A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESPAÇO RURAL Professor Cristiano Almeida.. Zona Rural Toda parte do município que fica fora da zona urbana, ou seja, fora da cidade, é tida como zona.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESPAÇO RURAL Professor Cristiano Almeida.. Zona Rural Toda parte do município que fica fora da zona urbana, ou seja, fora da cidade, é tida como zona."— Transcrição da apresentação:

1 ESPAÇO RURAL Professor Cristiano Almeida.

2 Zona Rural Toda parte do município que fica fora da zona urbana, ou seja, fora da cidade, é tida como zona rural. Essas partes são destinadas ao cultivo de produtos, ao extrativismo e a pecuária. Existem ainda as áreas de preservação ambiental que visam a conservação da fauna e da flora do país.

3 Atividades do espaço rural Agricultura; Pecuária ; Extrativismo tradicional.

4 Importante Surgimento entre e a.C ( Período Neolítico ou idade da Pedra Polida); Era realizada de forma rudimentar e instável até o século XVIII; Está relacionada as atividades do setor primário da economia.

5 Agricultura antiga A agricultura antiga ou arcaica é aquela caracterizada pela utilização intensiva da força humana e animal nas plantações, é geralmente de subsistência e não usa métodos científicos de organização.

6 Agricultura moderna A agricultura moderna surgiu após a primeira fase da Revolução Industrial, situada entre o final do século XVIII e o final do século XIX, com base na utilização da energia a vapor e também da eletricidade.

7 Agricultura contemporânea A agricultura contemporânea é caracterizada pela grande utilização de meios tecnológicos, que ampliaram a quantidade e a qualidade da produção.

8 Projeto genoma O Projeto Genoma Humano, iniciado em 1990, é um empreendimento internacional que envolve vários países, entre eles o Brasil. Entre outros objetivos, pretende identificar os genes existentes no DNA das células do corpo humano, fazer o mapeamento deles, e, ainda, realizar estudos principalmente com microrganismos, visando desenvolver tecnologia.

9 Curiosidade Em 1997 nasceu uma ovelha. O nome dela era Dolly, e nada em sua aparência indicava que tivesse algo de especial. Mas tinha. Ela era um clone. Daí para frente, grupos ao redor do mundo anunciaram o sucesso da experiência com vacas, ratos, porcos, cobras, etc.

10 Atividade agrícola de subsistência É um sistema de produção agrícola que visa a sobrevivência do agricultor e de sua família. É caracterizada pela utilização de recursos técnicos pouco desenvolvidos. Os instrumentos agrícolas mais usados são: enxada, foice e arado. Raramente são utilizados tratores ou outro tipo de máquina. A produção é baixa em comparação às grandes propriedades rurais mecanizadas.

11 Agricultura comercial A agricultura comercial é destinada ao mercado externo ou mesmo ao mercado interno, na qual se usa grandes extensões de terra com aplicação de tecnologias que alcançam elevados índices de produtividade.

12 Monocultura e Policultura

13 Os sistemas agrícolas se distinguem a partir do tamanho da área cultivada e do índice de produtividade alcançado. Quando falamos em sistemas agrícolas, nos referimos à agricultura, que se apresenta de duas formas: agricultura intensiva e agricultura extensiva.

14 Agricultura de sequeiro Agricultura de sequeiro é uma técnica agrícola para cultivar terrenos onde a pluviosidade é diminuta. ¨Sequeiro¨ vem da palavra seco, mas no sentido de que não é plantação sob a água(o contrário é brejeiro = de brejo como é muito comum nos países asiáticos e pouco no Brasil). Mas creio que pode ser ainda irrigada quando falta chuva para que as plantas não morram de seca.

15 Agricultura itinerante São sistemas agrícolas largamente aplicados em regiões onde a agricultura é descapitalizada. A produção é obtida em pequenas e medias propriedades ou parcelas de grandes latifúndios (nesse caso,parte da produção é entregue ao proprietário como forma de pagar o aluguel da terra),com a utilização de mão-de-obra familiar e técnicas tradicional e rudimentares por falta de assistência técnicas e de recursos,não há preocupação conservação do solo, as sementes utilizadas são de qualidade inferior, não se investe em fertilizantes e a rentabilidade,a produção e a produtividades são baixas.

16 Agricultura de jardinagem Agricultura de jardinagem é uma expressão que se originou no sul e sudeste da Ásia, onde há uma enorme produção de arroz em planícies inundáveis, com utilização intensiva de mão de obra.

17 plantation Plantation é um tipo de sistema agrícola (uma plantação) baseado em uma monocultura de exportação mediante a utilização de latifúndios e mão-de-obra escrava.

18 Imóveis rurais Estabelecidos pelo Estatuto da Terra em 1964; É todo sítio, fazenda e empresa rural ou agropecuária; Possuem dimensões variáveis; Existem no Brasil

19 Classificação dos módulos rurais no Brasil Minifúndio – possuem menos que 50 ha de extensão. Latifúndios por dimensão – superior seiscentas vezes o módulo rural. Latifúndio por exploração – até 600 módulos rurais.(terras de fins especulativos). Empresa rural – até 600 módulos rurais (é explorado de forma econômica e racional.

20 Estrutura fundiária brasileira Tipo de imóvel rural Quantidade de imóveis Área ocupada Minifúndio70%11% Latifúndio por dimensão 0,1%5% Latifúndio por exploração 23%73% Empresa rural5%10%

21 Relações de trabalho no campo Pequenos proprietários – lavradores de base familiar; Parceiros – trabalham em uma parte da terra do proprietário; Arrendatários – alugam e pagam em dinheiro; Assalariado permanente – trabalham e possuem todos os direitos trabalhistas. Assalariado temporário – empregados durante a maior necessidade de mão-de-obra

22 Acesso a terra no Brasil Por meio da compra. Grilagem de terras. E poucos casos de doação no Sul do país.

23 Problemas da agricultura brasileira. 29 milhões de pessoas vivem a baixo da linha da pobreza; Mecanização do campo excluiu várias pessoas do mercado de trabalho; Injusta estrutura fundiária.

24 De que resulta a triste realidade do campo brasileiro. Herança colônial; Mentalidade reinante dos grandes latifundiários; Ausência de reforma agráfia;

25 Movimentos sociais no campo Ligas camponesas. MST UDR (União Democrática Ruralista)

26 Reforma agrária as avessas (1985) política de assentamentos de famílias no meio rural, sem uma reforma de base, rápida e abrangente.

27 Assentamentos João Figueiredo – – ; José Sarney – – ; Fernando Collor – – ; Itamar Franco – ; Fernando Henrique ; Lula –

28 Principais culturas brasileiras Café cana-de-açúcar Algodão Cacau Soja Trigo Laranja arroz Feijão Milho Pimenta-do-reino Mandioca Uva fumo

29 Pecuária brasileira Bovinos Suínos Ovinos Búfalos Caprinos Eqüinos aves

30 Questão da fome Dados da FAO(Organização das nações unidas para a agricultura e alimentação). DadosQuantidade de pessoas Fome crônica826 milhões subalimentadas1 bilhão


Carregar ppt "ESPAÇO RURAL Professor Cristiano Almeida.. Zona Rural Toda parte do município que fica fora da zona urbana, ou seja, fora da cidade, é tida como zona."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google