes de alcançar a película radiográfica os raios X sofrem atenuações: –Filtração na parede da ampola de raios X –Filtros metálicos –estruturas biológicas do paciente –écrans reforçadores RESTRITORES –delimita a área do feixe de raios X –diafragma - folhas de chumbo com um orifício no centro COLIMADORES –são os melhores restritores –Dotados de iluminação própria

5 Écran de intensificação: –Converter o fóton de raios X em fótons visíveis –Luminecência- fenômeno pelo qual uma substância emite luz sob ação de estímulos fluorescência - placas de transito fosforecência - interruptores (borramento das imagens radiográficas –Constituição: –base plástica –camada refletora –camada fluorescente –camada protetora Chapa radiográfica


Carregar ppt "PRODUÇÃO DOS RAIOS X Histórico: descoberta em 8/11/1895 Tubos de Crookes (fig. 16.2)(Garcia, 1997) Modificações na ampola de Crookes (fig. 16.3)(Garcia,1997)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google