A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recursos Biológicos Vídeo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recursos Biológicos Vídeo."— Transcrição da apresentação:

1 Recursos Biológicos Vídeo

2 Recursos Biológicos Índice: O que são os recursos biológicos?
Vários tipos de recursos biológicos. Consequências da má utilização dos recursos. Como se exploram os recursos biológicos.

3 Recursos Biológicos O que são os recursos biológicos?
Recursos Biológicos são um conjunto de materiais e energia que o Homem pode obter a partir de outros seres vivos. Tem várias actividades como a caça, a pesca, plantas e a utilização da madeira são alguns dos recursos biológicos procurados pelo Homem.

4 Tipos de Recursos Biológicos
Os vários tipos de recursos biológicos: Recursos agropecuários Os recursos agropecuários são os animais e plantas que fornecem alimentos, como a carne, o leite, os ovos, os frutos, as hortaliças, matérias-primas para indústrias, etc.

5 (…) Recursos Florestais
Os recursos florestais são os produtos da floresta - matérias-primas, alimentos e paisagem para recreio e lazer. A madeira é usada nas indústrias de mobiliário e papel. As resinas servem para a indústria das tintas e vernizes. Os frutos e sementes como castanhas, nozes e pinhões e os cogumelos comestíveis têm como destino a indústria alimentar.

6 (…) Recursos Marinhos Os recursos marinhos incluam os animais marinhos e as algas que fornecem alimentos e matérias-primas. Diversas espécies de peixes, crustáceos e moluscos são capturadas para alimentação humana e as algas são colhidas, sendo matéria-prima para diversas indústrias, como a farmacêutica.

7 Consequências Consequências da má utilização dos recursos:
A perda da Biodiversidade é a principal consequência da atitude do Homem ao querer obter, mais rapidamente, os produtos de que necessita para se alimentar e sobreviver. Os cientistas concluíram que a destruição das florestas está afectar gravemente cerca de 80% dos mamíferos e aves em vias de extinção, causada pela poluição atmosférica, dos solos e da água.

8 Como se exploram os recursos
Agricultura  A alimentação é uma necessidade primária da qual depende a sobrevivência da Humanidade.  A agricultura moderna pretende produzir excedentes para a comercialização. É, geralmente, praticada através de máquinas agrícolas, em vastos campos de monocultura, isto é, a cultura de uma só espécie agrícola.

9 (…) Caça  Há cerca de 300 anos, a caça era uma actividade bastante generalizada na Europa. Hoje, em Portugal, está praticamente restrita a áreas condicionadas, com o objectivo de não colocar em perigo a prevenção das espécies.

10 (…) Pecuária Esse sector representa recursos biológicos muito diversificados, já que o Homem os utiliza os animais para diversos fins. Como, por exemplo, para: - Alimentação; - Vestuário; - Calçado; - Mobiliário; - Medicina; - Etc ...

11 (…) Florestas  Este recurso biológico engloba uma série de produtos, dos quais destacamos a produção de madeira para as indústrias do papel. Apesar de todas as novas tecnologias, o papel é, ainda hoje, o suporte mais utilizado na escrita.  Em Portugal, a principal matéria-prima usada no fabrico do papel são os eucaliptos, da espécie Eucaliptus globulusque, criado em estufas das próprias industrias de produção de pasta de papel.  Além do papel, os recursos florestais são utilizados para vários fins.

12 (…) Pesca  O peixe é uma das grandes riquezas extraídas do mar, constituindo uma importante fonte de proteínas da alimentação humana.   A sardinha, o carapau e a cavala constituem o principal volume de pescado na nossa plataforma continental.  A piscicultura, criação de peixe em cativeiro, tem vindo a crescer como actividade económica por todo o Mundo. Graças ao desenvolvimento desta actividade, chegam mais rapidamente aos mercados várias espécies de peixe, o que, normalmente, demorariam muito mais tempo a atingir as dimensões exigidas para a sua captura no mar.

13 Bibliografia http://descobrir-a-terra.blogs.sapo.pt/16399.html
gico

14 Trabalho realizado por:
Eduardo Ferreira nº5 8ºB Diana Gomes nº3 8ºB Bruno Soares nº2 8ºB


Carregar ppt "Recursos Biológicos Vídeo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google