A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Igreja; O que é isso? Antes da igreja (época do Antigo Testamento), os homens vinham a Deus para adorar e pedir perdão por meio de um Sacerdote. Uma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Igreja; O que é isso? Antes da igreja (época do Antigo Testamento), os homens vinham a Deus para adorar e pedir perdão por meio de um Sacerdote. Uma."— Transcrição da apresentação:

1

2 A Igreja; O que é isso? Antes da igreja (época do Antigo Testamento), os homens vinham a Deus para adorar e pedir perdão por meio de um Sacerdote. Uma Cortina Separava o homem de Deus no Templo. Quando Jesus foi crucificado a Cortina foi rasgada de cima para baixo por Deus. A Igreja foi formada para que o homem pudesse ir diretamente a Deus em vez de continuar sua aproximação com Ele através de um sacerdote. Mat 27: 45,

3 Mateus 27: 45, 46, 50, 51 E houve trevas sobre toda a terra, do meio dia às três horas da tarde. Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: "Eloí, Eloí, lamá sabactâni?" que significa: "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?" Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito. Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram. Isto é o que é tão significativo sobre a execução de Jesus. O Santo Deus não poderia continuar a sua íntima comunhão com seu Filho, devido aos nossos pecados estarem sobre Ele na época. A prática do Antigo Testamento foi por uma cortina separando o permanecer entre Deus e o povo hebreu. Apenas o Sumo Sacerdote poderia ir atrás da cortina do templo uma vez por ano para fazer orações em nome do povo e ouvir de Deus como instrui-los. Com a remoção da cortina, todos nós podemos agora nos aproximar de Deus sem um sacerdote.

4 Jesus Começou A Igreja Ele é a Cabeça da Igreja Jesus Começou A Igreja Ele é a Cabeça da Igreja Mat 16: 18 Col 1: 18

5 Mateus 16: 18 E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. Colossensens 1: 18 Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia. Pedro tinha falado da inspiração celeste e foi a partir desta inspiração ou pedra fundação que Cristo edificou a Igreja - não o homem Pedro. A Igreja deve prevalecer contra as forças do mal (Hades). Cristo é a Cabeça da Igreja, que é o Seu corpo na Terra.

6 Crucificação Ressurreição 3 Ascenção 40 Páscoa 10 Pentecoste 50 Festival da Primeira Colheita Espírito Santo 3 Nascimento da Igreja Todos os números estão em dias

7 A Igreja é um Grupo de Crentes Batizados They Have Agreed To Servem Juntos na Fé e Comunhão

8 Jesus é a Cabeça da Igreja A Igreja é o Corpo de Cristo Jesus é o Grande Pastor Um pastor / presbítero / bispo é o Pastor ou Supervisor Os Diáconos são Subpastores servos

9 Cada Membro [do Corpo Dele] Foi agraciado com um Ministério Cada membro do corpo foi dotado para realizar as funções do corpo. Se cada membro não realiza o sua função, então a igreja não realiza o que Deus planejou Através da Igreja. Efésios 4: 7 – 8 I Cor 12:

10 Efésios 4: 7 – 8, E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo. Por isso é que foi dito: "Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativo muitos prisioneiros, e deu dons aos homens". E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. I Coríntios 12: 11 – 13 Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer. Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.

11 A Palavra Grega Para Igreja é EKKLESIA “Chamados Para Fora” Separados do sistema do mundo Não devemos estar emaranhados nas coisas deste mundo, e sim um povo separado que obedece ao Grande Pastor, em vez do deus deste mundo!

12 A Verdadeira Igraja é o Corpo de Jesus Cristo na Terra Através do qual Ele concede Sua Influência Jesus está dependendo da Igreja para continuar o ministério que começou. Nós somos seus embaixadores na terra. Ef. 3: 10 – 11 2 Cor. 5: 20

13 Efésios 3: 10 – 11 A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais, de acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor. 2 Coríntios 5: 20 Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.

