A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Difusão e Aperfeiçoamento de Recursos Educacionais Abertos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Difusão e Aperfeiçoamento de Recursos Educacionais Abertos"— Transcrição da apresentação:

1 Difusão e Aperfeiçoamento de Recursos Educacionais Abertos
Luana Müller Provável Orientadora: Profa. Dra. Milene Selbach Silveira

2 Introdução Sistemas de Recomendação Objetos de Aprendizagem e REA
Gamification Engenharia Semiótica Sistemas de ajuda e sistemas de ajuda em pares A proposta se apoia nos seguintes tópicos: SR, AO, REA, Gamification, Eng. Semiótica e Sistemas de ajuda e ajuda em pares. Vou apresentar cada assunto a seguir.

3 Sistemas de recomendação
Previsão das preferências dos usuários Sugestão de itens relevantes Filtragem colaborativa, Filtragem baseada em conteúdo, Filtragem híbrida Sistemas de recomendação: Como o nome diz, recomendam conteúdo aos usuários. Ele se baseia em itens consumidos pelos usuários no passado para prever as preferências deles e assim sugerir itens relevantes de acordo com cada perfil. As técnicas mais usadas são: Filtragem colaborativa, que usa a similaridade entre usuários como base, Filtragem baseada em conteúdo, que usa a similaridade entre os itens como base e filtragem híbrida, que procura unir as duas abordagens anteriores.

4 Objetos de Aprendizagem
Educação à distância Entidade digital ou não usada na aprendizagem apoiada por tecnologia Fácil acesso ao tema de estudo Estudo de forma independente e autônoma Objetos de aprendizagem: Como o crescimento da Educação à distância, o uso de objetos de aprendizagem vem se disseminando. Os objetos de aprendizagem não tem um conceito totalmente definido, mas, são tidos como entidades, digitais ou não que podem ser usadas ou referencias durante a aprendizagem apoiada por tecnologia. Esses objetos dispões aos alunos fácil acesso ao tema de estudo e também possibilita a eles que estudem de forma independente e autônoma.

5 REA Materiais digitais Disponibilizados abertamente
Englobam cursos, módulos de conteúdo, objetos de aprendizagem, ferramentas de avaliação... 4 liberdades mínimas Usar, Aprimorar, Recombinar e Distribuir REA: O Recursos Educacionais Abertos, também conhecidos pela sua sigla REA, tem um conceito semelhante ao de objetos de aprendizagem, no entanto, mais amplo. REA são materias digitais, disponibilizados abertamente a comunidade academica. Englobam cursos, módulos de conteúdo, objetos de aprendizagem, ferramentas de avaliação e etc. Os REA compreendem 4 liberdade MÍNIMAS: Usar – O REA é de livro uso. Aprimorar – Qualquer usuário pode adaptar e melhorar o conteúdo de um REA existente, ou criar novos REAs com base em já existentes. Recombinar – Combinar REA existentes gerando novos materiais. Distribuir – Fazer cópias e compartilhar os REA na versão original ou aprimorada. Pq REA e OA? Começamos essa proposta, tendo que vista o conceito de AO. Então esbarrou-se nos REA, que por serem um conceito mais amplo, também foram trazidos a proposta. Mas então pq manter OA na proposta? Pq muitas pesquisas encontradas são referentes a OA, mas podem ser estendidas ao conceito mais amplo de REA. Mais adiante, voltaremos a falar sobre isso.

6 Gamification Uso de conceitos de jogos em diferentes contextos
Motivação dos usuários Gamification: É o ato de usar elementos e conceitos de games em diferentes contextos. Estão presentes em muitas aplicações que utilizamos no nosso dia a dia. Seu principal intuito esta em motivar os usuários, fazendo com que tenham mais engajamento nas atividades que estão realizando, através do uso de recompensas.

7 Engenharia Semiótica Metacomunicação designer-usuários
Processo comunicativo Engenharia Semiotica: Teoria que estuda fenomenos envolvidos no design, uso e avaliação de sistemas interativos. Investiga natureza, efeitos, estrutura e processos da metacomunicação entre o designer do sistema e o usuário. Considera o design e a interação como parte do processo comunicativo: o que eu, como designer do sistemas, quero passar ao meu usuário.

8 Sistemas de ajuda e ajuda em pares
Documentação produzida pelo designer Novas propostas: sistemas de ajuda em pares Integração entre usuários Socialização, qualificação da experiência de aprendizado, auto-aprendizagem, interação social. Sistemas de ajuda e ajuda em pares: Os sistemas de ajuda, geralmente contém documentação produzida pelo designer do sistema que vida ajudar o usuários com quaisquer dúvidas. Esses sistemas não são muitos usados (generalização), e visando agregar novas proposta a eles, surgiram os sistemas de ajuda em pares. Esses sistemas visam apoiar a integração entre usuários para que a ajuda seja fornecida pelos próprios usuários da aplicação. Esses sistemas promove... Socialização, qualificação da experiência de aprendizado, auto-aprendizagem (do usuário que esta oferecendo a ajuda) e estimula a interação social.

