A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Here comes your footer1 AULA 01 INTRODUÇÃO Prof. Diogo Nunes de Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Here comes your footer1 AULA 01 INTRODUÇÃO Prof. Diogo Nunes de Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 Here comes your footer1 AULA 01 INTRODUÇÃO Prof. Diogo Nunes de Oliveira

2 As organizações internacionais As organizações internacionais importantes para o tópico de redes de computadores são: ISO (International Organization for Standardization) IEC (International Electrotechnical Commission) ITU-T (International Telecommunications Union) : Responsável final pelas recomendações sobre as RDSI (Redes Digitais de Serviços Integrados, no inglês ISDN). CCIR (Comité Consultatif Internationale des Radiocommunications).

3 As organizações internacionais JTC 1 (Joint Technical Committee 1) : Responsável final pela padronização de LANs e MANs. IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineering) : Importante na definição de padrões para redes locais de computadores, que submete suas propostas através da ANSI. ANSI : É um dos órgãos mais importantes no estudo de redes. O instituto é estruturado em campos técnicos independentes, denominados ASCs (Accredited Standards Commitees).

4 As camadas do protocolo OSI

5 Nível Físico - Fornece características mecânicas, elétricas e funcionais para habilitar, manter e desabilitar conexões em entidades de nível de enlace; Nível de Enlace - Detecta e corrige erros que possam ocorrer no nível físico. Faz controle de fluxo para evitar que o receptor receba mais dados do que possa processar. Nível de Rede - Fornece ao nível de transporte uma independência quanto a considerações de chaveamento e roteamento associadas ao estabelecimento e operação de uma conexão em rede.

6 As camadas do protocolo OSI Nível de Transporte - É a garantia de que um pacote chegue ao seu destino, isolando os níveis superiores para a transmissão de rede. Possui três importantes funções: Multiplexação, Splitting e Controle de Fluxo. Nível de Sessão - Permite estruturar os circuitos oferecidos pelo nível de transporte. Fornece serviços como Token, controle de diálogo e gerenciamento de atividades.

7 As camadas do protocolo OSI Nível de Apresentação - Sua função é de realizar transformações adequadas, antes de seu envio ao nível de sessão. Faz criptografia, conversão de padrões de terminais e arquivos para padrão de rede e vice versa, transformação e formatação de dados, seleção de sintaxes e estabelecimento de manutenção de conexões de aplicação. Nível de aplicação - São definidas funções de gerenciamento e mecanismos genéricos que servem de suporte a aplicações distribuídas.

8 Evolução dos protocolos de Comunicação

9

10

11 Funções dos protocolos Através do protocolo, as fases de estabelecimento, controle, tráfego e encerramento, componentes da troca de informações são sistematizadas. O protocolo desempenha as seguintes funções: Definição das unidades a serem trocadas entre as partes comunicantes; Definição do formato destas unidades; Endereçamento: especificação clara do ponto de destino da mensagem; Numeração e seqüência: individualização de cada mensagem através de número seqüencial; Estabelecimento da conexão: estabelecimento de um canal lógico fechado entre fonte e destino;

12 Funções dos protocolos O protocolo desempenha as seguintes funções (cont...): Confirmação de recebimento: confirmação do destinatário, com ou sem erro, após cada segmento de mensagem enviado; Controle de erro: detecção e correção de erros; Retransmissão: repetição da mensagem enviada a cada recepção incorreta; Conversão de código: adequação do código às características do destinatário; Controle de fluxo: manutenção de fluxos compatíveis com os recursos disponíveis;

13 Demanda por mais banda na Evolução das aplicações Como a evolução das aplicações demandam uma evolução tecnológica do hardware das estações de trabalho; Novas aplicações em rede, bem como a evolução de sistemas mais antigos feitos para funcionamento em rede; Geram uma necessidade cada vez maior de banda passante de rede para poderem funcionar a contento.

14 Demanda por mais banda na Evolução das aplicações Como alguns exemplos, temos sistemas de engenharia e modelagem científica, transferência eletrônica de documentos (EDI), Intranet, Backup em rede, Vídeo Conferência, Jogos, etc. Alguns destes sistemas e tecnologias são relativamente recentes e, dependendo da configuração dos sistemas e do seu tamanho, não podem funcionar a contento em redes de 10,16 Mbits/s ou até mesmo e 100 Mbits/s.

15 Atividade Pesquisar na internet e listar 5 (cinco) exemplos de sistemas que consomem alta banda de comunicação de dados Atividade: 10 minutos

16 Dúvidas


Carregar ppt "Here comes your footer1 AULA 01 INTRODUÇÃO Prof. Diogo Nunes de Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google