A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Definição: IMPACTOS AMBIENTAIS: Definição: Qualquer desequilíbrio ambiental resultantes da ação do homem ou acidentes naturais: Podem ocorrer em ecossistemas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Definição: IMPACTOS AMBIENTAIS: Definição: Qualquer desequilíbrio ambiental resultantes da ação do homem ou acidentes naturais: Podem ocorrer em ecossistemas."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Definição: IMPACTOS AMBIENTAIS: Definição: Qualquer desequilíbrio ambiental resultantes da ação do homem ou acidentes naturais: Podem ocorrer em ecossistemas naturais, agrícola ou sistema urbano.

4 Tipos de Impactos: P P P P P D Tipos de Impactos: P oluição do ar P oluição das águas P oluição do solo P oluição sonora P oluição visual D esmatamento

5 Poluição do Ar – contaminação do ar atmosférico por componentes gasosos ou partículas não presentes naturalmente na atmosfera ou se presentes, emitidos em concentrações muito maiores do que as naturais.

6 Poluição das águas – Conseqüência direta do crescimento demográfico. Os principais poluentes são: resíduos fecais, fertilizantes agrícolas, agrotóxicos, etc...

7 Poluição do solo – Principais poluentes do solo são: fertilizantes e agrotóxicos e o lixo domestico. Depositados no solo impedem o desenvolvimento de plantas terrestres e de grande variedade de microorganismos.

8 Poluição sonora – fontes constantes de ruídos. O barulho provoca irritação e nervosismo, altera comunicação verbal, reduz eficiência no trabalho, etc....

9 O QUE É POLUIÇÃO VISUAL? Trata-se da degradação do ambiente natural ou artificial que provoca incômodo visual. O excesso de outdoors, propagandas, cartazes etc., faz com que a cidade fique visualmente poluída, pois estes além de deixarem a cidade feia, ainda a torna cada vez mais suja, devido aos papéis que são jogados na rua. A gravidade deste tipo de poluição será ainda maior se o bem lesado for um bem tombado.

10

11

12

13

14 Presença de Luz em todo o mundo Fonte: 8602/astro/pl.html

15 ...no Brasil.

16 Belo Horizonte São Paulo Possivelmente Uberlândia

17

18 Analise a imagem a seguir... É dia ou noite?

19 É... Parece dia, mas não é. Era noite quando foi tirada a foto. O céu ficou claro porque o filme fotográfico captou e acumulou a luz que dele vinha, refletida pelo ar numa noite quase sem nuvens. É a triste perda de um patrimônio natural de grande beleza e enorme importância para a Ciência. Basta apenas três minutos de exposição a luz para ofuscação de imagens. Noite!!!

20 Quadra de esportes, em um clube situado no horizonte, a quilômetros de distância do Observatório. Cidade Jardim – Vila Olímpica. Um simples canteiro de obras, que utiliza refletores direcionais mal alinhados, emite luz para cima e a uma grande distância.

21 Av.: Rondon Pacheco Poluição Visual causada pelos outdoors, atrapalhando a visão da paisagem urbana.

22 Modelo de Poluição Visual, onde o acumulo de barracas de camelôs e vendedores ambulantes prejudicam a paisagem e a vista de um prédio público. Praça do Fórum Abelardo Pena – Udia.

23 Poluição Luminosa, um tipo de Poluição de Visual, causada pelos refletores que iluminam o prédio, além de serem excessivamente fortes e prejudiciais para quem transita pela praça, há um enorme desperdício de energia. Praça Clarimundo Carneiro.

24 Modelo de Poluição Visual – Luminosa, cujo excesso de luminosidade atrapalha a visão de motoristas e pedestres. Avenida Afonso Pena c/ Santos Dumont..

25 Poluição visual causada pela pichação em um muro do um estacionamento privado. Av. Belo Horizonte. Bairro Martins. “Se não há justiça para os pobres, que não haja paz para os ricos”.

26 Telefone Publico é alvo de propagandas descaracterizando a sua originalidade. Av. Rondon Pacheco – Bairro Lidice.

27 A poluição visual pode gerar impactos psicológicos, uma vez da publicação de mensagens maliciosas. Av.: Getulio Vargas. Bairro: Jaraguá.

28 Outdoors podem tirar a atenção dos motoristas e pedestres ao transito. Av.: João Naves de Ávila c/ Av.: Floriano Peixoto. Centro.

29 Painéis imensos, totalmente inadequado com a via publica e desproporcional com os tamanhos das fachadas das empresas. Av.: João Pinheiro. Bairro: Operário.

30 Placas (pinturas) de propagandas tomam a totalidade da extensão lateral de edifícios. Av.: João Pinheiro – Centro.

31 Modelo de conservação da paisagem, onde funciona o projeto “Praça Adotada”, em que os próprios moradores e comerciantes locais se encarregam da conservação da praça e dos canteiros centrais, proporcionando um ambiente mais limpo e agradável. Av.: Getulio Vargas c/ Av.: dos Buritis. Bairro: Planalto.

32 Desmatamento – Destruição da vegetação por meio de derrubada para agricultura, criação de gado ou qualquer outra forma de uso da terra. Desmatamento é qualquer processo de alteração da cobertura vegetal movido pela espécie humana em que a vegetação resultante armazena menos carbono do que a vegetação original.

33 Efeito estufa – Fenômeno natural da terra responsável por manter a temperatura media do planeta em níveis compatíveis com o tipo de vida nele existente.

34 Chuva Ácida – Chuva que apresenta acidez devido á presença de gotas de ácidos diluídos, os quais são formados pela interação do vapor d’água com determinados compostos químicos gasosos provenientes da queima, em industria e motores, de carvão mineral e outros.

35

36 Cachoeira de Sucupira Bairro Jardim Karaiba

37 Córrego do Lagoinha. Ao Lado do CAMARU Grade para retenção de resíduos sólidos

38 Av.: Anselmo Alves dos Santos Rua das Bandeiras - Tibery “Lixão” - Bairro Tibery

39 Avenida Anselmo Alves dos Santos. Prefeitura de Uberlândia

40 Bairro Jardim Karaiba

41

42

43

44 “... A gente brinca aqui neste buraco, eu e meus amigos, é muito legal...” Natália – 12 anos Moradora das imediações.

45

46

47

48


Carregar ppt "Definição: IMPACTOS AMBIENTAIS: Definição: Qualquer desequilíbrio ambiental resultantes da ação do homem ou acidentes naturais: Podem ocorrer em ecossistemas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google