A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exploração de recursos naturais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exploração de recursos naturais"— Transcrição da apresentação:

1 Exploração de recursos naturais

2 Interacção dos vários subsistemas
O planeta Terra é único, tem características muito especiais que permitem a existência de vida. O planeta Terra é um sistema fechado, mas no entanto é constituído por subsistemas abertos: Biosfera Atmosfera Geosfera Hidrosfera O Homem tem vindo a explorar os recursos que o planeta lhe oferece de várias maneiras.

3 Biosfera Pesca Mais de 2/3 das reservas mundiais de peixe estão a ser exploradas a um ritmo superior ao da sua produção.

4 Biosfera • Floresta O Homem explora a floresta de várias maneiras, sendo esta uma fonte de várias matérias primas, exemplo disso é: - Obtenção de madeira; - Recolha de cortiça;

5 Biosfera • Floresta Recolha de resina; Recolha de látex.

6 Biosfera • Animais e plantas
Algumas substâncias que a indústria farmacêutica utiliza são retiradas de animais e plantas. Aloe Vera, dedaleira são plantas que têm propriedades medicinais, assim como algumas rãs da Amazónia.

7 Atmosfera Ar O ar é indispensável à vida. É um recurso renovável, mas é afectado pela poluição. A energia eólica utiliza o vento para criar electricidade, sem poluir, é uma fonte de energia renovável amiga do ambiente.

8 Geosfera Recursos energéticos
O Homem aproveita vários recursos da Geosfera, destacando-se o petróleo, o gás natural e o carvão. Petróleo – Produto viscoso, associado a estruturas que comunicam com a crosta e o manto da terra, sobretudo nos limites entre placas tectónicas. Gás natural – energia menos poluente, produz menor emissão de dióxido de carbono. Utilizado principalmente na indústria.

9 Geosfera Recursos energéticos
Carvão Mineral – extraído da crusta terrestre, resultado da decomposição de extensas florestas. Utilizado sobretudo nos transportes e na indústria. O gás natural, o petróleo e o carvão mineral demoram milhões de anos a formarem-se, sendo a velocidade de produção menor do que a do consumo, são recursos não renováveis.

10 Geosfera Recursos minerais metálicos
    São explorados para a obtenção de um metal. A hemanite é, por exemplo, um minério de ferro e a galenite é um minério de chumbo.

11 Geosfera Recursos minerais não metálicos
São minerais dos quais não se extraem quaisquer substância metálica. O quartzo e o enxofre são exemplos de minerais não metálicos.

12 Hidrosfera Água A água é um bem indispensável à vida. É um recurso renovável, mas a sua qualidade está em risco pois cada vez é mais contaminada pelo Homem. Utilizamos a água em nossas casas diariamente. A energia hidráulica aproveita a força da água para produzir electricidade. É uma energia limpa, sendo uma alternativa aos recursos energéticos. Outro exemplo, mais ultrapassado, são os moinhos movidos pela água.

13 É necessário usar os recursos de uma forma racional.
ATMOSFERA É necessário usar os recursos de uma forma racional. BIOSFERA GEOSFERA HIDROSFERA

14 Bibliografia Livros: Sites:
Silva, Amparo; Gramaxo, Fernanda; Santos, Maria; Mesquita, Almira –Biologia e Geologia, 10º ano/ Porto Editora - Terra, Universo de Vida Fernandes, Ana; Cruz, Ermelinda; Baltasar, Maria – Geografia, 3º ciclo/ Porto Editora - Assimetrias - Actividades Económicas Sites:


Carregar ppt "Exploração de recursos naturais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google