14 A Igreja é para:  Adorar e Louvar à Deus  Fazer Discípulos; ir e fazer Discípulos  Orar; Ensinar os outros a orar  Ensinar a Bíblia, e o estudo da Bíblia  Falar às pessoas perdidas sobre Jesus  Proporcionar Comunhão  Enviar (Tomar) Mensagem de Jesus ao Redor do Mundo  Praticar o Serviço  Realizar Batismos  Observar a Ceia do Senhor  Cuidados para os Pobres Este curso começou como parte do ministério de uma igreja. As pessoas que são salvas foram provavelmente salvas porque algum membro da igreja foi obediente. Algumas igrejas participam de um programa de cooperação para enviar missionários ao redor do mundo.

15 Ordenanças: 1 Coríntios 11: Batismo - Ser feito antes da participação da Ceia do Senhor 2.Ceia do Senhor - Ato de Obediência Por meio do pão e suco de uva [fruto da videira]  Na ceia usa-se o "fruto da videira" e pães ázimos (sem fermento ou bactérias)  Os manuscritos originais descrevem fruto da videira (vinho é fermentado)  O pão representa o corpo de Cristo (livre de pecado)  O fruto da videira representa o sangue de Cristo (Vida)  O cristão deve ser batizado uma só vez  A Ceia do Senhor pode ser tomada frequentemente em memória Dele

16 BATISMO Baptizo: mergulhar, imersão, ou imergir. Para ser engolido. Batismo não traz Salvação!! O batismo é um símbolo da morte da velha maneira de viver e o Surgimento de uma nova vida em Cristo.

17 Por que você deve ser Batizado? Para seguir o exemplo de Jesus: “ Naquela ocasião Jesus veio (...) foi batizado por João no Jordão.” Marcos 1:9 Porque Jesus mandou: “Jesus disse: Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando- os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” Mateus 28:19-20 Isso demonstra que você é realmente um crente: “Os que aceitaram a mensagem foram batizados”. Atos 2:41

18 BATISMO Batizados em Sua morte. Morte para a Vida de Adão Levantados para uma nova vida A vida proporcionada por Cristo. Romanos 6: O batismo não é um requisito para a Salvação!

19 Romanos 6: 1 – 11 Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado. Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos. Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele. Porque morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas vivendo, vive para Deus. Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Devemos morrer para a nossa natureza (pecado) carnal todos os dias. Nós, então, já não estaremos sob o poder do pecado!!

20 O Verdadeiro Discípulo é Transformado. Convertido Discípulo Transformado

21 A Ceia do Senhor Práticas FBCD abrangem comunhão com os outros cristãos. Jesus nunca disse quando ou quantas vezes os crentes devem participar da Ceia do Senhor. Ele instituiu em uma noite de quinta-feira. Nós celebramos a Ceia uma vez por trimestre.

22 1 Coríntios 11: 23 – 29 Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim". Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha. Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação. Somente os cristãos devem tomar a Ceia do Senhor. É uma prática muito séria e solene. Os cristãos devem primeiro sondar o seu coração, confessar seu pecado, e meditar sobre o que Cristo fez por ele.

23 Serviço: Devemos ser mordomos de nosso conhecimento do Evangelho e da nossa experiência cristã. 1 Coríntios 16:1-2 – Ofertar semanalmente Rom. 1: 14 - Compartilhar nosso conhecimento do Evangelho Mat. 6: Não ajuntar tesouros na Terra Mat. 6: Confiar em Deus para todas as nossas necessidades Lucas 16: Devemos ser depositários ou doadores de tudo o que temos: Tempo Talentos, Habilidades Bens Materiais etc.

24 Lucas 16: 10 – 13 "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas? E se vocês não forem dignos de confiança em relação ao que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês? "Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará ao outro, ou se dedicará a um e desprezará ao outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro".

