A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Luana Müller Difusão e Aperfeiçoamento de Recursos Educacionais Abertos Provável Orientadora: Profa. Dra. Milene Selbach Silveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Luana Müller Difusão e Aperfeiçoamento de Recursos Educacionais Abertos Provável Orientadora: Profa. Dra. Milene Selbach Silveira."— Transcrição da apresentação:

1 Luana Müller Difusão e Aperfeiçoamento de Recursos Educacionais Abertos Provável Orientadora: Profa. Dra. Milene Selbach Silveira

2 Introdução o Sistemas de Recomendação o Objetos de Aprendizagem e REA o Gamification o Engenharia Semiótica o Sistemas de ajuda e sistemas de ajuda em pares

3 Sistemas de recomendação o Previsão das preferências dos usuários o Sugestão de itens relevantes o Filtragem colaborativa, Filtragem baseada em conteúdo, Filtragem híbrida

4 Objetos de Aprendizagem o Educação à distância o Entidade digital ou não usada na aprendizagem apoiada por tecnologia o Fácil acesso ao tema de estudo o Estudo de forma independente e autônoma

5 REA o Materiais digitais o Disponibilizados abertamente o Englobam cursos, módulos de conteúdo, objetos de aprendizagem, ferramentas de avaliação... o 4 liberdades mínimas o Usar, Aprimorar, Recombinar e Distribuir

6 Gamification o Uso de conceitos de jogos em diferentes contextos o Motivação dos usuários

7 Engenharia Semiótica o Metacomunicação designer-usuários o Processo comunicativo

8 Sistemas de ajuda e ajuda em pares o Documentação produzida pelo designer o Novas propostas: sistemas de ajuda em pares o Integração entre usuários o Socialização, qualificação da experiência de aprendizado, auto-aprendizagem, interação social.

9 Motivação o Crescimento do uso de objetos de aprendizagem e recursos educacionais abertos o Desafio: selecionar e organizar esses materiais o Repositórios dispersos o Pesquisa com palavras-chave o Padronização, usabilidade e qualidade dos REA

10 Motivação o Estender as pesquisas encontradas ao conceito mais amplo de REA o Centralização da busca, recomendação, suporte e incentivo. o Principal motivação: as 4 liberdades

11 Objetivos “...estimular a difusão dos REA na comunidade, por meio da melhora de sua qualidade e usabilidade, estímulo/incentivo a realização destas melhorias e disponibilização de novos REA à comunidade.”

12 Objetivos o Participação e colaboração: gamification o Qualificação do uso dos REA: ajuda em pares o Apoio a pesquisa e uso de REA: centralização da busca e sistemas de recomendação o Aperfeiçoamento dos REAS e de seus conteúdos: qualificação da metacomunicação designer- usuário. o Ambiente de integração das técnicas, geração e coleta de dados para validação.

13 Metodologia o Pesquisa teórica o Definição e Implementação de modelo o Experimentos o Análise de resultados o Refinamento do modelo

14 Cronograma (1/4) 1. Concluir os 36 créditos requeridos pelo curso de doutorado. Será solicitada a revalidação dos créditos obtidos durante o mestrado para que a candidata possa dar continuidade aos 9 créditos necessários para completar os 36 créditos exigidos para o doutorado. Período: 2013/2 à 2014/1 2. Realizar o levantamento bibliográfico dos trabalhos mais recentes nas áreas relacionadas ao tema. Período: 2013/1 à 2015/1 e 2016/2

15 Cronograma (2/4) 3. Investigar a estrutura dos repositórios de objetos de aprendizagem e REAs disponíveis para traçar o modelo inicial de como o ambiente proposto será desenvolvido. Período: 2013/1 à 2015/1 4. Publicar artigos científicos relacionados ao tema da tese. Período: 2014/1 à 2017/1 5. Prestar o exame de qualificação. Período: 2011/1

16 Cronograma (3/4) 6. Consolidar o tema de pesquisa a partir dos estudos realizados. Período: 2014/2 à 2015/2 7. Redigir e defender a proposta de tese. Período: 2015/1 8. Implementar as soluções estudadas, gerar experimentos e validar os resultados obtidos. Período: 2015/2 à 2016/2

17 Cronograma (4/4) 9. Continuar os estudos em outra instituição, através de uma bolsa de doutorado sanduíche. Uma possibilidade seria a instituição PUC-Rio, no contexto do projeto PROCAD – Casadinho, junto ao grupo de pesquisa da Profª. Clarisse Sieckenius de Souza (SERG – Semiotic Engineering Research Group). Período: 2015/2 10. Redigir a tese de doutorado. Período: 2015/2 à 2017/1 11. Defesa da tese. Período: 2017/1

18 Plano de atividades AtividadesAno/Semestre 2013/22014/12014/22015/12015/22016/12016/22017/1 1 XX 2 XXXXX 3 XXXX 4 XXXXXXX 5 X 6 XXX 7 X 8 XXX 9 X 10 XXXX 11 X

19 Experiência o Tools & Technologies – Engenheiros Associados o Mestrado – PUCRS (2013/1) o Créditos cursados: 23 créditos o Créditos aproveitados: 4 créditos o Dissertação: Aplicando Técnicas de Recomendação em Sistemas de Ajuda em Pares.

20 Experiência o Artigos Completos em Anais de Conferências o “E agora, quem poderá me ajudar? Utilizando sistemas de recomendação para otimização do processo de busca por auxílio em ambientes colaborativos de ensino”. In: 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2012, 10p. – trabalho elaborado a partir de dados coletados durante a pesquisa para a dissertação.

21 Experiência o Artigos Submetidos (em revisão) o “A importância de se explicitar informações estratégicas via sistemas de ajuda: um estudo de caso”. Submetido para: IHC XII Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. – trabalho elaborado a partir de dados coletados durante a pesquisa para a dissertação. o “Just Rate It! Gamification as Part of Recommendations”. Submetido para: CSCW th ACM Conference on Computer Supported Cooperative Work and Social Computing. – trabalho elaborado após a conclusão do Mestrado, em conjunto com outros integrantes do grupo de pesquisa.

22 Experiência o Artigos Submetidos (em revisão) - continuação o “Gamification Aware: Users Perception About Game Elements on Non-Game Context”. Submetido para: IHC XII Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. – trabalho elaborado após a conclusão do Mestrado, em conjunto com outros integrantes do grupo de pesquisa.

23 Experiência o Artigos em Processo de Escrita/Revisão para Submissão o “Help, I need somebody: applying recommender systems techniques in peer help systems” (título provisório). A ser submetido para: RecSys 2014.– trabalho elaborado a partir dos resultados finais da dissertação. o “Won’t it please, please help me? The (un)availability and (lack of) necessity of help systems in mobile applications”. A ser submetido para: (a definir). – trabalho elaborado em paralelo as atividades de Mestrado, em conjunto com outros integrantes do grupo de pesquisa.

24 Luana Müller Difusão e Aperfeiçoamento de Recursos Educacionais Abertos Provável Orientadora: Profa. Dra. Milene Selbach Silveira


Carregar ppt "Luana Müller Difusão e Aperfeiçoamento de Recursos Educacionais Abertos Provável Orientadora: Profa. Dra. Milene Selbach Silveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google