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Ações na interface educação/pesquisa pelo Grupo de Física e Meio-Ambiente da UFMT Prof. Sérgio Roberto de Paulo – Depto. de Física-UFMT.

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1 Ações na interface educação/pesquisa pelo Grupo de Física e Meio-Ambiente da UFMT Prof. Sérgio Roberto de Paulo – Depto. de Física-UFMT

2 Formação de Recursos Humanos Curso de Mestrado em Física e Meio Ambiente – Programa Multidisciplinar congregrando graduados dos cursos de Biologia, Física, Química, Matemática, Computação, Engenharias, Arquitetura e Agronomia Curso de Mestrado em Física e Meio Ambiente – Programa Multidisciplinar congregrando graduados dos cursos de Biologia, Física, Química, Matemática, Computação, Engenharias, Arquitetura e Agronomia

3 Formação de Recursos Humanos (âmbito da educação escolar) Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática – Convênio entre UFMT e Secretaria Estadual de Educação para a formação de aproximadamente 400 professores de ciências, física, química e matemática em exercício na rede estadual de educação. Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática – Convênio entre UFMT e Secretaria Estadual de Educação para a formação de aproximadamente 400 professores de ciências, física, química e matemática em exercício na rede estadual de educação. Colaboração com o Grupo de Pesquisa em Ensino de Física da UFMT Colaboração com o Grupo de Pesquisa em Ensino de Física da UFMT

4 Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática Caráter Multidisciplinar Caráter Multidisciplinar Organizado em Eixos Temáticos Organizado em Eixos Temáticos Inserção do estudo da relação entre homem e meio ambiente e da dinâmica dos ecossistemas Inserção do estudo da relação entre homem e meio ambiente e da dinâmica dos ecossistemas Teoria da Complexidade Teoria da Complexidade

5 Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática Conceitos abordados: Radiação solar incidente Radiação solar incidente Estações do ano Estações do ano Glaciações Glaciações Equipartição de energia na atmosfera (umidade e temperatura) Equipartição de energia na atmosfera (umidade e temperatura) Fotossíntese Fotossíntese

6 Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática Conceitos abordados: Dinâmica estomatal Dinâmica estomatal Efeito estufa Efeito estufa Ciclos do carbono, nitrogênio e água Ciclos do carbono, nitrogênio e água Efeitos de conversão do uso da terra Efeitos de conversão do uso da terra

7 Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática Dificuldades: Uma fração significativa dos professores tem dificuldades conceituais básicas, tais como: Uma fração significativa dos professores tem dificuldades conceituais básicas, tais como: Acreditar que o inverno e verão se devem à maior ou menor proximidade da Terra ao Sol; Acreditar que o inverno e verão se devem à maior ou menor proximidade da Terra ao Sol; Acreditar que vivemos no interior da Terra. Acreditar que vivemos no interior da Terra.  Lidar com resistências conceituais.

8 Educação Ambiental em Mato Grosso Dificuldades: A população do Estado do Mato Grosso se formou com a composição de culturas diferenciadas. A população do Estado do Mato Grosso se formou com a composição de culturas diferenciadas. Principal conflito: matogrossenses x sulistas x indígenas  Ensino da tolerância e do respeito mútuo.


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