A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 3 – Institucionalização e Legitimidade do Poder (Capítulo 21, pag 267)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 3 – Institucionalização e Legitimidade do Poder (Capítulo 21, pag 267)"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 3 – Institucionalização e Legitimidade do Poder (Capítulo 21, pag 267)

2 VenezuelaUcrânia

3 Política e Poder POLÍTICA trata das relações de Poder: sua conquista, sua manutenção e a sua expansão.

4 OBSERV AÇÃO: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua- a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria imagem. PODER É a capacidade ou possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre indivíduos ou grupos humanos. “É a capacidade de fazer que os demais realizem o que queremos”. (Bertrand Russel).

5 PODER IDEOLÓGICO PODER POLÍTICO AS 3 FORMAS DE PODER DE BOBBIO Todas se fudamentam e mantém uma sociedade de desiguais: ricos e pobres, fortes e fracos, sábios e ignorantes ou superiores e inferiores.

6 FORÇA  É o instrumento para o exercício do Poder. Sem a Força, não há Como se exercer o Poder.  Em nosso estudo FORÇA não é violência, coerção ou força física, mas, trata-se de FORÇA POLÍTICA (PODER DO ESTADO).  É o instrumento para o exercício do Poder. Sem a Força, não há Como se exercer o Poder.  Em nosso estudo FORÇA não é violência, coerção ou força física, mas, trata-se de FORÇA POLÍTICA (PODER DO ESTADO).

7 Apesar de a FORÇA FÍSICA ser uma condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder.

8 Princípios da Institucionalização do Poder DemocraciaDemocracia Vontade do povo Governos aristocráticos Governo dos melhores: ricos, nobres, intelectuais, etc Monarquias hereditárias Sucessão Estados teocráticos Vontade de Deus Origem da legitimidade do poder

9 Institucionalização do Poder A institucionalização do Poder é a operação jurídica pela qual o Poder político se transfere da pessoa dos governantes para uma entidade abstrata - o Estado. O efeito jurídico desta operação é a criação do Estado como suporte do poder independente da pessoa dos governantes.

10 Institucionalização do Poder Idade Moderna Monarquias Nacionais Território, leis, impostos e exército. Estado

11 Max Weber Estado Moderno 1. Presença do aparato adm. Para prestação de serviços públicos. 2. Monopólio legítimo da força. 1. Presença do aparato adm. Para prestação de serviços públicos. 2. Monopólio legítimo da força.

12 Institucionalização do Poder/ Estado Institucionalização do Poder/ Estado O Governante não mais se identifica com o poder, mas é apenas o depositário da soberania popular. Poder Legítimo Poder de Direito

13 Não repousa na violência, nem no privilégio de classes Mandato popular Súdito  cidadão

14 LEGITIMIDADE É o consentimento dos governados

15 CONCLUSÃO

16 Bibliografia - Filosofando, Introdução à Filosofia – de Maria Lúcia de Arruda e Maria Helena Pires Martins. Editora Moderna. -História das ideias políticas – de Olivier Nay. Editora Vozes -Artigos da internet referenciados nos slides.


Carregar ppt "Aula 3 – Institucionalização e Legitimidade do Poder (Capítulo 21, pag 267)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google