9 Motivação Crescimento do uso de objetos de aprendizagem e recursos educacionais abertos Desafio: selecionar e organizar esses materiais Repositórios dispersos Pesquisa com palavras-chave Padronização, usabilidade e qualidade dos REA

10 Motivação Estender as pesquisas encontradas ao conceito mais amplo de REA Centralização da busca, recomendação, suporte e incentivo. Principal motivação: as 4 liberdades

11 Objetivos “...estimular a difusão dos REA na comunidade, por meio da melhora de sua qualidade e usabilidade, estímulo/incentivo a realização destas melhorias e disponibilização de novos REA à comunidade.”

12 Objetivos Participação e colaboração: gamification
Qualificação do uso dos REA: ajuda em pares Apoio a pesquisa e uso de REA: centralização da busca e sistemas de recomendação Aperfeiçoamento dos REAS e de seus conteúdos: qualificação da metacomunicação designer-usuário. Ambiente de integração das técnicas, geração e coleta de dados para validação.

13 Metodologia Pesquisa teórica Definição e Implementação de modelo
Experimentos Análise de resultados Refinamento do modelo Pesquisa teórica: Estado da arte sobre os tópicos principais. Definição e implementação do modelo; Experimento com o modelo sendo usado por usuários para gerar dados para validação. Análise dos resultados obtidos no experimento. Refinar o modelo de acordo com os resultados obtidos.

14 Cronograma (1/4) 1. Concluir os 36 créditos requeridos pelo curso de doutorado. Será solicitada a revalidação dos créditos obtidos durante o mestrado para que a candidata possa dar continuidade aos 9 créditos necessários para completar os 36 créditos exigidos para o doutorado. Período: 2013/2 à 2014/1 2. Realizar o levantamento bibliográfico dos trabalhos mais recentes nas áreas relacionadas ao tema. Período: 2013/1 à 2015/1 e 2016/2

15 Cronograma (2/4) 3. Investigar a estrutura dos repositórios de objetos de aprendizagem e REAs disponíveis para traçar o modelo inicial de como o ambiente proposto será desenvolvido. Período: 2013/1 à 2015/1 4. Publicar artigos científicos relacionados ao tema da tese. Período: 2014/1 à 2017/1 5. Prestar o exame de qualificação. Período: 2011/1

16 Cronograma (3/4) 6. Consolidar o tema de pesquisa a partir dos estudos realizados. Período: 2014/2 à 2015/2 7. Redigir e defender a proposta de tese. Período: 2015/1 8. Implementar as soluções estudadas, gerar experimentos e validar os resultados obtidos. Período: 2015/2 à 2016/2

17 Cronograma (4/4) 9. Continuar os estudos em outra instituição, através de uma bolsa de doutorado sanduíche. Uma possibilidade seria a instituição PUC-Rio, no contexto do projeto PROCAD – Casadinho, junto ao grupo de pesquisa da Profª. Clarisse Sieckenius de Souza (SERG – Semiotic Engineering Research Group). Período: 2015/2 10. Redigir a tese de doutorado. Período: 2015/2 à 2017/1 11. Defesa da tese. Período: 2017/1

18 Plano de atividades Atividades Ano/Semestre X 2013/2 2014/1 2014/2
2015/1 2015/2 2016/1 2016/2 2017/1 1 X 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

19 Experiência Tools & Technologies – Engenheiros Associados
Mestrado – PUCRS (2013/1) Créditos cursados: 23 créditos Créditos aproveitados: 4 créditos Dissertação: Aplicando Técnicas de Recomendação em Sistemas de Ajuda em Pares.

20 Experiência Artigos Completos em Anais de Conferências
“E agora, quem poderá me ajudar? Utilizando sistemas de recomendação para otimização do processo de busca por auxílio em ambientes colaborativos de ensino”. In: 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2012, 10p. – trabalho elaborado a partir de dados coletados durante a pesquisa para a dissertação.

21 Experiência Artigos Submetidos (em revisão)
“A importância de se explicitar informações estratégicas via sistemas de ajuda: um estudo de caso”. Submetido para: IHC XII Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. – trabalho elaborado a partir de dados coletados durante a pesquisa para a dissertação. “Just Rate It! Gamification as Part of Recommendations”. Submetido para: CSCW th ACM Conference on Computer Supported Cooperative Work and Social Computing. – trabalho elaborado após a conclusão do Mestrado, em conjunto com outros integrantes do grupo de pesquisa.

22 Experiência Artigos Submetidos (em revisão) - continuação
“Gamification Aware: Users Perception About Game Elements on Non-Game Context”. Submetido para: IHC XII Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. – trabalho elaborado após a conclusão do Mestrado, em conjunto com outros integrantes do grupo de pesquisa.

23 Experiência Artigos em Processo de Escrita/Revisão para Submissão
“Help, I need somebody: applying recommender systems techniques in peer help systems” (título provisório). A ser submetido para: RecSys 2014.– trabalho elaborado a partir dos resultados finais da dissertação. “Won’t it please, please help me? The (un)availability and (lack of) necessity of help systems in mobile applications”. A ser submetido para: (a definir). – trabalho elaborado em paralelo as atividades de Mestrado, em conjunto com outros integrantes do grupo de pesquisa.

24 Difusão e Aperfeiçoamento de Recursos Educacionais Abertos
Luana Müller Provável Orientadora: Profa. Dra. Milene Selbach Silveira


Carregar ppt "Difusão e Aperfeiçoamento de Recursos Educacionais Abertos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google