A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão da Qualidade Prof. Fabiano Sabha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão da Qualidade Prof. Fabiano Sabha."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Qualidade Prof. Fabiano Sabha

2 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Os Gurus da Qualidade 2 Walter A. Shewhart (1891) Doutor em Física , conhecido como o pai do controle estatístico da qualidade. Fundio conceitos estatísticos em um método de gráfico de fácil utilização. Criador do ciclo PDCA. Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

3 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Os Gurus da Qualidade 3 William Edwards Deming (1900) Doutor em matemática, seguidor de Shewhart, estudioso do ciclo PDCA. Foi enviado ao Japão no pós-guerra. Ficou conhecido como pai do controle da qualidade no japão,seu nome tornou-se o Premio Japonês da Qualidade. Maior contribuição: 14 pontos de Deming Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

4 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Os Gurus da Qualidade 4 Joseph M. Juran (1904) Advogado e Engenheiro, também atuou no Japão no pós-guerra. Primeiro a abordar custos da qualidade, classificando-os em três categorias: falhas, prevenção e avaliação. Propôs ainda a trilogia da Qualidade: Planejamento, controle e melhoria. Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

5 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Os Gurus da Qualidade 5 Armand Feigenbaum (1922) Doutor em ciências. Primeiro a tratar a qualidade de forma sistêmica, criando então o Sistema de Controle Total da Qualidade – TQC. Propunha a observação de todo o ciclo produtivo, para obter qualidade. Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

6 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Os Gurus da Qualidade 6 Philip B. Crosby Lançou o programa Zero Defeito. Aproveitava as noções de custos da qualidade proposta por Juran, mas com apelo gerencial e emocional. A ideia era: Faça certo da primeira vez. Também publicou seus 14 pontos. Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

7 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Os Gurus da Qualidade 7 Kaoru Ishikawa (1915) Graduado em Química e Doutor. Contribuiu na formulação do Controle da Qualidade por toda empresa, que apresentava alguns elementos do TQC Criou sete ferramentas e técnicas de análise e solução, as duas mais famosas: Diagrama de causa-efeito e análise de Pareto Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

8 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Os Gurus da Qualidade 8 Genichi Taguchi (1924) Doutor, engenheiro e estatístico. Focou a área de projetos e não de produção. Propôs tecnicas de projeto e experimento e a função da perda da qualidade. Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

9 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
9 É entender os requisitos e expectativa dos clientes e satisfazê-los ou superá-los,a um custo menor ou igual ao valor por eles designados. Significa fazer as coisas acordo com as especificações, ja sendo explícitas ou implícitas. Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

10 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
10 Segundo Norma ISO 9000:2000 Grau no qual um conjunto de características inerentes atende requisitos Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

11 IMPORTANTE Qualidade não esta associada ao preço ou ao lucro.
11 Qualidade não esta associada ao preço ou ao lucro. Qualidade de um produto pode ser algo muito perceptível e objetivo, pode ser subjetivo e emocional. Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

12 Perceptível e Imperceptível
12 Menor tempo de paradas não programadas Pro-atividade e trabalho em equipe Maior quantidade de peças produzidas/Hora Atenção nas tarefas que realizo Menores custos de produção, descarte e reprocessos Credibilidade Limpeza e ordem no local de trabalho Comportamento adequado no local de trabalho Indices de defeitos Fazer as coisas bem feito Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

13 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Impacto da Qualidade 13 Satisfação ao cliente em: Produtos e Serviços Cumprimento de Requisitos Documentação em tempo e forma Cumprimento de prazos de entrega Notificação de Trocas Assistência Técnica pós vendas Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

14 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Impacto da Qualidade 14 Melhora da produtividade Interna Melhores resultados quantitativos Continuidade Operativa Uso “ótimo” dos recursos Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

15 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Qualidade de Serviços 15 Cumprimento de datas de entrega. Assistência técnica ao cliente – visitas Faturamento / Envios Adequados Transporte adequado e em tempo Notificação adiantada ante descumprimento Certificados de qualidade Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

16 Evolução do conceito da Qualidade
16 Eliminação dos Defeitos 1960 Cumprir com as especificações e necessidades 1970 Cumprir com as expectativas do cliente 1980 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

17 Evolução do conceito da Qualidade
17 Melhoria Contínua 1990 Enfoque em processos 2000 ???? 2011 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

18 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Enfoque em processos 18 Identificar os processos e sub-processos 01 Relacionar e inter-relacionar os processos 02 Definir responsáveis 03 Garantir o funcionamento efetivo 04 Medir, analisar e realizar ações corretivas 05 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

19 Sistema de Gestão da Qualidade
19 Requisitos do Cliente Satisfação do Cliente Responsabilidade da direção Gestão dos Recursos Medição Análise e Melhoria Realização Produto ou serviço P / S Entrada Saída Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

20 Principais Padrões de Qualidade
20 ISO – Organização Internacional para Padronização ASTM – Sociedade Americana de Teste e Materiais InMetro - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha

21 Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha
Auditorias 21 O que são? Documentação, sistêmica e independente para obtenção de evidências do correto funcionamento dos processos. Para que se realizam? O objetivo principal é determinar se o SGQ é funcional. Diferentes Tipos 1) Internas 2) Externas (Clientes) 3) Externas ( Entidades de Certificação) Gestão da Qualidade- Prof. Fabiano Sabha


Carregar ppt "Gestão da Qualidade Prof. Fabiano Sabha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google