A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dicionário Terminológico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dicionário Terminológico"— Transcrição da apresentação:

1 Dicionário Terminológico
Subordinação

2 Subordinante = palavra, constituinte ou frase de que depende uma oração subordinada. 2. Subordinada = oração contida numa frase complexa, que desempenha uma função sintática. Segundo a função sintática, as subordinadas podem ser classificadas de: Substantivas; Adjetivas; Adverbiais.

3 2.1. Substantivas Oração subordinada substantiva completiva = é sujeito ou complemento de um verbo, nome ou adjetivo; é introduzida pelas conjunções: que, se, para. Exemplos: - O Luís disse que desejava cantar. - A mãe perguntou se queremos jantar. - A professora pediu para ler o livro.

4 Oração subordinada substantiva relativa = introduzida por pronomes relativos: quem, o que, onde, quanto. Exemplos: - Quem vai ao mar perde o lugar. - O Luís procura quem o ajude na escola. - Ela compra roupa onde calha.

5 2.2. Adjetivas = desempenham a função sintática de um adjetivo (Modificadores restritivos e apositivos). São introduzidas pelos pronomes: que, quem, o qual, cujo, quanto, onde.

6 Oração subordinada adjetiva relativa restritiva Exemplo: - Os alunos que são inteligentes estudam bastante.

7 Oração subordinada adjetiva relativa explicativa Exemplo: - A literatura, que é imortal, encanta os estudantes.

8 2.3. Adverbiais = desempenham a função sintática de modificador da frase ou do grupo verbal.

9 Oração subordinada adverbial causal = exprime a razão, o motivo/causa do evento descrito na subordinante. Exemplo: - Vem depressa para casa, porque o jantar está na mesa.

10 2.3.2. Oração subordinada adverbial final
= exprime o propósito, a intenção/finalidade da realização da situação descrita na subordinante. Exemplo: Convidei o Pedro, para que a minha filha ficasse contente.

11 2.3.3. Oração subordinada adverbial temporal
= estabelece a referência temporal em relação à qual a subordinante é interpretada. Exemplo: Vou ao cinema, quando acabar o trabalho.

12 2.3.4. Oração subordinada adverbial concessiva
= transmite uma ideia de contraste face a um pressuposto expresso ou implícito na subordinante. Exemplo: Embora tenha fome, ela não é capaz de comer.

13 2.3.5. Oração subordinada adverbial condicional
= exprime a condição em que se verifica o facto expresso pela proposição contida na subordinante. Exemplo: Se comer chocolate, fico com alergia.

14 2.3.6. Oração subordinada adverbial comparativa
= exprime o grau e habitualmente a forma verbal ou o grupo verbal na oração subordinada está elidido. Exemplo: O meu bolo é mais doce do que o teu (é doce). Ela está a envelhecer mais do que a própria mãe (está a envelhecer).

15 2.3.7. Oração subordinada adverbial consecutiva
= exprime a consequência de um facto apresentado na subordinante. Exemplo: Ele é tão gordo que partiu a cadeira. A festa foi tal que durou até de madrugada.

16 Há ainda outros tipos de orações (não finitas), marcadas pelo tempo em que se encontra a forma verbal e que podem adquirir valores equivalentes aos expressos nas classificações das orações adverbiais (finitas) Denominam-se: Infinitivas (Exemplo: Vieram para ver o filme. – Subordinada adverbial final não finita infinitiva) Participiais (Conquistada a cidade, as tropas partiram – subordinada adverbial temporal não finita participial) Gerundivas (Participando nessa exposição, estarás lançado como artista – subordinada adverbial condicional não finita gerundiva)


Carregar ppt "Dicionário Terminológico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google