25 TAREFA: Continuar leitura diária da Bíblia e oração. Estude Atos 1 e 2 esta semana. Ore pelas bênçãos de Deus sobre a Igreja universal e sua igreja em particular. Ore pelos seus líderes espirituais (esta é uma oração para a bênção.)

26 We Will Now Take A 10 Minute Break Quando voltarmos, vamos ter um levantamento e estudo sobre os dons espirituais.

27 Dons Espirituais Por favor, preencha todas as perguntas sobre a Pesquisa

28 Dons espirituais são dados pelo Espírito Santo no momento da salvação a todos os cristãos Dons espirituais são diferentes de talentos naturais Nós não escolhemos o nosso dom espiritual, O Espírito Santo determina quem tem cada dom I Coríntios 12: 7 I Coríntios 12: 11

29 I Coríntios 12: 7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito (dons espirituais), visando ao bem comum. I Coríntios 12: 11 Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer.

30 Dons Listados na Bíblia: Profetizar Servir Ensinar Dar ou Contribuir Liderar Mostrar Misericórdia Romanos 12: 3 - 8

31 Romanos 12: 3 – 8 Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada.

32 Dons Listados na Bíblia: Sabedoria Apostolado Ensino Conhecimento Fé Servir Administração Cura Operar Milagres Profecia Distinção de Espíritos Línguas Interpretação 1 Coríntios 12: e

33 1 Coríntios 12: 8 – 12 Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer. Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. 1 Coríntios 12: 28 – 30 Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas. Os dons espirituais são distribuídos por toda a Igreja para edificar a Igreja como Corpo de Cristo em uma comunidade local. Os dons devem trabalhar juntos, assim como os membros do corpo (mãos, olhos, orelhas, etc) trabalham juntos.

34 Dons Listados na Bílbia: Apostolado Profecia Evangelismo Pastoreio-Ensino Efésios 4: 11

35 Ephesians 4: E ele (Espírito Santo) designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo (a Igreja) seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.

36 Como usar eficazmente dons espirituais: Com uma atitude do Amor (Ágape) 1 Coríntios 13 O amor ágape é um amor que tudo dá sem expectativa de nada em troca. Deus ama (ágape) você.

37 1 Coríntios 13: Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver _____, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver _____, nada disso me valerá. O _____ é paciente, o _____ é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O ____ não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O ____ nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido. A maneira de exercer adequadamen te os dons espirituais é sempre no amor. Durante esta vida, nós nunca vamos alcançar o conhecimento completo, mas quando nos deparamos com Cristo face-a-face, saberemos plenamente.

38 Como saber o seu Dom : 1. Acredite que você é talentoso. Os dons espirituais são para todo cristão 2. Ore por discernimento sobre o seu dom(s) 3. Estude a Bíblia para aprender mais sobre os Dons 4. Aceite Responsabilidade: Todos receberam o mandamento de evangelizar, mostrar misericórdia, incentivar, dar e ajudar 5. Considere seus desejos, o que você gosta de fazer? 6. Aceite a confirmação de outras 7. No O que você é bem sucedido? O que dá muitos fruto?

39 Não há Ministérios Pequenos - Todos são Importantes Não há Ministérios Pequenos - Todos são Importantes

40 Você é o Corpo de Cristo Agora vocês são o corpo de Cristo e cada um de vocês é uma parte (Membro) Dele. 1 Coríntios 12:27 Romanos 12: Braço Olho Ouvido Nariz Dedo do pé Cristo é a Cabeça Eu sou

41 I Coríntios 12: 27 Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. Romanos 12: 3 – 6a Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Deus é um Deus de diversidade. Não existem dois seres humanos exatamente iguais. Não há duas Igrejas iguais. Ele dá uma variedade de dons espirituais de propósito para que possamos executar funções diferentes através da Igreja.

