A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO A NECESSIDADE DE OXIGENAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO A NECESSIDADE DE OXIGENAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO A NECESSIDADE DE OXIGENAÇÃO
ROTEIRO DE ESTUDO Anatomia e fisiologia do aparelho respiratório; Fisiologia da respiração ( fases, regulação e ciclos respiratórios); Fatores que afetam a oxigenação: fisiológicos- desenvolvimentais- comportamentais- ambientais; Sinais e sintomas do não atendimento da necessidade de oxigenação; Conceitos básicos da assistência de enfermagem; Assistência de enfermagem; Oxigenoterapia (técnicas de enfermagem).

2

3

4 1-FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO
CONCEITO DE RESPIRAÇÃO È a troca de gases entre o organismo vivo e o seu meio ambiente. O O2 é inspirado e o CO2 expirado enquanto a respiração interna ocorre a nível celular.

5 ANATOMIA

6 FASES VENTILAÇÃO É o processo de movimento dos gases para dentro e para fora dos pulmões e exige: coordenação muscular, propriedade elástica do pulmão/tórax e inervação intacta. *Inspiração diminuição da pressão pelo aumento da caixa torácica entrada de ar. *Expiração aumento da pressão pela diminuição da caixa torácica saída de ar.

7 VENTILAÇÃO

8 PERFUSÃO Refere-se ao volume de sangue contido ao nível dos capilares alveolares. A circulação pulmonar proporciona ao sangue venoso misto que sai do ventrículo direito do coração uma chance de troca gasosa antes de retornar ao átrio esquerdo VENTILAÇÃO X PERFUSÃO A eficiência máxima na troca gasosa entre sangue e alvéolo ocorre quando a ventilação e a perfusão correspondem igualmente.

9 PERFUSÃO

10 DIFUSÃO É o movimento das moléculas de uma área de alta concentração para outra, de baixa concentração. A difusão dos gases respiratórios acontece ao nível da membrana alvéolo-capilar. O transporte de oxigênio depende: *Quantidade de O2 que entra nos pulmões(ventilação); *Fluxo sanguíneo para os pulmões e tecidos(perfusão) *Freqüência de difusão. O Transporte do dióxido de carbono ocorre sob a forma de íons bicarbonato.

11 DIFUSÃO

12 REGULAÇÃO DA RESPIRAÇÃO
Regulação neurológica – realizada pelo SNC (bulbo e ponte) determinando a freqüência, profundidade e ritmo respiratório. Regulação química – a taxa de substancias químicas, principalmente dióxido de carbono e íons hidrogênio influenciam na freqüência e profundidade da respiração.

13 REGULAÇÃO DA RESPIRAÇÃO
O aumento do PCO diminui o PH Estimula o bulbo aumento da FR / profundidade. A diminuição do PO estimula corpos carotídeos e aórtico aumento da freqüência e profundidade.

14 CICLOS RESPIRATÓRIOS Pulmonar ou externo- compreende a penetração do ar nos pulmões, as trocas de gases nos alvéolos (hematose). Sanguíneo ou intermediário- É responsável pelo transporte de gases (O2 e CO2) dos pulmões para os tecidos e vice versa Tecidual ou interno- Catabolismo aeróbico, troca dos gases ao nível dos tecidos.

15 2.0 FATORES QUE AFETAM A OXIGENAÇÃO
Fisiológicos Distúrbio que afeta o funcionamento cárdio-pulmonar; Diminuição da capacidade de transporte de O2 : anemia e inalação tóxica; Diminuição da concentração de oxigênio inspirado(obstrução das vias aéreas, elevação da altitude e diminuição da inspiração). Diminuição do volume de sangue circulante(hipovolemia) devido a perdas de líquidos extracelular); Aumento da taxa metabólica( gestação, cicatrização, febre etc); Distúrbios que afetam o movimento da parede torácica (gestação, obesidade, traumas etc)

16 Fatores desenvolvimentais
Lactentes Prematuros; Crianças e idosos Fatores comportamentais A nutrição, o exercício físico, tabagismo, estresse e o abuso de substâncias tóxicas são fatores que podem influenciar a função respiratória Fatores ambientais A poluição urbana e poluentes ocupacionais afetam a oxigenação adequada.l

17 3-SINAIS E SINTOMAS DO NÃO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES DE OXIGENAÇÃO
Hipoxia ou hipóxemia - Diminuição da pressão parcial do oxigênio (PO2= 80% a 100%); Cianose- Cor azulada das extremidades e mucosas devido a grande quantidade de hemoglobina reduzida; Hipercapenia- Aumento da PCO2 no sangue acima dos níveis consideradas normais ( PCO2= 35 a 45 mmHg); Hipocapenia- Diminuição da PCO2 abaixo dos níveis normais; Dispinéia- Dificuldade de respiração; Apnéia_ Ausência de movimentos respiratórios; Taquipnéia- Aumento da freqüência respiratória.

18 3-SINAIS E SINTOMAS DO NÃO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES DE OXIGENAÇÃO
Bradpinéia-Diminuição da freqüência respiratória; Hemoptise- Escarro sanguinolento; Tosse-Expulsão súbita, audível do ar dos pulmões Dor torácica – avaliar a localização, duração, radiação e freqüência; Modificação do estado mental- Sibílios- Som de alta intensidade e agudo causado pela movimentação do ar em alta velocidade pelas vias aéreas estreitadas,

19 4- PRINCÍPIOS GERAIS DA ASSISTÊNCIA À RESPIRAÇÃO
A respiração é a troca de gases entre o organismo vivo e o seu meio ambiente; Todas as células vivas necessitam de oxigênio; As vias aéreas precisam permanecer livre para que a respiração ocorra; Os movimentos dos músculos proporcionam a força física essencial para a respiração; A hidratação adequada é essencial a respiração; A expansão incompleta dos pulmões pede resultar em atelectasia.

20 5-CONCEITOS BÁSICOS DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Prevenir condições no ambiente externo que predispõem um suprimento deficiente de oxigênio; Proteger os pacientes da falta de oxigênio local ou generalizada; Executar medidas para manter a ventilação ou aumentar os suprimentos de oxigênio disponíveis para a absorção.

21 6-ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Manutenção da permeabilidade das vias aéreas: Estimular a tosse; Realizar aspiração; Retirar corpos estranhos; Posicionamento correto do cliente; Mobilização de secreções pulmonares: Hidratação adequada; Umidificação; Nebulização

22 6-ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Manutenção ou promoção da expansão pulmonar: Posicionamento; Encaminhar para fisioterapia. Manutenção e promoção da oxigenação Oxigenoterapia quando prescrita( cânula nasal, cateter nasal, máscara facial, ventilação mecânica).

23 AVALIAÇÃO DOS GASES NO SANGUE ARTERIAL
PH= 7,3-7,45 PO2= % Sat. O= % PCO2= 35-45mmHg HCO2= mEg/l

24 7-Oxigenoterapia CONCEITO DISPOSITIVOS DE ADMINISTRAÇÃO:
Consiste na administração de oxigênio numa concentração de pressão superior a encontrada na atmosfera. O objetivo é de fornecer transporte adequado de oxigênio no sangue ocasionando a diminuição do trabalho respiratório e do estresse sobre o miocárdio. DISPOSITIVOS DE ADMINISTRAÇÃO: *Baixo fluxo: cânula nasal, máscara simples. *Alto fluxo: Máscara de venturi, colar de traqueostomia, tubo T, tenda facial e respirador.


Carregar ppt "ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO A NECESSIDADE DE OXIGENAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google