A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Massoterapia Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Massoterapia Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa"— Transcrição da apresentação:

1 Massoterapia Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa
Adaptado de: GUIRRO & GUIRRO, Fisioterapia Dermato Funcional, 2002.

2 MASSAGEM Masage- data da antiguidade
Possui diversas raízes e diferentes idiomas: Massein- grego, amassar Mass- árabe, palpar Masseur- francês Definição: compressão metódica e rítmica do corpo, ou parte dele, com fins terapêuticos. Desenvolvida e elaborada recentemente por: Ling (Suécia), Mezger (Holanda), Weir Mitchell e Kellog (EUA), Cyriax e Mennel (Inglaterra).

3 CONDIÇÕES PARA UMA BOA MASSAGEM
Conhecimento de anatomia, histologia e fisiologia da pele; Conhecimento profundo das manobras a serem executadas, indicações e CI, direção, pressão, velocidade, ritmo, frequência e duração das sessões; Conhecimento da patologia a ser tratada; Posicionamento adequado de paciente e terapeuta; Duração do tratamento baseada na patologia envolvida, a técnica a ser utilizada, tamanho da área e a tolerância do cliente; A frequência variará de acordo com a técnica, reduzindo conforme a melhora do quadro; Avaliação dos sinais e sintomas pós-tratamento.

4 CONDIÇÕES PARA UMA BOA MASSAGEM

5 EFEITOS FISIOLÓGICOS Relaxamento muscular; Alívio da dor;
Aumento da circulação sanguínea e linfática; Aumento da respiração; Aumento da nutrição tecidual; Aumento da secreção sebácea; Remoção de catabólitos; Aumento da maleabilidade e extensibilidade tecidual; Aumento da mobilidade articular; Deslocamento, direcionamento e remoção de secreções pulmonares; Estímulo de funções viscerais; Auxílio na penetração de fármacos.

6 MASSAGEM CLÁSSICA Efeitos Circulatórios Efeitos Neuromusculares
Efeitos Metabólicos Efeitos Reflexos

7 MANOBRAS BÁSICAS Deslizamento superficial- movimentos deslizantes em grandes superfícies, leves, suaves e rítmicos. Direção indiferente pois a pressão é insuficiente para afetar a circulação. Manter ritmos uniforme para assegurar relaxamento. Início e fim da massagem. Principal efeito é reflexo, sedação neuromuscular. Deslizamento profundo- Movimento exercido com pressão suficiente para causar efeitos mecânicos e reflexos. Observar o sentido da drenagem venosa e linfática. Favorece o esvaziamento venoso e linfático. Melhora circulação, nutrição e drenagem dos líquidos tissulares.

8 MANOBRAS BÁSICAS Amassamento- Mobilização do tecido muscular. Compressões alternadas no sentido da fibra muscular. Pressão exercida intermitente. Evitar o pinçamento da pele. Principal efeito é mecânico. Melhora as condições circulatórias, libera aderências, elimina resíduos metabólicos e melhora a nutrição. Fricção- Movimento circulares ou transversais com ritmo e velocidade uniformes. Pressão suficiente para mobilizar o tecido superficial em relação ao profundo. O principal objetivo é a liberação de aderências. Vibração- É o impulso vibratório transmitido à área a ser tratada. Diminuição da hiperexcitação dos nervos. Percussão- Golpes manuais (borda ulnar, mão espalmada ou fechada) com certa frequência. Auxilia na drenagem, postural para mobilização de secreções e aumenta a circulação capilar superficial.

9 INDICAÇÕES Edema e hematoma Cicatrizes aderentes Tensão muscular Dor
Diminuição da amplitude movimento

10 CONTRA- INDICAÇÕES Tumores benignos ou malignos
Distúrbios circulatórios Doenças de pele (eczema, acne, furúnculos...) Hiperestesia da pele Gravidez (massagens abdominais profundas) Processos infecciosos Fragilidade capilar

11

12

13

14

15

16 Grande abraço do professor Kemil !


Carregar ppt "Massoterapia Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google