A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Qualidades de um Homem de Deus: Que Governe Bem a Sua Casa (Parte I)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Qualidades de um Homem de Deus: Que Governe Bem a Sua Casa (Parte I)"— Transcrição da apresentação:

1

2 Qualidades de um Homem de Deus: Que Governe Bem a Sua Casa (Parte I)

3 O líder espiritual deve ser... “irrepreensível, esposo de de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar, não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento, que governe bem a sua própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo respeito (pois se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?...)” Para ler juntos:

4 Existem MUITOS paralelos entre o pastoreio e a paternidade!

5 Uma família cristã...é uma igreja,...uma sociedade de cristãos juntando-se para a melhor adoração e o melhor serviço a Deus... Estas famílias em que este serviço a Deus é realizado são como pequenas igrejas; sim, um tipo de Paraíso sobre a terra. (Richard Baxter)

6 3 responsabilidades dos Pais 2. INSTRUÇÃO 3. INTERVENÇÃO 1. INTERCESSÃO

7 Qualidades listadas por Paulo Irrepreensível Homem de UMA só mulher Homem de UMA só mulher Temperante, sóbrio, modesto Temperante, sóbrio, modesto Hospitaleiro Hospitaleiro Apto para ensinar Apto para ensinar Não dado ao vinho Não dado ao vinho Não avarento Não avarento Que governe bem a sua casa… Que governe bem a sua casa…

8 Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que [ele] seja irrepreensível, 1) esposo de uma só mulher, 2) hospitaleiro... 3) que governe bem a sua própria casa, 4) criando os filhos sob disciplina, com todo respeito... [que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados... ] O Homem de Deus e Seu Lar

9 Resumo: O HOMEM DE DEUS É GERENTE EFICIENTE DO SEU LAR!

10 “que governe bem a própria casa” (1 Tm 3.4a; 3.12b) “governar” é, literalmente “presidir” (o termo grego significa “estar à frente”, “ir adiante”, “proteger e providenciar” “governar BEM” = com decência e ordem, não caos e confusão. “a própria casa” = tudo que acontece no lar, como mordomo responsável, mas com aplicação específica aos filhos (conforme o contexto) “que governe bem a própria casa” (1 Tm 3.4a; 3.12b) “governar” é, literalmente “presidir” (o termo grego significa “estar à frente”, “ir adiante”, “proteger e providenciar” “governar BEM” = com decência e ordem, não caos e confusão. “a própria casa” = tudo que acontece no lar, como mordomo responsável, mas com aplicação específica aos filhos (conforme o contexto) Termos / Significado Termos / Significado

11 Para Refletir -Quais os elementos que caracterizam uma boa “presidência” na igreja e, por extensão, no lar? -Sou o LÍDER do meu lar? -Estou “por dentro” de tudo que se passa na minha casa? -Meu lar é caracterizado por decência e ordem, ou caos e confusão?

12 Decência e Ordem na Casa (Família) de Deus Escrevo-te estas cousas para que...se eu tardar, fiques ciente de COMO SE DEVE PROCEDER NA CASA DE DEUS, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade. (1 Tm 3.14,15; cp Gl 6.10; Hb 3.6; Ef 2.19)

13 A Igreja é uma FAMÍLIA, (não um “franchising”!)

14 Deus é nosso PAI (1 Tm 1.2; Mt 6.9) Jesus Cristo é o Noivo (Ef 5.25ss) Líderes espirituais são como pais (1 Tm 3.5; 1 Co 4.15; cp Gl 4.19) Outros cristãos são nossos IRMÃOS e devem ser tratados como MEMBROS DA FAMÍLIA (1 Tm 5.1,2)

15 Para Refletir No mundo empresarial, a boa administração exige um equilíbrio em termos financeiro, pessoal, organização, relacionamentos e negócios. Quando se trata do “gerente” do lar, quais são algumas áreas de “administração” equilibrada que asseguram “decência e ordem” na família? (PALAVRA CHAVE = MORDOMIA)

16 Mordomia financeira...

17 Mordomia dos bens

18 Mordomia temperamental...

19 Mordomia física...

20 Mordomia relacional...

21 Mordomia familiar...

22

23

24

25 A RAZÃO (pois se alguém não sabe GOVERNAR a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?)... (1 Tim 3:1,2, 4,5; Tito 1:6)

26 O Princípio: Antes de exportar sua fé e influência espiritual, demonstre-se um líder capaz em casa! “cuidar” – Lc 10.34,35 (cp Ef 6.4; Pv 4.3)

27 Evidências de Liderança Masculina em Gênesis Evidências de Liderança Masculina em Gênesis

28 Para Refletir À luz da seriedade com que Deus trata a liderança masculina do lar,você consegue detectar áreas em sua vida onde você tem abnegado sua responsabilidade, delegado demais para seus familiares, deixado de proteger sua esposa (1 Pe 3.7), forçando-a a carregar malas pesadas demais para ela?

