A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula de História Capítulo 7 “Vertente de muitas gerações gravada em nossos corações...” Professora: Fabíola Soares. Atualizado em novembro de 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula de História Capítulo 7 “Vertente de muitas gerações gravada em nossos corações...” Professora: Fabíola Soares. Atualizado em novembro de 2013."— Transcrição da apresentação:

1 Aula de História Capítulo 7 “Vertente de muitas gerações gravada em nossos corações...” Professora: Fabíola Soares. Atualizado em novembro de 2013.

2 Rotas migratórias do Homo Sapiens em sua expansão pelo planeta Há cerca de 100 mil anos, a nossa espécie, o Homo Sapiens, tornou-se a forma de hominídeo dominante e espalhou-se pelo mundo. Por volta de 50 a 40 mil anos atrás, o nível do mar era mais baixo do que o atual, e assim surgiram passagens que levaram os seres humanos e outros mamíferos a ocupar a Oceania e a América.

3 O povoamento da América No caso do Continente Americano, essa passagem pode ter acontecido através da Beríngia, uma faixa de terra que surgia a cada glaciação, localizada entre a Ásia e o Alasca.

4 A teoria da Beríngia Basicamente, há três pontos que apoiam a teoria da Beríngia: 1.A semelhança genética entre os ameríndios e os asiáticos;

5 2. A semelhança entre o material lítico (feito de pedra) encontrado na Sibéria e na América;

6 3. A Beríngia foi o único caminho terrestre entre esses dois continentes.

7 Outras Teorias Todas as outras teorias sobre a ocupação da América se referem a viagens pelo oceano: as travessias seriam através do Oceano Pacífico pois, com o nível do mar mais baixo, várias ilhas surgiriam entre a Ásia e a América, possibilitando a navegação entre esses pontos, usados, então para descanso e eventual reabastecimento de provisões.

8 Em qual das teorias se encaixa o crânio de Luzia encontrado em Minas Gerais? 1- TEORIA DA BERÍNGIA? 2- VIAGENS PELO OCEANO PACÍFICO? Índio Brasileiro Reconstituição do que seria o rosto de Luzia Aborígene Australiano

9 Por onde passaram, os seres humanos deixaram as marcas da sua luta pela sobrevivência. O Homo Sapiens, “apesar de ser mais avançado geneticamente (...) herdou muitíssimo em termos culturais e tecnológicos de seus menos aperfeiçoados ancestrais”. (Fragmento do texto da pág. 128). Herança cultural

10 Heranças do Homo Habilis Foram eles que inventaram métodos cada vez mais elaborados de fabrico de instrumentos e desenvolveram, durante muitas gerações, normas cada vez mais complexas de trabalho e vida social.

11 Heranças do Homo Herectus Há 430 mil anos, o Homo Herectus, utilizava cavernas como abrigo, pois era um lugar possível de se manter aquecido com fogueiras e protegido contra ataques de predadores. Ele também foi capaz de construir abrigos temporários, feitos de galhos de árvores.

12 Heranças Neandertais Um estudo mostrou que todos os humanos, exceto os de ancestralidade puramente africana, tem em seu DNA uma contribuição de 1% a 4% de elementos genéticos de neandertais, indicando que as duas espécies cruzaram entre si e geraram descendentes comuns.

13 O fogo O domínio do fogo foi, sem dúvida, a contribuição mais importante para o avanço dos seres humanos. O domínio do fogo melhorou as condições de vida, por fornecer o calor, assar a carne, tornando-a mais macia e, principalmente, pela sua utilidade como arma.

14 Vida social Aos poucos, o fogo tornou-se o centro das atividades humanas e acredita- se que as primeiras comunidades em torno de uma base habitacional fixa tenham surgido por causa do fogo.

15 Abrigos temporários Os primeiros homo sapiens refugiavam- se nos lugares que a natureza lhes oferecia, podendo ser em aberturas nas rochas, cavernas, grutas ao pé de montanhas ou até no alto delas.

16 Mais tarde eles começariam a construir abrigos com os ossos e as peles dos animais que caçavam ou com as fibras vegetais das árvores das imediações, que aprenderam a tecer, ou então combinando ambos os materiais. Os abrigos indicam os modos de adaptação às diferenças climáticas e o aproveitamento do material disponível na natureza para atender às suas necessidades. Casa de palha de coqueiro, Ceará. Abrigo feito de ossos de mamute. Era recoberto com pele. Ucrânia, 15 mil anos.

17 Com a variedade de alimentos, os seres humanos se tornaram mais fortes e resistentes a várias doenças.

18

19

20

21

22 CONTEÚDO PARA AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA 6º ANO – 3º TRIMESTRE – 2013 Capítulo 5- p. 99 e 100 (de imagine até 3 bilhões de anos). Capítulo 6- p. 105 (o assunto é:), p. 106 (1º parágrafo), p. 108 (de “Assim como falamos de...” a “línguas pelo mundo.”), p. 109 e 110, p. 114 e 115 (de “até a pouco tempo... Ilha de Páscoa.”). Capítulo 7- Estudar pelo aulão no site. Estudem bastante! Boa Prova! Fabíola


Carregar ppt "Aula de História Capítulo 7 “Vertente de muitas gerações gravada em nossos corações...” Professora: Fabíola Soares. Atualizado em novembro de 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google