42 Frutos do Espírito (caráter) Gálatas 5:22 O caráter [fruto] do Espírito Santo no cristão é: 1. Amor 2. Alegria 3. Paz 4. Longanimidade [Paciência] 5. Amabilidade [Gentileza] 6. Bondade 7. Fé [Fidelidade] 8. Mansidão [Gentileza] 9. Temperamento [Domínio Próprio]

43 Gálatas 5: Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. O fruto do Espírito é o caráter do Espírito Santo que habita no cristão. Assim, esses traços de caráter devem irradiar de cada cristão. Domínio Próprio significa que o nosso corpo físico deve sempre estar sob o controle do Espírito dentro de nós.

44 Contrastes nas maneiras de viver Mundana: 1. Orgulho 2. Inveja 3. Ciúme 4. Cobiça 5. Luxúria 6. Ganancia 7. Raiva 8. Ansiedade 9. Egoísmo Cristã: 1. Amor 2. Alegria 3. Paz 4. Paciência 5. Longanimidade 6. Bondade 7. Fidelidade 8. Mansidão 9. Domínio Próprio Gálatas 5:22 VelhaVida em AdãoNova Vida em Cristo

45 Gálatas 5: 22 Mas o fruto (caráter) do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. O Espírito Santo começa a viver no cristão quando ele é salvo. Essas nove características são o que o Espírito Santo é. O cristão deve assumir estas características. Você Já fez? A Natureza Carnal ou auto vida Orgulho, inveja, ciúme, cobiça, luxúria, ganância, raiva, ansiedade e egoísmo. O cristão deve mudar da natureza carnal para o homem espiritual. É VOCÊ?

46 EM Amor 1. Supremo exemplo de amor [João 3:16] 2. Prova decisiva do Amor [1 João 3:11-15] 3. Expressão Prática do Amor [1 João 3:16-20] 4. Comando Divino para o Amor [1 João 3:21-24] Como os dons espirituais devem ser aplicados

47 Supremo Exemplo Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

48 Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3: 16 Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Este é o verso mais popular da Bíblia. O amor de Deus ágape para os povos do mundo torna possível escapar do inferno e viver eternamente com Ele no céu. Falta de confiança em Cristo significa a separação eterna de Deus no inferno!

49 Expressão Prática  É assim que sabemos o que é o amor: que Cristo deu a sua vida por nós. E nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos.  Você deve ser egoísta ou compassivo?  Quais são suas motivações internas?  Será que o seu coração [a consciência] te condena? 1 João 3:

50 1 João 3: 16 – 20 Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade. Assim saberemos que somos da verdade; e tranquilizaremos o nosso coração diante dele quando o nosso coração nos condenar. Porque Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas.

51 Mandamento Divino E este é o seu mandamento: que creiamos no nome de seu Filho, Jesus Cristo, e amemos [Ágape] uns aos outros como ele nos ordenou. Aqueles que obedecem aos Seus mandamentos permanecem em Deus, e Deus nele. 1 João 3:

52 1 João 3: 21 – 24 Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus e recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada. E este é o seu mandamento: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou. Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.

53 Mandamento Divino Cont. Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros. Ser dedicado a um outro em amor fraternal. João 13: Romanos 12:

54 João 13: 34 – 35 Um novo mandamento lhes dou: Amem- se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Romanos 12: 9 – 10 O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.

55 TAREFA: Continuar leitura diária da Bíblia e oração. Ore para que o Espírito Santo revele o seu dom espiritual e aponte como você pode usar o seu dom em sua igreja (esta é uma oração de petição.) Execute um tipo de ação para alguém em sua vizinhança.

56 This Concludes our Class on The Church and Spiritual Gifts Be Sure to Turn in Your Spiritual Gift Survey Retornar próximo sábado para a nossa classe final sobre Eternidade e ser Missionário


Carregar ppt "A Igreja; O que é isso? Antes da igreja (época do Antigo Testamento), os homens vinham a Deus para adorar e pedir perdão por meio de um Sacerdote. Uma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google