A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa Adaptado de: GUIRRO & GUIRRO, Fisioterapia Dermato Funcional, 2002.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa Adaptado de: GUIRRO & GUIRRO, Fisioterapia Dermato Funcional, 2002."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa Adaptado de: GUIRRO & GUIRRO, Fisioterapia Dermato Funcional, 2002.

2 Masage- data da antiguidade Possui diversas raízes e diferentes idiomas: Massein- grego, amassar Mass- árabe, palpar Masseur- francês Definição: compressão metódica e rítmica do corpo, ou parte dele, com fins terapêuticos. Desenvolvida e elaborada recentemente por: Ling (Suécia), Mezger (Holanda), Weir Mitchell e Kellog (EUA), Cyriax e Mennel (Inglaterra).

3 Conhecimento de anatomia, histologia e fisiologia da pele; Conhecimento profundo das manobras a serem executadas, indicações e CI, direção, pressão, velocidade, ritmo, frequência e duração das sessões; Conhecimento da patologia a ser tratada; Posicionamento adequado de paciente e terapeuta; Duração do tratamento baseada na patologia envolvida, a técnica a ser utilizada, tamanho da área e a tolerância do cliente; A frequência variará de acordo com a técnica, reduzindo conforme a melhora do quadro; Avaliação dos sinais e sintomas pós-tratamento.

4

5 Relaxamento muscular; Alívio da dor; Aumento da circulação sanguínea e linfática; Aumento da respiração; Aumento da nutrição tecidual; Aumento da secreção sebácea; Remoção de catabólitos; Aumento da maleabilidade e extensibilidade tecidual; Aumento da mobilidade articular; Deslocamento, direcionamento e remoção de secreções pulmonares; Estímulo de funções viscerais; Auxílio na penetração de fármacos.

6 Efeitos Circulatórios Efeitos Neuromusculares Efeitos Metabólicos Efeitos Reflexos

7 Deslizamento superficial- movimentos deslizantes em grandes superfícies, leves, suaves e rítmicos. Direção indiferente pois a pressão é insuficiente para afetar a circulação. Manter ritmos uniforme para assegurar relaxamento. Início e fim da massagem. Principal efeito é reflexo, sedação neuromuscular. Deslizamento profundo- Movimento exercido com pressão suficiente para causar efeitos mecânicos e reflexos. Observar o sentido da drenagem venosa e linfática. Favorece o esvaziamento venoso e linfático. Melhora circulação, nutrição e drenagem dos líquidos tissulares.

8 Amassamento - Mobilização do tecido muscular. Compressões alternadas no sentido da fibra muscular. Pressão exercida intermitente. Evitar o pinçamento da pele. Principal efeito é mecânico. Melhora as condições circulatórias, libera aderências, elimina resíduos metabólicos e melhora a nutrição. Fricção - Movimento circulares ou transversais com ritmo e velocidade uniformes. Pressão suficiente para mobilizar o tecido superficial em relação ao profundo. O principal objetivo é a liberação de aderências. Vibração - É o impulso vibratório transmitido à área a ser tratada. Diminuição da hiperexcitação dos nervos. Percussão - Golpes manuais (borda ulnar, mão espalmada ou fechada) com certa frequência. Auxilia na drenagem, postural para mobilização de secreções e aumenta a circulação capilar superficial.

9 Edema e hematoma Cicatrizes aderentes Tensão muscular Dor Diminuição da amplitude movimento

10 Tumores benignos ou malignos Distúrbios circulatórios Doenças de pele (eczema, acne, furúnculos...) Hiperestesia da pele Gravidez (massagens abdominais profundas) Processos infecciosos Fragilidade capilar

11

12

13

14

15

16


Carregar ppt "Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa Adaptado de: GUIRRO & GUIRRO, Fisioterapia Dermato Funcional, 2002."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google