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Sistemas Distribuídos Carlos A. G. Ferraz DI/UFPE Aula 05.

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Apresentação em tema: "Sistemas Distribuídos Carlos A. G. Ferraz DI/UFPE Aula 05."— Transcrição da apresentação:

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2 Sistemas Distribuídos Carlos A. G. Ferraz DI/UFPE Aula 05

3 Tópicos n O Modelo Cliente/Servidor

4 O Modelo Cliente/Servidor Modelo OSI: n A incorporação dos headers gera um grande overhead n Em WANs, onde a velocidade (bps) é geralmente baixa (mudanças a vista...), o overhead não é tão significativo n Em consequência da perda de desempenho, muitos sistemas distribuídos, ou não usam, ou usam apenas um subconjunto da pilha de protocolos

5 O Modelo Cliente/Servidor (cont.) n O modelo OSI trata apenas de uma parte do problema: a transferência de dados entre a parte que envia e a parte que recebe n A estruturação do sistema distribuído não é tratada... n O modelo cliente/servidor é uma resposta

6 O Modelo Cliente/Servidor (cont.) n Para evitar o overhead de protocolos como OSI e TCP/IP, o modelo cliente/servidor se baseia num protocolo simples, sem conexão, chamado pedido- resposta (request-reply) n Vantagens: simplicidade e eficiência

7 O Modelo Cliente/Servidor (cont.) Motivação: n Distribuição da carga de trabalho de componentes de sistema n Uma aplicação é separada em dois componentes: o cliente e o servidor n Esta distribuição da carga de trabalho toma diferentes formas dependendo da aplicação em particular

8 O Modelo Cliente/Servidor (cont.) Motivação adicional: n Armazenamento de grandes quantidades de informações além do computador do cliente Ex: WWW

9 O Modelo Cliente/Servidor (cont.) Atividades de servidores e clientes: n Distribuição / armazenamento n Processamento n Coleta de informação

10 O Modelo Cliente/Servidor (cont.) O modelo é a forma mais usada para implementação de Sistemas Distribuídos, fazendo convergir: n Interfaces gráficas n Máquinas potentes de baixo custo n Redes confiáveis consequentemente...

11 O Modelo Cliente/Servidor (cont.) n Arquitetura resultante: u Flexível u Versátil u Custo adequado n A computação cliente/servidor tenta tirar o máximo de vantagens de todos os recursos disponíveis

12 O Modelo Cliente/Servidor (cont.) Forças de mercado: PC standalone Mainframe multiusuário Downsizing Upsizing Mainframe Servidor de PC Cliente Rightsizing

13 O Modelo Cliente/Servidor (cont.) Opiniões: n PCistas n Mainframistas n Moderados seguem as opiniões...

14 O Modelo Cliente/Servidor: Opiniões n PCistas “A computação cliente-servidor reduz a ferro-velho os mainframes e acaba com a computação centrada em hosts”

15 O Modelo Cliente/Servidor: Opiniões n Mainframistas “A computação cliente-servidor faz surgir uma nova linhagem de mainframes renascidos conectados em rede... Fazendo os PCs voltarem para suas caixas”

16 O Modelo Cliente/Servidor: Opiniões n Moderados “A computação cliente-servidor permite coexistência e abertura, onde todos podem ter o seu lugar” (vide rightsizing)

17 O Modelo Cliente/Servidor (cont.) Características n Uma arquitetura cliente/servidor consiste de um processo cliente e um processo servidor, distintos um do outro, embora possam interagir totalmente n O servidor é um provedor de serviços; o cliente é um consumidor desses serviços

18 Cliente/Servidor: Características (cont.) n A parte cliente e a parte servidor podem operar em diferentes plataformas n Tanto a plataforma do cliente como a do servidor podem ser atualizadas sem que se tenha que atualizar a outra plataforma n O servidor pode atender a vários clientes ao mesmo tempo; em alguns casos, o cliente pode acessar vários servidores

19 Cliente/Servidor: Características (cont.) n Sistemas cliente/servidor são capazes de operar em rede n A parte da lógica do aplicativo reside no cliente n A ação, em geral, é iniciada no cliente (contra- exemplo: servidores de banco de dados podem iniciar a ação baseados em gatilhos) n A interface gráfica geralmente reside no cliente (ex: web-browsers)

20 Cliente/Servidor: Características (cont.) n Compartilhamento de recursos n Transparência de localização n O software cliente/servidor ideal é independente de hardware e de sistema operacional n Trocas baseadas em mensagens

21 Alguns Tipos de Servidores n Servidores de arquivos n Servidores de banco de dados n Servidores de transações n Servidores de objetos

22 Servidores de Arquivos n Retornam registros n O cliente procura os dados no registro retornado clientesservidor chamadas para arquivos

23 Servidores de Banco de Dados n Retornam dados solicitados è Mais eficientes clientesDBMS chamadas SQL

24 Servidores de Transações n Grupo de instruções SQL é executado em sequência n Tudo-ou-nada clientesDBMS transações TP monitor

25 Servidores de Objetos clientes servidor invocação de método remoto objeto objetos ORB mais detalhes em objetos distribuídos...


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