29 MORDOMIA Procura conhecer o estado das tuas ovelhas, e cuida dos teus rebanhos, porque as riquezas não duram para sempre, nem a coroa de geração em geração Pv 27.23,24

30 Esferas de Influência: De Menor ao Maior Ministério Conjugal Ministério Pai-Filho Ministério Local Ministério Global

31 “como cuidara da casa de Deus “cuidar” – Lc 10.34,35 (cp Ef 6.4; Pv 4.3)

32 Para Refletir Como que a experiência famíliar prepara o homem para gerenciar o rebanho de Deus? Aplicações/Perguntas para Grupos 1. Quais as áreas onde você precisa melhorar sua administração do seu lar? Quais as áreas onde você sente que caos e não ordem prevalece? 2. Orem uns pelos outros…

33 Qualidades de um Homem de Deus: Que Governe Bem a Sua Casa (Parte II)

34 Resumo: O HOMEM DE DEUS É GERENTE EFICIENTE DO SEU LAR!

35 Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que [ele] seja irrepreensível, 1) esposo de uma só mulher, 2) hospitaleiro... 3) que governe bem a sua própria casa, 4) criando os filhos sob disciplina, com todo respeito... [que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados... ] O Homem de Deus e Seu Lar

36 TODO PAI É UM PASTOR DO PEQUENO REBANHO QUE DEUS LHE DEU!

37 Deus não chama os capacitados, profissionais ou “experts”... Ele chama os pais— PAIS PASTORES!

38 “criando os filhos sob disciplina, com todo respeito (1 Tm 3.4b) “com todo respeito” = “com toda reverência ou dignidade” 1) os filhos tratam o pai com respeito 2) O pai mantém “dignidade” ao treinar seus filhos “criando os filhos sob disciplina, com todo respeito (1 Tm 3.4b) “com todo respeito” = “com toda reverência ou dignidade” 1) os filhos tratam o pai com respeito 2) O pai mantém “dignidade” ao treinar seus filhos Termos / Significado Termos / Significado

39 Filhos precisam saber que o importante não é tanto sua intenção, mas sua atuação. O que importa é se os pais se sentem desrespeitados. Exemplos: *Filhos que gritam com seus pais, batem nos pais, mordem os pais, batem portas, arregalam os olhos ou discutem com seus pais. *Os filhos não devem ensinar a seus pais como serem pais. (O filho assim se torna sábio aos seus próprios olhos - Pv 3.7). *Os filhos não devem tratar seus pais como colegas ou “amigões”. (Chamar os pais pelo primeiro nome, exigir direitos, etc.)

40 *Os filhos devem levantar na presença dos pais e dos mais velhos (Lv. 19:32). *Os filhos sempre devem falar com respeito na presença dos pais, e nunca ridicularizá-los ou zombar deles (Pv. 30:17). *Filhos que buscam o conselho dos seus pais prestam-lhes grande honra. Decisões sobre escola, carreira, namoro, noivado e casamento devem contar com a sabedoria daqueles que melhor os conhecem. Mesmo como adultos, podem consultar os pais em situações difíceis, assim mostrando-lhes grande honra.

41 Perguntas -Meus filhos me tratam com respeito? -em casa? -diante dos seus colegas? - em público? -Sou digno desse respeito? -Insisto em obediência e respeito? (Rm ; 2 Tm 3.2)

42 Filhos que Desonram os Pais Além de exigir ou mencionar que filhos obedeçam e/ou honrem aos pais em pelo menos NOVE textos da Palavra de Deus (Ex 20.12, Dt 5.16, Ml 1.6, Mt 15.4, 19.19, Mc 7.10, 10.19, Lc 18.20, Ef 6.2), outros textos denunciam uma triste realidade que vemos muito hoje: filhos que amaldiçoam seus pais: Pv Pv Pv Lv 20.9Dt

43 Aplicações/Perguntas para Grupos 1.O que impede que você seja um líder mais eficaz do seu lar? 2.Seus filhos o procuram quando precisam de conselho? Encontram em você como pai alguém sempre disponível e acessível? 3.Por quê muitos pais são desrespeitados pelos seus próprios filhos?

44 LEAD ME Sanctus Real LEAD ME Sanctus Real

45 Eu olho em volta e vejo minha vida maravilhosa Quase perfeita a partir do exterior

46 Nos quadros de foto vejo a minha linda esposa Sempre sorrindo Mas no interior, eu posso ouvi-la dizendo...

47 "Guia-me com mãos fortes Levanta-te quando eu não posso Não me deixe com fome de amor Perseguindo sonhos mas, e nós?

48 Mostra-me que está disposto a lutar Que eu ainda sou o amor da tua vida Eu sei que chamamos este nosso lar Mas ainda me sinto sozinha "

49 Eu vejo seus rostos, seus olhos inocentes São apenas crianças a partir do exterior Estou trabalhando duro, eu digo a mim mesmo que vão ficar bem São independentes Mas no interior, eu posso ouvi-los dizendo...

50 "Guia-me com mãos fortes Levanta-te quando eu não posso Não me deixe com fome de amor Perseguindo sonhos, mas, e nós?

51 Mostra-me que está disposto a lutar Que eu ainda sou o amor da tua vida Eu sei que chamamos este nosso lar Mas ainda me sinto sozinho "

52 Então, Pai, dá-me a força Para ser tudo o que eu sou chamado para ser Oh, Pai, me mostra o caminho Para guiá-los, Ó Senhor, vai guiar-me?

53 Para guiá-los com as mãos fortes Para levantar, quando eles não podem

54 Não quero deixá-los com fome de amor, Perseguindo coisas que eu não preciso mais

55 Vou mostrar-lhes que estou disposto a lutar E dar-lhes o melhor da minha vida

56 Assim, podemos chamar esta nossa casa Guia-me, porque eu não posso fazer isso sozinho Pai, guia-me, porque eu não posso fazer isso sozinho

57 Mestrado em Ministérios Seminário Bíblico Palavra da Vida


Carregar ppt "Qualidades de um Homem de Deus: Que Governe Bem a Sua Casa (Parte I)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google